/

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras.

Muitos produtos capilares contêm compostos que desregulam o nosso sistema endócrino e que têm agentes cancerígenos. O estudo publicado esta semana na revista científica International Journal of Cancer indica que produtos como alisadores e tintas para o cabelo podem ser particularmente perigosos para mulheres negras.

Das mais de 46 mil mulheres que participaram no estudo, a equipa de cientistas aponta que mulheres negras que usem regularmente tinta para o cabelo têm uma probabilidade 60% maior de vir a ter cancro da mama. No caso de mulheres caucasianas, a probabilidade era de ‘apenas’ 8%.

Esta influência foi apenas notada nas tintas permanentes e não nas tintas semi-permanentes ou temporárias.

“Os investigadores têm estudado o possível vínculo entre a tinta para cabelo e o cancro há muito tempo, mas os resultados são inconsistentes. No nosso estudo, observamos um risco maior de cancro da mama associado ao uso de tintas para o cabelo, e o efeito é mais forte nas mulheres afro-americanas, particularmente nas utilizadores frequentes“, explicou Alexandra White, uma das autoras do estudo, citada pelo Tech Explorist.

Os alisadores de cabelo também foram visados no estudo, já que as mulheres que os usavam a cada cinco a oito semanas tinham uma probabilidade 30% maior de vir a ter cancro da mama. Pelo contrário, neste caso, a etnicidade não tinha influência nos valores.

Apesar da relação encontrada entre coloração do cabelo, uso de alisadores e cancro da mama, os especialistas realçam que os resultados não são conclusivos. Isto porque menos de 10% das participantes do estudo eram afro-americanas, a periodicidade com que usavam os produtos só foi perguntada uma vez e as mulheres só foram acompanhadas, em média, durante oito anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.