Detido suspeito de planear ataque na passagem de ano na Austrália

(dv) Victoria Police / AAP / EPA

Australiano de origem somali foi detido pela unidade de contra-terrorismo da Polícia

A polícia australiana deteve, esta segunda-feira, um homem de 20 anos acusado de planear um ataque com uma arma automática na noite de passagem de ano em Melbourne, a segunda maior cidade da Austrália.

A polícia do estado de Victoria disse que o homem tem 20 anos e não tinha cúmplices.  Segundo a Reuters, o supeito agiu sozinho e não conseguiu adquirir a arma antes de ser detido pelas autoridade.

Segundo o DN, o detido é um cidadão australiano com pais somalis, que estava a ser monitorizado já desde o início do ano.

Shane Patton, vice-comissário da polícia de Victoria, afirmou que o agora detido “teve acesso a documentos produzidos pela Al-Qaeda da Península Arábica que são uma espécie de guia sobre como cometer um ato terrorista e também sobre como utilizar armas de fogo, armas, revólveres e espingardas”.

Numa conferência de imprensa, Patton acrescentou que as autoridades estão “a alegar que se trata de um simpatizante do ISIS“.

O plano do indivíduo seria abater o maior número de pessoas possível na praça da Federação em Melbourne. Na alturas das celebrações do ano novo, juntam-se multidões neste local.

Depois de ter sido interrogado, o suspeito será acusado e vai comparecer num tribunal de Melbourne, entre esta terça ou quarta-feira.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.