A polícia australiana deteve, esta segunda-feira, um homem de 20 anos acusado de planear um ataque com uma arma automática na noite de passagem de ano em Melbourne, a segunda maior cidade da Austrália.
A polícia do estado de Victoria disse que o homem tem 20 anos e não tinha cúmplices. Segundo a Reuters, o supeito agiu sozinho e não conseguiu adquirir a arma antes de ser detido pelas autoridade.
Segundo o DN, o detido é um cidadão australiano com pais somalis, que estava a ser monitorizado já desde o início do ano.
Shane Patton, vice-comissário da polícia de Victoria, afirmou que o agora detido “teve acesso a documentos produzidos pela Al-Qaeda da Península Arábica que são uma espécie de guia sobre como cometer um ato terrorista e também sobre como utilizar armas de fogo, armas, revólveres e espingardas”.
Numa conferência de imprensa, Patton acrescentou que as autoridades estão “a alegar que se trata de um simpatizante do ISIS“.
O plano do indivíduo seria abater o maior número de pessoas possível na praça da Federação em Melbourne. Na alturas das celebrações do ano novo, juntam-se multidões neste local.
Depois de ter sido interrogado, o suspeito será acusado e vai comparecer num tribunal de Melbourne, entre esta terça ou quarta-feira.