Desvendado mistério das antigas pirâmides chinesas

auws / Flickr

Túmulos antigos em Jian, província de Jilin, China

Sim, na China também há pirâmides. Não são tão conhecidas como as do Egito, mas partilham algumas características. No entanto, estas antigas pirâmides chinesas estavam envoltas num mistério que sempre intrigou os cientistas. Agora, foi finalmente desvendado.

À semelhança das famosas pirâmides do Egito, as pirâmides chinesas (que são túmulos em forma de pirâmide), construídas durante a Dinastia Han, estão perfeitamente alinhadas com os pontos cardeais. No entanto, há um pormenor nestas pirâmides que sempre intrigou os cientistas.

Enquanto algumas destas pirâmides orientais revelam um alinhamento quase perfeito em relação ao Pólo Norte, outras possuem um pequeno desvio de quase 14 graus.

Este desvio poderá ter sido um erro dos arquitetos? Apesar de esta ser a resposta mais simples, não corresponde à verdade. Um astrónomo italiano, Giulio Magli, propôs uma hipótese muito mais interessante: talvez os construtores das pirâmides chinesas não quisessem realmente apontar para o Pólo norte, mas sim para a Estrela Norte.

A teoria de Magli baseia-se no movimento do nosso planeta, conhecido como precessão dos equinócios, que faz com que a Terra realize um movimento circular que demora 25.700 anos a completar. Isto significa que o Pólo Norte e a Estrela Polar estão agora alinhados, mas não se encontravam na mesma posição há 2.000 anos.

Os padrões de orientação dos túmulos em forma de pirâmide que abrigam os restos dos imperadores chineses da Dinastia Han escondem a pista sobre como algumas das tradições familiares do Império Celestial escolheram diferentes maneiras de expressar a sua grandeza e poder, acredita o cientista.

O estudo, publicado em setembro na Archaeological Research in Asia, baseou-se na análise de imagens de satélite das estruturas ao longo das margens do rio Wei, perto da cidade de Xian, na província de Shaanxi.

Desta forma, a investigação de Magli sugere que a pirâmide em que se encontram os restos de Qin Shi Huang, imperador da Dinastia Han, está alinhada com notável precisão aos pólos norte e sul da Terra, feito que os arquitetos conseguiram alcançar através da  observação da posição do Sol e das constelações.

Por contraste, alguns dos seus sucessores optaram por seguir a orientação da Estrela Polar, considerada na antiga China como o grande imperador do céu.

De acordo com os cálculos de Magli, as posições históricas desse corpo celeste coincidem com a orientação daqueles túmulos que se desviam do padrão norte-sul. Os seus ocupantes ordenaram a construção dos seus túmulos desta forma para demonstrar que eram aliados daquele poderoso imperador celeste.

ZAP // RT

PARTILHAR

RESPONDER

Tribunal japonês suspende atividade de reator nuclear que tinha recebido luz verde

Um tribunal no Japão ordenou esta sexta-feira que o reator nuclear da central de Ikata (oeste do país) pare por razões de segurança, numa decisão que revoga uma anterior que deu luz verde ao seu …

Panamá. Sete corpos encontrados em vala comum em área indígena controlada por seita religiosa

Os corpos de sete pessoas foram encontrados na quinta-feira numa vala comum numa área indígena do Panamá controlada por uma seita religiosa, entre eles o de uma grávida e cinco dos seus filhos. Outras 15 …

Deixar de dar aulas com mais de 60 anos só no pré-escolar e 1.º ciclo

A possibilidade de os professores com mais de 60 anos deixarem de dar aulas para "desempenhar outras atividades", prevista no Orçamento do Estado de 2020, será apenas aplicada ao pré-escolar e 1.º ciclo, esclareceu o …

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …