Detidos cinco suspeitos de receberem dinheiro para apagar dívidas ao Estado

Tiago Henrique Marques / Lusa

A PJ deteve esta quinta-feira cinco suspeitos, entre os quais está um alto quadro da Autoridade Tributária, de receberem dinheiro para apagar dívidas ao Estado.

A notícia foi inicialmente avançada pelo Correio da Manhã, sendo depois a informação confirmada pela Polícia Judiciária através de comunicado.

Os detidos são cinco homens com idades compreendidas entre os 48 e 67 anos, sendo suspeitos dos crimes de corrupção passiva e ativa, falsificação de documentos, branqueamento, acesso ilegítimo qualificado e fraude fiscal qualificada.

As detenções resultaram de 29 buscas feitas nos distritos de Lisboa, Leiria e Coimbra. Foram apreendidos documentos, telemóveis, computadores e saldos bancários.

Os cinco suspeitos “violaram claramente os respetivos deveres funcionais e em claro prejuízo do erário publico, atuavam em beneficio de terceiros na resolução de problemas fiscais, recebendo contrapartidas monetárias e outras”, pode ler-se no comunicado disponibilizado na página oficial da PJ.

Os detidos vão agora ser sujeitos a primeiro interrogatório judicial, para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É o típico sistema Estado-Fisco-Empreendedorismo empresarial tuga em pleno funcionamento. E é para isto que se paga tão pesados impostos para este terror?

  2. Só agora???? Há mais de 20 anos que tenho conhecimento de grandes empresários que se deslocam ás Direcções Distritais de Finanças a fim de pagar uns milhares de euros a funcionários de topo a troco de “perdões” de impostos de milhões, e só agora apanharam meia dúzia?

    Parabéns!

    • Tens conhecimento há mais de 20 anos e o que fizeste?
      Fizeste a tua obrigação cívica ou guardaste o “segredo” para os comentários de Facebook?

RESPONDER

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …

Comissão aprova levantamento da imunidade parlamentar a José Silvano

Fontes parlamentares dizem que o também secretário-geral do PSD é arguido no processo das falsas presenças no Parlamento. Silvano afirmou ter sido informado da decisão de levantamento da imunidade e que “nada tinha a opor”. A …

FC Porto está de olho em Santos Borré para o ataque

Rafael Santos Borré tem brilhado ao serviço do River Plate esta temporada. O FC Porto quer o avançado internacional colombiano para a próxima época. O FC Porto está interessado na contratação de Rafael Santos Borré para …

A bóia de salvação da Suíça é a economia forte e diversificada

A economia suíça, forte e diversificada, deverá resistir à crise que se avizinha. Com a fronteira com o norte de Itália, o país agiu cedo e prepara-se agora para revitalizar a economia. A tempestade ainda não …

CDS tem duas prioridades para o plano de estabilização (mas sai de São Bento sem garantias)

O presidente do CDS-PP indicou hoje que não tem garantia por parte do Governo de que as propostas que apresentou serão acolhidas no orçamento suplementar e salientou que “não foi celebrado nenhum tipo de compromisso”. Francisco …

Casamento entre pessoas do mesmo sexo passa a ser reconhecido na Costa Rica

A Costa Rica passou esta terça-feira a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo, após uma batalha que terminou com uma decisão do Supremo Tribunal Constitucional, que entrou em vigor às 00:01 locais (07:01 …

Diabéticos infetados devem monitorizar covid-19. Risco de multiplicação do vírus é "acrescido"

Investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3S) alertaram esta segunda-feira para a necessidade de os diabéticos com covid-19 “controlarem correctamente” a doença, defendendo que, se tal não acontecer, o “risco” de multiplicação …

Montenegro diz ser o primeiro país "livre do coronavírus" após 20 dias sem contágios

O Montenegro declarou-se na segunda-feira um "país livre de coronavírus" ao considerar que venceu a pandemia de covid-19 no seu território, que não regista agora oficialmente nenhum caso de infeção após 20 dias consecutivos de …

Rui Moreira acusa TAP de impor "confinamento ao Porto e Norte"

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acusou hoje a TAP de “impor um confinamento ao Porto e Norte” e de “abandonar o país” neste momento de pandemia em que Portugal “mais precisa” da …

Governo está a estudar a reabertura das fronteiras

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, revelou esta terça-feira que o Governo está a estudar, juntamente com outros países, a reabertura das fronteiras. Portugal regista hoje 1.342 mortes relacionadas com a covid-19, mais …