Novo estudo associa desodorizantes a mutações genéticas semelhantes às do cancro da mama

Annie Cavanagh / Wellcome Images

Células cancerígenas

Investigadores suíços apuraram que os sais de alumínio presentes nos desodorizantes anti-transpirantes provocam as mesmas mutações genéticas que são encontradas no cancro da mama, em experiências com hamsters.

A eventual influência dos desodorizantes no desenvolvimento do cancro da mama é uma dúvida que a comunidade científica discute há anos. E uma nova pesquisa publicada no International Journal of Molecular Sciences, em Setembro passado, vem acrescentar dados novos às preocupações.

Um grupo de investigadores da Universidade de Oxford e da Fundação des Grangettes, que integra a conceituada rede suíça Clinique des Grangettes, expôs as glândulas mamárias de hamsters, em experiências in vitro, aos sais de alumínio que estão presentes em muitos desodorizantes anti-transpirantes.



Os resultados demonstram que as células “assimilam o metal rapidamente”, causando uma “instabilidade genómica” e provocando “alterações importantes na estrutura física e no número de cromossomas”, aponta um comunicado da Fundação sobre a pesquisa.

A investigação permite “demonstrar que o alumínio altera o ADN das células por métodos equivalentes aos de substâncias cancerígenas reconhecidas, confirmando, assim, o seu potencial cancerígeno“, destaca o mesmo comunicado.

“Os resultados indicam que o alumínio dirige as células mamárias rumo à transformação maligna por um efeito rápido de desestabilização do genoma“, nota ainda a Fundação.

Estas conclusões devem, agora, “convencer as instâncias sanitárias a reconhecer formalmente o risco que a exposição crónica ao alumínio representa para a saúde humana”, aponta a mesma entidade, concluindo que devem “restringir” a sua utilização por parte da indústria cosmética.

“Mais de 80% dos tumores surgem perto da axila”

Os dois investigadores que lideraram a pesquisa, o biólogo Stefano Mandriota e o oncologista André-Pascal Sappino, já tinham feito associações entre o alumínio e modificações genéticas ligadas ao cancro nas suas pesquisas passadas, nomeadamente em 2012 e em 2016, em estudos laboratoriais com ratos e com células humanas.

Agora, conseguiram explicar, nesta nova pesquisa, o mecanismo através do qual o alumínio penetra nas células e associar a instabilidade genómica verificada, nesse processo, com a maioria dos tumores malignos.

Contudo, os investigadores admitem que os resultados da pesquisa não permitem estabelecer um elo causal evidente entre os desodorizantes e o cancro da mama. Para confirmar esse eventual elo seria preciso levar a cabo estudos durante vários anos, alertam.

Apesar disso, sugerem a interdição do uso de sais de alumínio na indústria cosmética, por precaução.

E Sappino destaca mesmo que “mais de 80% dos tumores [de cancro da mama] surgem na parte externa da glande, aquela que está na proximidade da axila”, conforme declarações à France Inter.

De resto, a Fundação des Grangettes salienta que esta nova pesquisa vem “traçar”, para o alumínio, “um caminho já visto antes para agentes cancerígenos comprovados, tal como o tabaco ou o amianto“, “substâncias cuja toxicidade também foi, inicialmente, sub-estimada, senão totalmente ignorada”.

O Comité Científico para a Segurança dos Consumidores (CSSC) da União Europeia publicou, em Março de 2020, um relatório que nota que os desodorizantes não apresentam riscos para a saúde dos seus utilizadores desde que contenham uma concentração de alumínio inferior a 10,6% nos sprays e a 6,25% nas outras versões. Estes níveis são superiores aos valores de concentração dos produtos habitualmente vendidos no mercado.

  Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pedro Sánchez promete abolir a prostituição em Espanha, por considerar que esta "escraviza" as mulheres

Espanha é um dos países europeus com mais trabalhadoras na indústria do sexo, as quais são sobretudo originárias de países da Europa mais pobres, da América Latina e de África. O primeiro-ministro espanhol Pedro Sánchez anunciou …

"Um milagre". Dois jovens sobreviveram quase uma semana no deserto australiano

Dois jovens, de 14 e 21 anos, sobreviveram durante quase uma semana no deserto, sem água e sem comida, depois de se terem perdido no Território do Norte, na Austrália. A polícia fala num verdadeiro …

Carlos Moedas

Moedas vai "dar tudo como presidente" e exige que seja respeitada a legitimidade do seu mandato

Carlos Moedas tomou posse, esta segunda-feira, como novo presidente da Câmara de Lisboa, tendo falado dos objetivos para o próximo quadriénio e deixado um elogio ao seu antecessor e alguns avisos à esquerda. Depois dos cumprimentos …

Chanceler austríaco Sebastian Kurz

Sondagens falsas e notícias favoráveis. O lado negro de Sebastian Kurz foi desmascarado

Sebastian Kurz e pessoas que lhe são próximas foram acusados de tentar garantir a sua ascensão à liderança do partido e do país com a ajuda de sondagens manipuladas e notícias favoráveis na imprensa, financiadas …

Tem uma carreira de sonho na Nike, mas cometeu um homicídio há 65 anos

O presidente da Jordan Brand, Larry Miller, revelou que, há 56 anos, matou um adolescente nas ruas de Filadélfia, nos Estados Unidos. O presidente da Jordan Brand — marca do ex-jogador de basquetebol Michael Jordan — …

Rio diz que decisão sobre eventual recandidatura está "quase tomada"

O presidente do PSD afirmou, esta segunda-feira, que a decisão sobre a sua eventual recandidatura está "quase tomada" e será anunciada em breve. Em declarações aos jornalistas à chegada à tomada de posse do novo presidente …

Mihajlovic: "Vou tentar manter a calma, mas é difícil"

Treinador do Bolonha furioso com os cartões amarelos mostrados para "compensar" uma expulsão. Beto voltou a marcar. Udinese e Bolonha entraram em campo neste domingo como protagonistas de um dos jogos menos mediáticos da oitava jornada …

Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo avisa que não pode haver "casos de mau uso e de fraude" com os fundos europeus

O Presidente da República avisou, esta segunda-feira, que a "última coisa" que pode acontecer com os fundos europeus são "casos de maus uso e de fraude", garantindo que os portugueses "não perdoariam" que isso acontecesse. Questionado …

O empresário John Textor

Nova direção do Benfica vai reunir-se com John Textor

O empresário John Textor, que celebrou um acordo com José António dos Santos para aquisição de 25% do capital social da SAD do Benfica, vai ser recebido pela nova direção do clube esta quinta-feira. "Após explícita …

Vítimas do ataque na Noruega foram mortas com facadas e não com arco e flecha

A polícia norueguesa esclareceu, esta segunda-feira, que as cinco vítimas mortais do ataque perpetrado na semana passada foram esfaqueadas, afastando assim a tese inicial que as mortes tinham sido provocadas por um arco e flechas. Segundo …