O ex-deputado é opositor de Maduro e é procurado em Portugal por suspeitas de crimes de corrupção, peculato e branqueamento de capitais.
O ex-deputado venezuelano Octavio Orta González, de 56 anos e marido da Miss Mundo 2011, foi detido na Venezuela.
O político está ainda acusado de crimes de corrupção e peculato em Portugal.
O opositor do Presidente Nicolás Maduro foi apanhado na sexta-feira, próximo de San Juan de Los Morros, no estado de Guárico, a cerca de 200 km ao sul de Caracas.
A detenção ocorreu durante uma fiscalização ao veículo em que se encontrava com outros dois homens, de 51 e 19 anos. As autoridades apreenderam uma pistola de calibre 9 milímetros, 80 balas de espingarda AK-103, 240 gramas de droga (suspeita-se ser marijuana), cinco telemóveis e um tablet.
González e uma mulher venezuelana, Jenifer Pedrosa, são procurados pela Justiça portuguesa por suspeitas de utilizarem contas bancárias no Porto para movimentar e transferir dinheiro com origem em atividades criminosas, revela o Correio da Manhã.
Em 2021, Octavio González candidatou-se a governador do estado de Guárico pela coligação opositora Mesa de Unidade Democrática, mas foi derrotado pelo candidato do partido de Nicolás Maduro. A sua candidatura foi marcada por uma forte oposição ao atual governo venezuelano.
Ivian Sarcos, a esposa de González, tem uma história de vida notável. Nascida na Venezuela há 35 anos, ficou órfã aos nove anos e foi criada por freiras.
Em vez de seguir a carreira religiosa, entrou no mundo dos concursos de beleza, sendo eleita Miss Venezuela em 2010 e Miss Mundo em 2011. A sua ligação a González trouxe-a para os holofotes da investigação.
Além das acusações de corrupção e peculato, González e Pedrosa são também suspeitos de branqueamento de capitais.
A Procuradoria portuguesa indica que parte do dinheiro movimentado ilicitamente foi utilizado para investimentos imobiliários e compra de carros de luxo, atividades que constituem crime de branqueamento.
Se esta noticia fosse de um Jornal Venezuelano informando que Maduro iria prender o opositor por corrupção já se levantavam as vozes que era por ele ser Opositor , como é um corrupto Opositor de Maduro , nem é uma Grande Noticia e já é normal.