“Influencers” no Instagram apanhadas a fazer publicidade proibida

A Direção-Geral do Consumidor detetou irregularidades em publicidade de 20 influenciadores, na rede social Instagram. Quase um terço do conteúdo analisado era publicidade enganosa.

A Direção-Geral do Consumidor (DGC) fiscalizou a publicidade de “infleuncers” na rede social Instagram, tendo detetado irregularidades em 102 das 366 mensagens analisadas.

O anúncio foi feita este sábado pela entidade, numa nota, a que a agência Lusa teve acesso.

A investigação incidiu em 366 mensagens de 20 influenciadores a publicitar 137 empresas ou marcas.

Em grande parte dos casos, as mensagens irregulares não identificavam a relação comercial entre influenciador e empresas (76 neste caso) ou marcas publicitadas, tendo a DGC instaurado processos de contraordenação.

Ou seja, os suspeitos não mostravam ter qualquer relação que publicitavam.

A ação de fiscalização da DGC visou verificar o cumprimento da legislação que obriga à identificação “clara e inequívoca” da relação comercial entre o influenciador e a marca ou empresa publicitada.

Na nota, a Direção-Geral do Consumidor sublinha que “as comunicações que envolvam conteúdos comerciais, ainda que indiretos, como a promoção de produtos ou serviços de uma marca numa publicação que gere receitas ou outros tipos de benefícios, devem ser divulgados como uma atividade publicitária“.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.