/

Aras Amiri (também) foi detida no Irão e ninguém sabe porquê

1

Cidadãos com dupla nacionalidade – britânica e iraniana – ou iranianos com ligações a instituições britânicas continuam a ser detidos e ninguém sabe porquê.

Esta quarta-feira, o The Guardian noticiou o quarto caso deste género conhecido nos últimos meses. O mais recente caso diz respeito a uma mulher, Aras Amiri, de 32 anos, detida pelas autoridades enquanto visitava a família no país onde nasceu.

Mohsen Omrani, primo de Aras, confirmou ao jornal britânico a sua detenção, já depois de ter publicado uma mensagem no Facebook em que confirma que a prima, que vive no Reino Unido há dez anos, fora detida dias antes das comemorações do Ano Novo persa e que se encontra numa prisão no centro de Teerão há quase dois meses.

De acordo com Mohsen Omrani, Aras foi acusada de “agir contra a segurança nacional“, uma explicação que, escreve o Expresso, é vaga e ambígua. Além disso, esta explicação tem sido usada para justificar outras detenções de ativistas e jornalistas no país.

O Governo iraniano ainda não se pronunciou e sabe-se que não foi permitido a Aras falar com o seu advogado. As autoridades britânicas já mostraram a sua preocupação, sobretudo por se tratar do quarto caso conhecido nos últimos meses.

Segundo o jornal, Abbas Edalat, um professor do Imperial College em Londres, foi detido em abril pela Guarda Revolucionária do Irão. De Mahan Abedin, um escritor investigador iraniano que vive atualmente no Reino Unido, têm chegado notícias desde que viajou recentemente para o Irão, mas não se sabe se são mesmo dele.

O seu editor na Hurst Publishers, Michael Dwyer, disse ter recebido um e-mail de Abedin esta segunda-feira, mas afirma que “não temos forma de verificar que a mensagem é mesmo dele”. Além disso, “o seu silêncio antes disso deixou-nos bastante preocupados, tendo em conta as detenções recentes de cidadãos britânico de ascendência iraniana.”

O Ministério dos Negócios Estrangeiros britânicos já pediu informação sobre Abedin às autoridades iranianas. Mas o caso mais polémico é o de Nazanin Zaghari-Ratcliffe, uma jornalista da Reuters que está presa no Irão desde abril de 2016, a cumprir uma pena de prisão de cinco anos depois de ter sido acusada de espionagem.

A jornalista foi detida no aeroporto de Teerão, no exato momento em que se preparava para regressar ao Reino Unido, depois de umas férias no Irão, onde vivem os pais da jornalista.

As semelhanças entre o caso de Aras e o de Nazanin são algumas. Tal como a jornalista, Aras Amiri chegou ao Irão com o propósito de visitar os pais. Além disso, um porta-voz do British Council, organização para a qual trabalha, afirmou que Aras não estava em viagem de trabalho.

De acordo com o porta-voz Mohsen Omrani, Aras visitava o Irão frequentemente, sem nunca ter tido problemas. Além de trabalhar no British Council, Aras é estudante de Filosofia da Arte na Universidade de Kingston e chegou a desenvolver várias atividades em colaboração com o departamento artístico do Ministério da Cultura iraniano.

Para já, não existe qualquer explicação para a alegada detenção de Aras Amiri. No entanto, o The Guardian sublinha que, em 2009, o Governo iraniano ordenou o encerramento dos escritórios do British Council, em Teerão, em reação ao lançamento indesejável do serviço persa da BBC em Londres.

Na sequência dos protestos contra o resultados das eleições presidenciais, no mesmo ano, foram detidos pelas autoridades vários funcionários locais que trabalhavam na embaixada britânica.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.