Detetados novos sinais “compatíveis” com os de caixas negras no Oceano Índico

Devon Dow / U.S. Pacific Fleet

-

A Austrália anunciou esta segunda-feira terem sido detetados novos sinais “compatíveis” com os emitidos pelas caixas negras dos aviões, durante as operações de busca pelo Boeing 777 da Malaysia Airlines, desaparecido a 8 de março.

O navio da marinha australiana Ocean Shield – equipado com um localizador de caixas negras – “detetou sinais compatíveis com os emitidos pelas caixas negras dos aviões”, declarou Angus Houston, chefe australiano da missão, cujo centro de coordenação tem sede em Perth, no oeste da Austrália.

“Esta é a pista mais promissora até ao momento e a melhor informação de que dispomos”, afirmou o antigo chefe da Defesa australiana, renovando os seus apelos à prudência, uma vez que não foi confirmada qualquer relação com o voo MH370.

Segundo Angus Houston, foram captados dois sinais: o primeiro durou duas horas e 20 minutos e o outro 13 minutos.

O Ocean Shield tenta captar agora novos sinais para “fixar a localização” antes de ativar o submarino não tripulado que transporta para confirmar a presença do avião nesta zona a cerca de 4.500 metros de profundidade.

“Esta profundidade coincide com o limite [de atuação] do submarino. Devo advertir que poderão ser necessários dias para determinar se existe alguma relação com o MH370”, explicou o responsável.

Angus Houston detalhou ainda que os pontos onde se encontram atualmente o navio chinês Haixun 01 (que detetou sinais idênticos na sexta-feira e no sábado) e o Ocean Shield, separados por cerca de 550 quilómetros, coincidem com os extremos sul e norte, respetivamente, da zona delimitada de buscas.

Doze aviões, incluindo nove militares, e 14 barcos patrulhavam esta segunda-feira o Oceano Índico, a cerca de dois mil quilómetros da costa ocidental da Austrália, na tentativa de encontrar destroços do Boeing num amplo perímetro de 234 mil quilómetros quadrados.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A Via Láctea pode ter sido esmagada por campos magnéticos quando ainda era um "bebé cósmico"

Nos primeiros dias do Universo, quando a Via Láctea ainda era apenas um bebé cósmico, campos magnéticos poderosos podem tê-la esmagado e ter tido um grande impacto no seu crescimento. Em entrevista ao NewScientist, astrofísicos da …

Veneno de caracol marinho usado para criar insulina híbrida promissora no tratamento da diabetes

Cientistas criaram uma versão minimalista e híbrida de insulina, a partir da hormona humana e de um caracol marinho, que pode vir a melhorar o tratamento da diabetes, divulgou a universidade norte-americana de Ciências da …

Sequelas da covid-19 em doentes mais graves ainda estão por compreender

O acompanhamento depois da alta para doentes que estiveram internados com covid-19 é um dos grandes desafios do sistema de saúde para compreender que sequelas, por enquanto desconhecidas, a doença poderá deixar. “Só daqui a seis …

Criança nasce com duas bocas nos EUA. É o 35.º caso registado desde 1900

A menina, nascida nos Estados Unidos, foi operada ao seis meses para remover a cavidade oral secundária, que incluía dentes, língua e um lábio. Uma bebé nasceu nos Estados Unidos com duas bocas, devido a uma …

Funcionários do Facebook em "greve virtual" face à recusa de Zuckerberg em agir contra Trump

Os funcionários do Facebook estão insatisfeitos com a decisão do fundador da rede social de manter uma postura neutra perante as recentes publicações do Presidente dos Estados Unidos. De acordo com o jornal The Guardian, os …

Inteligência Artificial recria "verdadeiro" rosto de Napoleão Bonaparte

Recorrendo a uma técnica de Inteligência Artificial, um artista holandês criou um retrato em alta definição do imperador francês Napoleão Bonaparte. O fotógrafo freelancer holandês Bas Uterwijk, cujo pseudónimo é Gandbrood, recorreu a uma rede neuronal …

"Apito" da covid-19. Novo teste deteta novo coronavírus em apenas um minuto

Uma equipa de cientistas da Universidade Ben-Gurion, em Israel, desenvolveu um novo dispositivo que é capaz de detetar a presença do novo coronavírus no organismo humano em apenas um minuto. O novo teste, desenvolvido pelos investigadores …

"We Call it Alentejo". Novo filme promocional destaca as maravilhas alentejanas

A gastronomia e vinhos, as pequenas aldeias, a sustentabilidade e a natureza são atributos do Alentejo evidenciados no mais recente filme promocional do território, lançado pela agência regional de promoção turística para chamar visitantes estrangeiros. Com …

Curandeiro convocou cerca de 100 pessoas para se abraçarem contra a "farsa" da pandemia

Josep Pàmies, um agricultor espanhol defensor das terapias alternativas, convocou cerca de 100 pessoas a abraçarem-se a beijarem-se contra a "farsa" da pandemia. No sábado, cerca de uma centena de pessoas juntaram-se em Balanguer, na província …

Rússia anuncia início de ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19

A Rússia vai começar os ensaios clínicos de uma vacina contra a covid-19 em 50 soldados que se ofereceram para participar nos testes, anunciou esta terça-feira o Ministério da Defesa. "Para verificar a segurança e eficácia …