Despesa com medicamentos disparou. SNS gastou mais 178 milhões de euros em 2018

A despesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com medicamentos vendidos nas farmácias e dispensados nos hospitais públicos aumentou de forma significativa em 2018.

De acordo com a edição desta terça-feira do jornal Público, foram mais 178 milhões de euros do que em 2017, num total de 2,461 milhões de euros, que representam já mais de um quarto (26,21%) da despesa global do Serviço Nacional de Saúde e 1,22 % do PIB (Produto Interno Bruto), revela o último relatório com a “Estatística do Medicamento e Produtos de Saúde”, divulgado pelo Infarmed.

Somando o valor do Estado aos gastos dos cidadãos com fármacos, que aumentaram em valor no ano passado (cerca de 11 milhões de euros), a fatura com medicamentos aproximou-se já dos 3,2 mil milhões de euros em Portugal.

Os encargos estatais com comparticipações de medicamentos vendidos nas farmácias e com fármacos disponibilizados nos hospitais têm vindo a crescer nos últimos anos, depois de terem diminuído substancialmente no tempo da intervenção da troika, entre em 2011 e 2014.

No entanto, destaca o diário, nunca tinham aumentado tanto desde 2015. Se remontarmos a 2014, altura em que a fatura com fármacos representava 1,15% do PIB, no ano passado foram gastos mais 331 milhões de euros. A despesa tem crescido sobretudo nos hospitais, em grande parte devido aos medicamentos inovadores.

No Relatório e Contas do SNS de 2018, tornado público em outubro, já havia revelado que o SNS terminou o ano passado com um prejuízo superior a 848 milhões de euros – um agravamento da ordem dos 145% em comparação com 2017.

O “buraco” nas contas do SNS no ano passado ficou a dever-se, sobretudo, ao aumento da despesa com recursos humanos (mais 220 milhões de euros do que em 2017) e à fatura com fornecimentos e serviços externos (mais 230 milhões de euros), informa o Público.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …