/

Desvendado o mistério do túmulo do “Chefe de seis cabeças”

(dr) FAS Heritage

Túmulo do “Chefe de seis cabeças”

Um estranho túmulo encontrado na Escócia contem os restos de um único homem cercado por cinco crânios. Uma nova análise de ADN sugere que os ossos e os crânios pertencem a membros da mesma família.

O túmulo do “Chefe de seis cabeças“, encontrado na Escócia, contém um corpo completo cercado por cinco cabeças, vestígios descobertos em 1997. Pouco se sabe sobre este túmulo medieval localizado perto de uma igreja católica em Portmahomack, uma vila de pescadores na região de Easter Ross.

Agora, uma nova pesquisa que analisou o ADN dos ossos sugere que as pessoas enterradas eram parentes: dois eram primos ou tio e sobrinho, e os outros três eram avô, pai e mãe do segundo homem. Nas proximidades, existe uma sexta cabeça, possivelmente do filho deste segundo homem, avança o Live Science.

O artigo científico ainda não foi publicado em nenhuma revista científica, mas Cecily Spall, arqueóloga na FAS Heritage, disse ao portal que crânios enterrados à volta de uma sepultura é algo bastante incomum naquela região.

A investigação revelou ainda que o corpo central foi dolorosamente assassinado. Segundo a arqueóloga Shirley Curtis-Summers, um golpe terá cortado o rosto do homem, tendo sido essa a causa da morte. Uma vez que o enterro ocorreu no centro da igreja paroquial, os investigadores sugerem que o corpo pode pertencer a um chefe local.

Inicialmente, os cientistas pensaram que se tratava de túmulos dos anos 1480. Naquela altura, a igreja protagonizou o combate entre dois clãs das Highlands escocesas – Rosses e os Mackays, chamado Batalha de Tarbat.

O Clã Rosses matou vários membros Mackays, e incendiou a igreja para matar os sobreviventes da batalha, que se refugiaram no interior.

No entanto, a análise de ADN e a análise isotópica permitiram contar a história da família enterrada. Acredita-se que o motivo de os crânios estarem todos juntos seja uma maneira de reafirmar a linha sucessória no comando da região, caso o primeiro crânio seja, de facto, de alguém importante.

Nesse caso, os parentes estão a legitimar a sucessão de outros membros da família.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.