Detido ex-ministro britânico por suspeita de violação

UK Parliament / Flickr

Câmara dos Comuns

Um deputado do Partido Conservador e ex-ministro, ainda não identificado, foi detido por suspeitas de violar, agredir sexualmente e intimidar uma antiga assistente parlamentar.

Um ex-ministro conservador e membro atual da Câmara dos Comuns, no Reino Unido, foi detido por suspeitas de violar, agredir sexualmente e intimidar uma antiga assistente parlamentar, avançou este domingo o The Sunday Times e o Mail on Sunday.

A BBC acrescentou tratar-se de um político “tory”, o qual não foi identificado por questões legais, que foi interrogado pela polícia e que se encontra em liberdade sob fiança.

A polícia metropolitana explicou, em comunicado, que iniciou uma investigação sobre “quatro incidentes separados” que “alegadamente ocorreram” entre julho de 2019 e janeiro de 2020, depois de receber uma denúncia na passada sexta-feira (31 de julho).

“Um homem de cerca de 50 anos foi detido no sábado, 1 de agosto, suspeito de violação. Foi colocado em liberdade sob fiança até regressar em meados de agosto”, refere o comunicado, que acrescentou que os alegados crimes ocorreram nas “direções” londrinas de “Lambeth, Hackney e Westminster”.

O Partido Conservador do primeiro-ministro, Boris Johnson, emitiu também um comunicado no qual refere que as acusações são “extremamente graves“.

O jornal The Sunday Times refere que a denunciante afirma que o ex-ministro a agrediu, a obrigou a ter relações sexuais e a deixou tão tramatizada que teve que receber tratamento hospitalar. Os crimes terão ocorrido quando ambos mantinham uma relação sentimental, de acordo com os meios de comunicação social.

“Levamos estas acusações muito a sério. Dado que o assunto está agora nas mãos da polícia, não seria apropriado que comentássemos mais a esse respeito”, referiu o Partido Conservador.

A Press Association noticiou que o chefe de disciplina da formação dos Comuns, Mark Spencer, conhecia a “magnitude” das acusações e que chegou a falar sobre o assunto com a alegada vítima, mas não fez nada a esse respeito. Um porta-voz de Spencer explicou que o responsável pela disciplina conservadora “leva extremamente a sério estas acusações”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Rapariga enterrada com pássaro na boca intriga arqueólogos

Arqueólogos estão a tentar resolver o mistério de uma rapariga que foi enterrada, numa caverna na Polónia, há cerca de 300 anos, com a cabeça de um pássaro na boca. Embora o esqueleto desta rapariga tenha …

"Sinto-me bem". Christian Eriksen agradece apoio dos adeptos

O futebolista Christian Eriksen enviou esta terça-feira do hospital a sua primeira mensagem pública depois de ter sofrido uma paragem cardíaca em campo num jogo do campeonato europeu de futebol, agradecendo aos fãs os "incríveis" …

Cotrim Figueiredo diz que "foi um excelente arraial". PCP diz que IL "mordeu a língua"

O líder da Iniciativa Liberal (IL), João Cotrim Figueiredo, não acata as críticas feitas ao arraial do partido, que diz ter sido "excelente". Aliás, até já está a pensar no próximo. "Vou dizer aqui uma coisa …

Portugal vai seguir a "lógica da escada" no Euro 2020?

Há 25 anos, a seleção nacional iniciou uma sequência curiosa em fases finais de Europeus de futebol. Se prolongar essa sequência, não vai passar dos quartos-de-final neste torneio. Ou só chegará aos oitavos-de-final. Portugal participou até …

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento por causa da covid-19

Há pelo menos 8.700 alunos em isolamento profilático por causa da covid-19. Só na região de Lisboa e Vale do Tejo são 6.407. Há, neste momento, pelo menos 8.700 alunos de quarentena, dos quais mais …

Sporting: equipa de futsal disputou 48 jogos e perdeu...zero

Turma de Alvalade recuperou o título nacional, na época em que foi campeão europeu e em que também venceu a Taça da Liga. Em 40 minutos, nunca perdeu. O Sporting é o novo campeão nacional de …

Produtos químicos presentes em alimentos e cosméticos reduzem fertilidade

As taxas de natalidade estão a diminuir no mundo inteiro. Em todos os países europeus, estão a cair os chamados "níveis de reposição populacional", ou seja, o número de filhos necessários por mulher para manter …

"Surreal". Problema informático na DGS atrasa resultados dos eventos-teste

Para já, ainda não foram tiradas conclusões dos quatro eventos-piloto de abril e maio, organizados pelo Governo em articulação com a DGS. Um problema informático pode estar na origem do atraso. Há uns meses foi avançado …

Costa contraria Marcelo, mas este avisa que o "Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”

O Presidente da República disse na segunda-feira que “por definição, o Presidente nunca é desautorizado pelo primeiro-ministro”, depois de António Costa ter dito que ninguém pode garantir que não se volta atrás no processo de …

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao SNS por receio da pandemia

Um em cada quatro portugueses deixou de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde no ano passado, por medo de contagio com o novo coronavírus, e mais de dois terços consideram que o SNS tem respondido …