“Oh meu Deus!” – desmaio interrompeu debate entre Truss e Sunak

Jeff Overs/BBC/EPA

Debate entre Rishi Sunak e Liz Truss

Moderadora do debate televisivo desmaiou, meia hora depois do início da conversa. Dois incidentes relacionados com saúde, neste debate.

O segundo debate televisivo entre Rishi Sunak e Liz Truss foi agitado. E nada esteve relacionado com os candidatos à sucessão de Boris Johnson.

Kate McCann foi a moderadora, no canal Talk TV. Não iria estar sozinha mas Harry Cole, o outro moderador, apresentou teste positivo à COVID-19 horas antes do programa.

Já durante o debate, cerca de meia hora depois do seu início, Liz Truss estava a falar quando, de repente, parou e disse: “Oh meu Deus!” – estava a ver a moderadora a cair, à sua frente.

Kate McCann desmaiou durante o debate, causando preocupação imediata entre os candidatos e o público (e causando um estrondo no som da emissão televisiva).

Rishi Sunak aproximou-se rapidamente da apresentadora, segurando a sua mão. Kate recuperou pouco depois mas a equipa médica aconselhou que o debate não deveria ser retomado.

No momento do desmaio, a dupla de candidatos à liderança do Partido Conservador e ao cargo de primeiro-ministro do Reino Unido estava a falar sobre impostos e sobre como combater o aumento do custo de vida.

O debate estava a ser bem menos “quente” do que o confronto do dia anterior na BBC (o primeiro que envolveu apenas estes dois finalistas).

O assunto que abriu o debate foi o serviço nacional de saúde local: Truss defendeu menos burocracia na gestão, Sunak quer ver mais inovação e tecnologia utilizadas nos serviços.

Em relação ao aumento do custo de vida, Sunak admitiu responsabilizar os supermercados pelos aumentos de preços, Truss insistiu na redução da burocracia, desta vez para os agricultores.

Até que, a meio da conversa, Truss foi surpreendida pelo desmaio da moderadora. Uma prenda de aniversário diferente – a ministra dos Negócios Estrangeiros completou 47 anos no dia do debate.

Foi pena que um debate tão bom tenha sido forçado a terminar”, reagiu mais tarde Liz Truss.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.