Capturado autor do atentado em Barcelona. 13 mortos confirmados

A polícia deteve um homem, presumível autor do ataque terrorista de hoje em Barcelona, noticiou a televisão pública espanhola.

A polícia catalã confirmou a detenção de uma pessoa relacionada com o ataque de hoje em Barcelona, no qual uma carrinha atropelou dezenas de pessoas na zona turística das Ramblas, e disse que está a “tratá-lo como um terrorista”.

O detido é um magrebino oriundo de Marselha, de nome Driss Oukabir, que terá sido identificado como a pessoa que alugou a carrinha usada no atropelamento, foi capturado a 80 km de Barcelona.

Segundo a Agência EFE, que cita fontes da polícia regional da Catalunha, um outro suspeito tentou atropelar uma agente policial numa barreira de controle à saída de Barcelona, e continuou em fuga, mas foi encontrado morto, a 3 km de distância, dentro do veículo.

Segundo um novo balanço divulgado pelo Governo da Catalunha, o ataque ocorrido hoje provocou pelo menos 13 mortos e mais 50 feridos.  Entretanto, o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico reivindicou a autoria do atentado,  anunciou a sua agência Amaq.

Segundo as primeiras investigações, pelo menos duas carrinhas brancas foram alugadas para realizar o ataque – uma para atacar e a segunda para fugir. Testemunhas disseram que, após o atropelamento, o condutor da carrinha e um acompanhante saíram da furgoneta e fugiram a pé.

O atentado aconteceu na zona central da Grande Rambla, que é constituída por várias barraquinhas de venda, todas elas entretanto encerradas. Las Ramblas é uma grande avenida, de 1,2 quilómetros, que atravessa o centro de Barcelona, desde a Praça da Catalunha até ao monumento a Cristóvão Colombo, em frente ao mar.

São uns assassinos, uns criminosos

O rei Filipe VI de Espanha classificou como “assassinos” e “criminosos” os autores do ataque terrorista. “São uns assassinos, simplesmente uns criminosos que não nos vão aterrorizar. Toda a Espanha é Barcelona. As Ramblas voltarão a ser de todos“, escreveu Filipe VI num comentário publicado na rede social Twitter.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, enviaram hoje uma mensagem conjunta ao chefe do executivo espanhol e ao rei de Espanha manifestando “total solidariedade” e condenando o “ato terrorista” de Barcelona.

“A notícia do atentado ocorrido esta tarde em Barcelona, do qual resultaram vários mortos e feridos, provocou grande choque e consternação em todo o Povo português”, pode ler-se na mensagem publicada na página da Internet da Presidência da República e assinada por Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa.

As duas principais figuras do Estado português manifestam “a total solidariedade de Portugal inteiro para com o nosso Povo irmão de Espanha”, mas também a “mais clara condenação por este ato terrorista”.

O futebolista português Cristiano Ronaldo mostrou-se “consternado” após ter tido conhecimento do atentado terrorista de Las Ramblas, tendo mostrado o seu apoio a todos os familiares e amigos das vítimas.

“Consternado com as notícias que chegam de Barcelona. Todo o meu apoio e solidariedade às famílias e amigos das vítimas”, escreveu Ronaldo na sua conta no Twitter.

Além da mensagem de Ronaldo, já surgiram outras envolvendo figuras do mundo desportivo, tais como o piloto espanhol de Fórmula 1, Fernando Alonso, bem como os clubes de futebol Barcelona, Espanyol e Real Madrid, entre outros, que mandaram mensagens de solidariedade.

O futebolista Gerard Piqué, o tenista Rafael Nadal e o motociclista Marc Marquez utilizaram hoje as redes sociais para expressar a sua dor e solidariedade com as vítimas do atentado terrorista de Barcelona.

“Mais do que nunca todos juntos contra este ataque contra a nossa cidade. Todo o meu apoio aos afetados por esta barbárie”, escreveu o central do FC Barcelona na sua conta pessoal do Twitter.

Rafael Nadal, que se encontra em Cincinnati, nos Estados Unidos, para disputar o ‘masters 1.000’, assumiu estar “destroçado” com os acontecimentos de Barcelona e expressou “todo o apoio às famílias das vítimas e à cidade”.

Finalmente, o tricampeão mundial de MotoGP, Marc Marquez, mostrou-se “emocionado” pelo que aconteceu nas ‘Ramblas’, em pleno centro da capital da Catalunha, e postou uma imagem nas redes socais de um coração com a frase “Amo-te Barcelona”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal Supremo Eleitoral recusa candidatura de Evo Morales ao Senado

O ex-Presidente da Bolívia considerou "um golpe contra a democracia" a decisão do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) de recusar a sua candidatura a senador nas eleições de maio. "A decisão do Tribunal Supremo Eleitoral é um …

Juízes exigem sindicância urgente ao sorteio na Relação de Lisboa

A Associação Sindical dos Juízes (ASJP) exigiu, esta sexta-feira, ao Conselho Superior da Magistratura (CSM) uma "sindicância urgente" aos procedimentos de distribuição de processos no Tribunal da Relação de Lisboa. A posição da Associação Sindical dos Juízes …

Deputado do PSD que avançou com proposta de referendo à eutanásia acabou a assumir alcoolismo

Pedro Rodrigues, deputado social-democrata e antigo líder da JSD, assumiu publicamente, através do Facebook, ter um problema de alcoolismo. Num texto publicado no Facebook, o social-democrata explica que faz esta revelação por estar a ser vítima …

Morreu doente que parou o Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C

José Carlos Saldanha ficou conhecido, há cinco anos, por interromper o ministro da Saúde numa sessão do Parlamento para pedir tratamento para a hepatite C. A informação foi confirmada à agência Lusa por fonte oficial do …

Com dívidas ao Fisco, cavaleiro João Moura "sem dinheiro" para alimentar cães. Arrisca 2 anos de prisão

O cavaleiro João Moura está acusado do crime de maus-tratos e abandono de animais depois de lhe terem sido retirados 18 cães galgos, em aparente estado de subnutrição. Um dos animais acabou por morrer, pelo …

Desmantelada fábrica ilegal de tabaco. Funcionava num bunker

Uma operação levada a cabo pela Guardia Civil esta terça-feira desmantelou uma fábrica ilegal de tabaco, em Espanha, e deteve a organização clandestina que a geria: vinte pessoas foram detidas, de nacionalidades britânica, lituana e …

China diz que surto está "sob controlo" após 14 províncias não reportarem novos casos

O surto do coronavírus Covid-19 está "sob controlo", depois de a atualização diária mostrar que 14 das 34 províncias e regiões autónomas do país não detetaram novos casos, anunciaram esta sexta-feira as autoridades chinesas. O vice-diretor …

Após 2 anos preso, Pedro Dias assume três homicídios e diz-se arrependido

Pedro Dias, conhecido pelos homicídios de Aguiar da Beira, manifesta-se arrependido pelos crimes por que foi condenado a 25 anos de prisão, após cumprir dois anos da pena. Um arrependimento que é também um assumir …

Orçamento da UE. Proposta agrava corte de Portugal na coesão em 2 mil milhões

A proposta do presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, prevê um corte de 2 mil milhões de euros no envelope da coesão para Portugal. Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia iniciaram esta …

Russos atormentam Estados Unidos outra vez. Presidenciais são o alvo

Os serviços secretos norte-americanos estão convencidos de que os russos estão, novamente, a tentar influenciar as presidenciais daquele país. Faltam nove meses para as eleições presidenciais norte-americanas, mas já há suspeitas de que os russos estão …