Detido suspeito de contaminar comida para bebés

Cedar Summit Farm / Flickr

Um homem de 55 anos suspeito de envenenar frascos de comida para bebé e de ameaçar contaminar produtos em diferentes supermercados, se não recebesse milhões de euros, foi detido pela polícia alemã, informaram fontes desta instituição.

Em comunicado conjunto, a Polícia de Constanza e o Ministério Público de Ravensburg (sul do país) sublinharam que as suspeitas sobre o homem, de nacionalidade alemã e preso na sexta-feira à tarde, se reforçaram.

Chegou-se ao suspeito graças às pistas facultadas pelos cidadãos, após as autoridades tornarem pública a chantagem na quinta-feira e difundirem a imagem do suspeito captada pelas câmaras de vigilância de um supermercado.

Depois de ativado o alerta, milhares de pessoas contactaram a polícia, que alertou para a gravidade do caso e afirmou que levava a ameaça “muito a sério”.

EPA / Polícia de Constança

Suspeito de colocar comida para bebé envenenada nos supermercados alemães

O suspeito terá enviado mensagens de chantagem às principais cadeias de supermercados e drogarias alemãs, advertindo que se não lhe pagassem vários milhões de euros colocaria produtos envenenados em filiais de todo o país.

Para demonstrar a seriedade da ameaça, tinha distribuído já vários boiões de comida para bebés contaminados em várias lojas da cidade de Friedrichshafen (sudoeste) e indicou onde o havia feito, pelo que a polícia pôde encontrar os frascos.

O produto utilizado para contaminar os frascos de comida infantil foi etilenglicol, um composto químico incolor e ligeiramente doce que se usa, por exemplo, como anticongelante.

As autoridades convocaram uma conferência de imprensa para esta tarde para fornecer detalhes sobre o caso.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …

Kanye West anuncia candidatura à Presidência dos EUA

O músico norte-americano Kanye West anunciou este sábado, Dia da Independência dos Estados Unidos, a sua candidatura à Casa Branca, depois de ter apoiado anteriormente o atual Presidente e candidato à reeleição, Donald Trump. "Agora devemos …

Vídeo revela, pela primeira vez, como é que o cérebro se livra dos neurónios mortos

Uma equipa de cientistas conseguiu usar, pela primeira vez, uma técnica que "mata" uma célula cerebral isolada e permite observar o processo de limpeza do sistema nervoso em tempo real. A equipa de investigadores conseguiu registar …

Reutilizável, dobrável e esterilizável. Novo "escudo" protege profissionais de saúde

Uma equipa de cientistas desenvolveu, recentemente, um dispositivo dobrável em forma de tenda que atua como um escudo físico para os profissionais de saúde na linha da frente contra a covid-19. A tenda redutora de gotículas …

O Lamborghini mais potente acelera dentro de água. É um iate com 4.000 cavalos

O resultado da primeira colaboração entre a a Lamborghini e os especialistas da Tecnomar é um iate de luxo, com 4.000 cavalos que recria a sensação de condução de um superdesportivo dentro de água. O mais …

Aproxima-se o lançamento do rover Perseverance

O rover Perseverance da NASA está a menos de um mês da data de lançamento prevista para 20 de julho. A missão de astrobiologia do veículo vai procurar sinais de vida microscópica passada em Marte, explorar …

Benfica 3-1 Boavista | Águias põem fim a quarentena caseira

O Benfica venceu na noite deste sábado o Boavista, naquele que foi o primeiro triunfo caseiro após a retoma da Liga. Poderá ter sido a redenção das águias? Após ter somado apenas dois triunfos, quatro desaires …