Despedimento coletivo é “inevitável” para diretor da RDP

Pedro Pina / rtppt / Flickr

-

O diretor de informação da RDP considera que, dado o atual orçamento da RTP, “é inevitável o cenário de despedimento coletivo”, de acordo com o comunicado do Conselho de Redação da rádio a que a Lusa teve hoje acesso.

Numa reunião a 11 de março, o Conselho de Redação (CR) da rádio questionou o diretor de informação, Fausto Coutinho, sobre o novo plano de saídas voluntárias que está em vigor, que adiantou que a adesão “está a ficar muito aquém do desejado”.

Perante esta resposta, o CR perguntou que se a empresa vai avançar para o despedimento coletivo.

O diretor de informação “afirmou desconhecer quais as opções da empresa, mas, na sua opinião, perante os constrangimentos financeiros que a empresa atravessa, o DI não vê outra saída“, referem os representantes dos jornalistas da rádio no comunicado.

“Com o atual orçamento da empresa, o DI disse ao CR/RDP que é inevitável o cenário de despedimento coletivo”, embora tenha defendido que a RDP “não tem margem para deixar sair mais trabalhadores”, recordando que esta “registou mais de 20 saídas nos últimos dois anos”.

O CR considerou que “a saída de profissionais da rádio deve ser evitada a todo o custo e que, neste momento, a redação já está a trabalhar no limite e com evidente necessidade de reforço”, manifestando-se contra a que a “lista de mobilidade da empresa possa vir a ser utilizada como instrumento para promover o despedimento de trabalhadores”.

Os representantes dos jornalistas da rádio manifestaram ainda preocupação ao diretor de informação por este CR “não ter sido convocado para participar nas audições parlamentares, ao contrário do que se passou com o CR do Serviço Público de Televisão”.

Este “esquecimento”, considerou o CR, “é um sinal exterior que reflete uma estratégia interna da empresa, que tem resultado na subalternização da Rádio face à Televisão”.

Fausto Coutinho “discordou da ideia de que a rádio esteja a ser desvalorizada no seio da empresa” e “contestou as declarações do presidente da ERC [Entidade Reguladora para a Comunicação Social], que, há menos de um mês, afirmou que a rádio está a ser vampirizada pela televisão“.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Líderes políticos e religiosos ultraconservadores reunidos secretamente em Fátima

A reunião foi promovida pela International Catholic Legislators Network (ICLN). O encontro começou na quinta e termina este domingo. Entre muitos, conta com a participação do primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán. Vários líderes políticos e religiosos ultraconservadores …

Rio alerta para "divórcio violento" e medo de Costa em perder votos para o BE

O líder do PSD, Rui Rio, disse este sábado que as críticas de António Costa ao Bloco de Esquerda refletem "ingratidão" e o "medo" que o Partido Socialista tem em "perder" votos para os bloquistas …

Trump diz que Boris é "o homem certo" e promete "grande acordo comercial"

Os dois líderes estiveram reunidos à margem da cimeira do G7. Trump elogiou Boris e garantiu que o acordo comercial com o Reino Unido será rápido depois do Brexit. Johnson diz que será "fantástico". O Presidente …

Uma impressora 3D construiu uma casa em apenas 12 horas

A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas. O trabalho …

Uma estrela supermassiva explodiu e aniquilou tudo à sua volta

Uma estrela renegada, que explodiu numa galáxia distante, forçou os astrónomos a colocar de lado décadas de investigação e a concentraram-se num novo tipo de supernova que pode aniquilar completamente a sua estrela-mãe - não …

G7: Macron e Trump com "elementos de convergência" sobre Amazónia, Irão e comércio

O Presidente francês, Emmanuel Macron, conversou este sábado com o Presidente norte-americano, Donald Trump, durante o almoço, que durou duas horas, sobre "elementos de convergência" relativos ao comércio, ao Irão e aos fogos na Amazónia, …

Dieta com poucos hidratos de carbono pode acabar com as enxaquecas

Pessoas que têm enxaquecas frequentes sabem que qualquer dica é bem-vinda. Aqui vai uma nova: uma dieta com poucos hidratos de carbono pode ser uma boa arma para evitar estas crises. Desde 1920 que os …

Encontrado o estaleiro mais antigo do mundo. Estava afundado na costa de Inglaterra

https://vimeo.com/355759312 Arqueólogos descobriram uma estrutura de madeira com 8.000 anos de idade — que será o local de construção de barcos mais antigo do mundo. A arquitetura estava particularmente bem preservada considerando o facto de estar 11 …

Astrónomos treinam IA para encontrar antigas colisões de galáxias

Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. Os astrónomos encontraram agora uma nova forma de as encontrar. Há luzes brilhantes em todo o Universo que representam as colisões de galáxias. …

Inteligência Artificial está a reviver jogos de tabuleiro ancestrais

A Inteligência Artificial consegue descobrir, com um grande grau de precisão, o conjunto de regras de vários jogos de tabuleiro ancestrais. Jogos de tabuleiro com centenas de anos são, por vezes, encontrados em escavações arqueológicas. Sem …