Desvendado mistério das antigas pirâmides chinesas

auws / Flickr

Túmulos antigos em Jian, província de Jilin, China

Sim, na China também há pirâmides. Não são tão conhecidas como as do Egito, mas partilham algumas características. No entanto, estas antigas pirâmides chinesas estavam envoltas num mistério que sempre intrigou os cientistas. Agora, foi finalmente desvendado.

À semelhança das famosas pirâmides do Egito, as pirâmides chinesas (que são túmulos em forma de pirâmide), construídas durante a Dinastia Han, estão perfeitamente alinhadas com os pontos cardeais. No entanto, há um pormenor nestas pirâmides que sempre intrigou os cientistas.

Enquanto algumas destas pirâmides orientais revelam um alinhamento quase perfeito em relação ao Pólo Norte, outras possuem um pequeno desvio de quase 14 graus.

Este desvio poderá ter sido um erro dos arquitetos? Apesar de esta ser a resposta mais simples, não corresponde à verdade. Um astrónomo italiano, Giulio Magli, propôs uma hipótese muito mais interessante: talvez os construtores das pirâmides chinesas não quisessem realmente apontar para o Pólo norte, mas sim para a Estrela Norte.

A teoria de Magli baseia-se no movimento do nosso planeta, conhecido como precessão dos equinócios, que faz com que a Terra realize um movimento circular que demora 25.700 anos a completar. Isto significa que o Pólo Norte e a Estrela Polar estão agora alinhados, mas não se encontravam na mesma posição há 2.000 anos.

Os padrões de orientação dos túmulos em forma de pirâmide que abrigam os restos dos imperadores chineses da Dinastia Han escondem a pista sobre como algumas das tradições familiares do Império Celestial escolheram diferentes maneiras de expressar a sua grandeza e poder, acredita o cientista.

O estudo, publicado em setembro na Archaeological Research in Asia, baseou-se na análise de imagens de satélite das estruturas ao longo das margens do rio Wei, perto da cidade de Xian, na província de Shaanxi.

Desta forma, a investigação de Magli sugere que a pirâmide em que se encontram os restos de Qin Shi Huang, imperador da Dinastia Han, está alinhada com notável precisão aos pólos norte e sul da Terra, feito que os arquitetos conseguiram alcançar através da  observação da posição do Sol e das constelações.

Por contraste, alguns dos seus sucessores optaram por seguir a orientação da Estrela Polar, considerada na antiga China como o grande imperador do céu.

De acordo com os cálculos de Magli, as posições históricas desse corpo celeste coincidem com a orientação daqueles túmulos que se desviam do padrão norte-sul. Os seus ocupantes ordenaram a construção dos seus túmulos desta forma para demonstrar que eram aliados daquele poderoso imperador celeste.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Bola de fogo que sobrevoou o Japão em 2017 é um fragmento de um asteróide que pode atingir a Terra

Na madrugada de 28 de abril de 2017, uma pequena bola de fogo passou pelo céu de Quioto, no Japão. Agora, graças a dados da SonotaCo, os invetivadores determinaram que a rocha espacial era um …

Cientistas produziram um processador quântico em larga escala feito apenas de luz

Uma equipa internacional de cientistas da Austrália, Japão e Estados Unidos produziu um protótipo de um processador quântico em larga escala feito apenas de luz laser. O mais recente processador quântico é baseado num projeto com …

FIFA investe 449 milhões de euros para desenvolver o futebol feminino

A FIFA anunciou que vai investir 500 milhões de dólares no desenvolvimento do futebol feminino. Em cima da mesa está uma Liga das Nações, um mundial de clubes e torneios para camadas jovens. A FIFA vai …

Escritor famoso escreve livro para ser lido apenas em 2114

O famoso escritor norueguês Karl Ove Knausgaard, autor de romances como A Morte do Pai e a Ilha da Infância, onde explora a sua história pessoal e o seu dia a dia, aceitou escrever um …

PS deverá aprovar recandidatura de Ferro à presidência da Assembleia da República

O Grupo Parlamentar do PS vai reunir-se na quinta-feira, com a presença do secretário-geral, António Costa, ocasião em que deverá aprovar a recandidatura de Ferro Rodrigues ao cargo de presidente da Assembleia da República. Fonte oficial …

Perito revela que arma que investigação diz que matou Luís Grilo foi adulterada

O perito que examinou a arma que, segundo o Ministério Público, António Joaquim usou para matar o triatleta Luís Grilo revelou hoje em tribunal que o revólver foi adulterado, não conseguindo garantir se essa foi …

Cientistas criam vasos sanguíneos artificiais funcionais

Cientistas nos Estados Unidos usaram impressão 3D para fabricar vasos sanguíneos funcionais que poderão vir a ser usados clinicamente em casos de doenças vasculares. O resultado das experiências é relatado num estudo publicado esta terça-feira no …

Ordem suspende durante seis meses obstetra do caso do bebé sem rosto

O Conselho Disciplinar do Sul da Ordem dos Médicos decidiu suspender preventivamente o obstetra envolvido no caso do bebé que nasceu em Setúbal com malformações graves. A informação foi avançada à Lusa por fonte oficial da …

A China está a criar porcos gigantes (tão grandes como ursos polares)

https://vimeo.com/368036025 Porcos tão pesados como ursos polares. Esta é a solução encontrada por produtores chineses de porcos que tentam resolver o problema da falta de carne no mercado, muito por culpa da gripe suína africana dizimou …

Rússia e Síria vão partilhar controlo do nordeste sírio

O Presidente turco Recep Tayyip Erdogan disse hoje que a Turquia e a Rússia alcançaram um acordo pelo qual as forças curdas da Síria vão recuar 30 quilómetros a partir da zona fronteiriça do nordeste …