Desvendado mistério das antigas pirâmides chinesas

auws / Flickr

Túmulos antigos em Jian, província de Jilin, China

Sim, na China também há pirâmides. Não são tão conhecidas como as do Egito, mas partilham algumas características. No entanto, estas antigas pirâmides chinesas estavam envoltas num mistério que sempre intrigou os cientistas. Agora, foi finalmente desvendado.

À semelhança das famosas pirâmides do Egito, as pirâmides chinesas (que são túmulos em forma de pirâmide), construídas durante a Dinastia Han, estão perfeitamente alinhadas com os pontos cardeais. No entanto, há um pormenor nestas pirâmides que sempre intrigou os cientistas.

Enquanto algumas destas pirâmides orientais revelam um alinhamento quase perfeito em relação ao Pólo Norte, outras possuem um pequeno desvio de quase 14 graus.

Este desvio poderá ter sido um erro dos arquitetos? Apesar de esta ser a resposta mais simples, não corresponde à verdade. Um astrónomo italiano, Giulio Magli, propôs uma hipótese muito mais interessante: talvez os construtores das pirâmides chinesas não quisessem realmente apontar para o Pólo norte, mas sim para a Estrela Norte.

A teoria de Magli baseia-se no movimento do nosso planeta, conhecido como precessão dos equinócios, que faz com que a Terra realize um movimento circular que demora 25.700 anos a completar. Isto significa que o Pólo Norte e a Estrela Polar estão agora alinhados, mas não se encontravam na mesma posição há 2.000 anos.

Os padrões de orientação dos túmulos em forma de pirâmide que abrigam os restos dos imperadores chineses da Dinastia Han escondem a pista sobre como algumas das tradições familiares do Império Celestial escolheram diferentes maneiras de expressar a sua grandeza e poder, acredita o cientista.

O estudo, publicado em setembro na Archaeological Research in Asia, baseou-se na análise de imagens de satélite das estruturas ao longo das margens do rio Wei, perto da cidade de Xian, na província de Shaanxi.

Desta forma, a investigação de Magli sugere que a pirâmide em que se encontram os restos de Qin Shi Huang, imperador da Dinastia Han, está alinhada com notável precisão aos pólos norte e sul da Terra, feito que os arquitetos conseguiram alcançar através da  observação da posição do Sol e das constelações.

Por contraste, alguns dos seus sucessores optaram por seguir a orientação da Estrela Polar, considerada na antiga China como o grande imperador do céu.

De acordo com os cálculos de Magli, as posições históricas desse corpo celeste coincidem com a orientação daqueles túmulos que se desviam do padrão norte-sul. Os seus ocupantes ordenaram a construção dos seus túmulos desta forma para demonstrar que eram aliados daquele poderoso imperador celeste.

ZAP ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Governo dá sete milhões às escolas para compra de material de proteção

O Ministério da Educação disponibilizou cerca de sete milhões de euros para as escolas comprarem máscaras e outros materiais e equipamentos de proteção individual contra a covid-19. Concretamente no que respeita às máscaras, o Ministério da …

Internamentos voltam a descer. Portugal regista 949 novos casos e 28 mortes

Portugal registou esta sexta-feira 949 novos casos de infeção por covid-19 e mais 28 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, nas …

Papa inicia hoje visita ao Iraque como "peregrino da paz"

O Papa Francisco inicia hoje uma visita de quatro dias ao Iraque, a primeira de um papa a um país muçulmano de maioria xiita, numa missão em que se apresenta como "peregrino da paz". "Venho como …

Novo Banco. Carlos Costa pede para ser ouvido por videoconferência devido à sua idade e saúde

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, pediu à comissão de inquérito sobre o Novo Banco para ser ouvido remotamente, por videoconferência, devido à sua idade e fragilidades de saúde, segundo informação enviada …

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês já está traçado

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês, incluindo o do antigo primeiro-ministro José Sócrates e o do banqueiro Ricardo Salgado, está decidido. Uma fonte judicial adiantou ao Expresso que só o juiz Ivo Rosa conhece …

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …