Capturado autor do atentado em Barcelona. 13 mortos confirmados

A polícia deteve um homem, presumível autor do ataque terrorista de hoje em Barcelona, noticiou a televisão pública espanhola.

A polícia catalã confirmou a detenção de uma pessoa relacionada com o ataque de hoje em Barcelona, no qual uma carrinha atropelou dezenas de pessoas na zona turística das Ramblas, e disse que está a “tratá-lo como um terrorista”.

O detido é um magrebino oriundo de Marselha, de nome Driss Oukabir, que terá sido identificado como a pessoa que alugou a carrinha usada no atropelamento, foi capturado a 80 km de Barcelona.

Segundo a Agência EFE, que cita fontes da polícia regional da Catalunha, um outro suspeito tentou atropelar uma agente policial numa barreira de controle à saída de Barcelona, e continuou em fuga, mas foi encontrado morto, a 3 km de distância, dentro do veículo.

Segundo um novo balanço divulgado pelo Governo da Catalunha, o ataque ocorrido hoje provocou pelo menos 13 mortos e mais 50 feridos.  Entretanto, o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado,  anunciou a sua agência Amaq.

Segundo as primeiras investigações, pelo menos duas carrinhas brancas foram alugadas para realizar o ataque – uma para atacar e a segunda para fugir. Testemunhas disseram que, após o atropelamento, o condutor da carrinha e um acompanhante saíram da furgoneta e fugiram a pé.

O atentado aconteceu na zona central da Grande Rambla, que é constituída por várias barraquinhas de venda, todas elas entretanto encerradas. Las Ramblas é uma grande avenida, de 1,2 quilómetros, que atravessa o centro de Barcelona, desde a Praça da Catalunha até ao monumento a Cristóvão Colombo, em frente ao mar.

São uns assassinos, uns criminosos

O rei Filipe VI de Espanha classificou como “assassinos” e “criminosos” os autores do ataque terrorista. “São uns assassinos, simplesmente uns criminosos que não nos vão aterrorizar. Toda a Espanha é Barcelona. As Ramblas voltarão a ser de todos“, escreveu Filipe VI num comentário publicado na rede social Twitter.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, enviaram hoje uma mensagem conjunta ao chefe do executivo espanhol e ao rei de Espanha manifestando “total solidariedade” e condenando o “ato terrorista” de Barcelona.

“A notícia do atentado ocorrido esta tarde em Barcelona, do qual resultaram vários mortos e feridos, provocou grande choque e consternação em todo o Povo português”, pode ler-se na mensagem publicada na página da Internet da Presidência da República e assinada por Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa.

As duas principais figuras do Estado português manifestam “a total solidariedade de Portugal inteiro para com o nosso Povo irmão de Espanha”, mas também a “mais clara condenação por este ato terrorista”.

O futebolista português Cristiano Ronaldo mostrou-se “consternado” após ter tido conhecimento do atentado terrorista de Las Ramblas, tendo mostrado o seu apoio a todos os familiares e amigos das vítimas.

“Consternado com as notícias que chegam de Barcelona. Todo o meu apoio e solidariedade às famílias e amigos das vítimas”, escreveu Ronaldo na sua conta no Twitter.

Além da mensagem de Ronaldo, já surgiram outras envolvendo figuras do mundo desportivo, tais como o piloto espanhol de Fórmula 1, Fernando Alonso, bem como os clubes de futebol Barcelona, Espanyol e Real Madrid, entre outros, que mandaram mensagens de solidariedade.

O futebolista Gerard Piqué, o tenista Rafael Nadal e o motociclista Marc Marquez utilizaram hoje as redes sociais para expressar a sua dor e solidariedade com as vítimas do atentado terrorista de Barcelona.

“Mais do que nunca todos juntos contra este ataque contra a nossa cidade. Todo o meu apoio aos afetados por esta barbárie”, escreveu o central do FC Barcelona na sua conta pessoal do Twitter.

Rafael Nadal, que se encontra em Cincinnati, nos Estados Unidos, para disputar o ‘masters 1.000’, assumiu estar “destroçado” com os acontecimentos de Barcelona e expressou “todo o apoio às famílias das vítimas e à cidade”.

Finalmente, o tricampeão mundial de MotoGP, Marc Marquez, mostrou-se “emocionado” pelo que aconteceu nas ‘Ramblas’, em pleno centro da capital da Catalunha, e postou uma imagem nas redes socais de um coração com a frase “Amo-te Barcelona”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

John Cleese esgota três coliseus em 48 horas

John Cleese vai estar no Coliseu de Lisboa com “Last Time To See Me Before I Die” durante três dias. O humorista britânico esgotou as três datas em apenas 48 horas. Durante esta madrugada (10), a …

Descoberta no Egito múmia de grande animal semelhante a um leão

O Ministério das Antiguidades egípcio anunciou esta segunda-feira que uma equipa de arqueólogos desenterrou uma múmia de um grande animal incomum, semelhante a um leão ou uma leoa. “É um animal muito estranho, como um gato …

Ex-agentes da DEA revelam detalhes da vida de Escobar na prisão que o próprio construiu

Dois dos agentes do DEA, que durante mais de um ano participaram na operação de captura de Pablo Escobar, revelaram alguns detalhes sobre a vida do narcotraficante e ex-líder do cartel de Medellín na prisão La …

Num jardim zoológico da Austrália, há concertos ao vivo (para entreter os elefantes)

https://vimeo.com/372400002 O jardim zoológico de Melbourne está a desenvolver um programa mundial de músicos para tocar para a sua multigeracional manada de elefantes asiáticos em perigo de extinção para que melhore a ligação entre os seis …

Montijo: ANA pede mais tempo para analisar medidas de mitigação ambiental

A ANA – Aeroportos de Portugal pediu à Agência Portuguesa do Ambiente (APA) uma prorrogação do prazo para analisar as medidas de mitigação propostas pela entidade na Declaração de Impacte Ambiental (DIA) do futuro aeroporto …

Sérgio Conceição ultrapassa número de jogos de José Mourinho

No jogo deste domingo, que o FC Porto acabou por vencer o Boavista com um golo solitário de Alex Telles, Sérgio Conceição cumpriu o seu 128.º jogo como treinador dos dragões - mais uma partida …

Governo australiano acusado de censurar livro sobre história de Timor-Leste

O Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano está alegadamente a tentar censurar partes do primeiro de dois volumes da história de operações militares em Timor-Leste, o dedicado à Força Internacional para Timor-Leste (Interfet), segundo revelou a imprensa …

Norte-americanos acordaram com mensagens de texto estranhas nos seus telemóveis

Na passada quinta-feira, uma grande parte da população norte-americana recebeu mensagens estranhas e inexplicáveis, muitas das quais desconfortáveis e até preocupantes. Stephanie Bovee, uma norte-americana de 28 anos de Portland, no oeste dos Estados Unidos, acordou …

Pai que fugiu por 15 países com os dois filhos no ano passado encontrado pela PSP

O pai mudou 15 vezes de país com as crianças desde o verão passado sempre sem o consentimento da mãe e sem que a mãe tivesse qualquer notícia do paradeiro dos filhos, revela a PSP. A …

Daesh está a tentar criar um novo Estado islâmico nas Filipinas

Há dois anos que a bandeira negra do Daesh deixou de esvoaçar no topo de um edifício da cidade de Marawi, em Mindanau, no sul das Filipinas, e o Presidente, Rodrigo Duterte, declarou tê-lo derrotado. …