Estas são as despesas que podem ajudar a baixar o IRS

Há despesas que podem ser deduzidas e que ajudam a baixar o valor a pagar de IRS, desde a saúde e habitação, até aos ginásios e veterinário.

De acordo com a Autoridade Tributária, a dedução à coleta relativa a despesas gerais familiares incluem qualquer setor da atividade, exceto os respeitantes às despesas com saúde, formação e educação e imóveis.

A dedução no IRS é de 35% até ao limite de 250 euros por contribuinte, explicou o portal Ei – Educação e Informação, da Associação Mutualista Montepio, citada pelo Notícias ao Minuto.

Quando à dedução à coleta pela exigência de fatura refere-se às despesas realizadas em setores da atividade específicos e comprovadas por fatura com NIF, podendo também atingir o limite de 250 euros por contribuinte.

“Nas despesas de reparação de automóveis de motociclos, alojamento e restauração, cabeleireiros, atividades veterinárias e ginásios é dedutível 15% do IVA. Já nas despesas de passes mensais de transportes públicos pode deduzir 1005 em IVA, enquanto nas despesas de medicamentos de uso veterinário a dedução do IVA é de 35%”, refere o mesmo portal.

Há também a dedução à coleta relativa a despesas com saúde. Os agregados familiares podem recuperar 155 das despesas neste setor que suportam até o limite de 1.000 euros.

Também é possível deduzir a coleta relativa a despesas de formação e de educação. Por regra, estas despesas podem ser deduzidas no IVA em 30% até ao limite de 800 euros por agregado familiar. Para atingir esse limite é necessário apresentar despesas de educação no valor de 2.667 euros.

Já na caso da dedução à coleta relativa a encargos com a habitação, “estas despesas são dedutíveis em 15% até o limite de 296 euros por agregado familiar. No entanto, os agregados familiares com rendimento coletável até 30.000 euros beneficiam de um limite mais elevado. No máximo, pode atingir os 450 euros”, indica o portal Ei.

Por último há a dedução à coleta relativa a encargos com lares. Estas podem ser deduzidas no IRA em 25% até o limite de 403,75 euros.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.