/

Despiste de carro mata 5 peregrinos em Cernache, Coimbra

Vitó / Flickr

Cinco peregrinos que se dirigiam para Fátima morreram este sábado de madrugada no IC2, em Cernache (Coimbra), vítimas do despiste de um automóvel, disse à Lusa fonte dos bombeiros de Condeixa.

As vítimas integravam um grupo de 80 peregrinos de Mortágua quando pelas quatro da manhã “nove foram colhidas, quatro faleceram no local e uma morreu a caminho do hospital”, afirmou Fernando Gonçalves, comandante dos bombeiros voluntários de Condeixa.

De acordo com o Destacamento de Trânsito de Coimbra da GNR, as vítimas mortais têm entre os 17 e os 53 anos.

Segundo o Comando Distrital de Operações de Socorro de Coimbra, os cinco feridos foram transportados para o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

Cerca das 11 horas permaneciam quatro doentes nos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) e um no Hospital Pediátrico (HP), acrescentou. Este último é um jovem de 16 anos, que “está clinicamente estável e vai permanecer em observação nas próximas horas”, revelou fonte hospitalar.

Entre os doentes referidos pelo hospital encontra-se “uma mulher de 23 anos com fraturas dos membros inferiores e de um membro superior, está neste momento [10h52] a ser operada no bloco operatório”, acrescentou.

O hospital destaca ainda que um homem de 71 anos e um de 64 anos “são politraumatizados e estão clinicamente estáveis”.

O acidente ocorreu hoje às 4 horas da madrugada no IC2, quando uma viatura que seguia no sentido Coimbra/Condeixa se despistou colhendo os peregrinos, que seguiam a pé no mesmo sentido, mas na faixa contrária.

Os restantes 70 peregrinos do grupo foram acolhidos no quartel dos Bombeiros Voluntários de Condeixa, onde estão a ser acompanhados por psicólogos da Câmara Municipal e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Está a ser providenciado transporte destes peregrinos para Mortágua num autocarro da Câmara de Condeixa e outro da Câmara de Mortágua.

No local, estiveram os Bombeiros Sapadores de Coimbra, os Bombeiros Voluntários de Condeixa, o INEM e a GNR, num total de 51 elementos, ajudados por 22 viaturas.

Entretanto, o reitor do Santuário de Fátima, padre Carlos Cabecinhas, lembrou as vítimas mortais e os feridos do acidente e pediu orações pelos seus familiares.

A GNR inicia na segunda-feira a “Operação Peregrinação Segura“, com ações de sensibilização e o reforço de militares nas estradas para apoio dos grupos de peregrinos que se deslocam a pé até Fátima, revelou fonte da instituição.

A mesma fonte acrescentou que a GNR está a investigar, através do núcleo de investigação de acidentes de viação, as causas do acidente em Cernache.

De acordo com o major Lima, relações públicas da GNR, a “Operação Peregrinação Segura” inclui ações de sensibilização junto dos peregrinos, “para que adotem determinados comportamentos, e o aumento de efetivos nas estradas para garantirem a segurança desses mesmos peregrinos, uma vez que grande parte desses trajetos é feita durante o período noturno”.

“Aconselhamos as pessoas a sinalizarem a sua marcha, através, fundamentalmente, de coletes retrofletores, que as pessoas se desloquem em coluna por um no sentido contrário ao sentido do trânsito para serem mais atempadamente vistos e de verem o trânsito rodoviário. E que se dirijam aos militares que estão na estrada a apoiar no sentido de terem conselhos mais específicos”, acrescentou.

A partir de segunda-feira, os elementos da GNR estarão especialmente alerta para os grupos de peregrinos em todo o país, mas haverá um reforço de elementos especialmente nos principais itinerários e, principalmente, junto à zona do santuário.

De acordo com o relações públicas da GNR, apesar de a operação especial começar só na segunda-feira, pelo menos os comandos de Santarém e de Leiria já estão a trabalhar no sentido de ajudar os peregrinos.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.