Desilusão interna no Chega: “Ventura sempre disse para não termos sempre os mesmos. E agora…”

10

“Não percebo como alguém acaba de entrar no partido e vai logo para as listas”. Mas há confiança cega no líder André Ventura.

O Chega, prevendo nova subida no número de votos nas eleições legislativas 2024, está a reforçar-se nesta espécie de mercado de Inverno da política.

Haverá novos candidatos a deputados, provenientes do PSD ou da IL. A “pesca” já foi admitida por André Ventura, que procura políticos mais experientes, mais habituados ao sistema e mais preparados para integrar um eventual Governo – preparação que não existe a nível interno.

Mesmo sendo nomes de “segunda linha”, há críticas internas a este rumo: “O André Ventura sempre disse que era preciso parar de escolher sempre os mesmos. E agora está a ir buscá-los”.

O jornal Expresso recolheu declarações de militantes do Chega, que mantiveram o anonimato, que mostram que há desilusão e “rebuliço” interno no partido por causa destas novidades.

Nuno Simões de Melo, que era da IL, vai ser cabeça-de-lista pelo Chega no círculo eleitoral la Guarda. Entrou agora no partido e já lidera a lista de deputados num distrito.

Há quem não concorde: “Não percebo como é que alguém vem de outro partido, acaba de entrar e vai logo para as listas. Tinha de começar de baixo, mostrar trabalho e depois ir subindo”.

“Era a mesma coisa que você ser do Benfica, mas percebe que o Sporting está quase a ganhar o campeonato e muda de equipa”, comparou um coordenador concelhio do partido.

Outro militante, apesar de apoiar Ventura, admite que há “desconforto de muitos militantes que sentem que foram passados à frente“.

Mas há outra perspectiva: “Até aqui foi só dizer que era tudo uma vergonha. Agora precisamos de técnicos”.

Um antigo elemento do CDS-PP critica o rumo de Ventura: “Só queria fazer política com a espuma dos dias. Afastou os poucos quadros que tinha e atraiu eleitorado com uma lógica que não conseguirá pôr em prática. Terá problemas a longo prazo”.

Apesar destas críticas internas, os militantes do Chega que falaram com o semanário deixam a garantia: têm confiança cega no presidente André Ventura.

Maló de Abreu é dúvida

António Maló de Abreu terá entregado declaração falsa de residência para receber mais dinheiro da Assembleia da República em subsídios e abonos.

André Ventura vai tirar Maló de Abreu das listas de candidatos a deputados se esse caso se confirmar.

Se descobrir que recebeu abusivamente valores e que a sua residência não era em Luanda e que o seu círculo não era em Luanda, de certeza que não vai ser candidato a deputado pelo Chega”.

“Se houver, e se eu tiver acesso a esses elementos, o mínimo vestígio de abuso ou de fraude, comigo não vão ter duas bitolas. Se isso acontecer, o deputado não estará nas listas do Chega, que ainda não foram entregues”, reforçou, em conversa com jornalistas.

Mas Maló de Abreu disse ao líder do partido que a sua residência é “efetivamente onde a declarou, uma vez que é deputado fora da Europa” e que “a sua vida e o seu círculo social, pessoal, estão em Luanda”, anunciou Ventura.

ZAP //

10 Comments

  1. A tempestade nunca é excessiva enquanto chove só no nabal do meu vizinho. Tudo nabos sem qualquer ponta de vergonha e pudor. Julgam-se (e são) donos disto tudo! Acorda Povo! Juntos fazemos o que parece impossível! Penso eu.

  2. Onde é que tu estiveste nos últimos 40 anos.?? O PS ganha faz merd* 4 anos depois ganha PSD, fazem merd* 4 anos depois ganha o PS……!!!!
    Nunca tiveste o chega no governo! Se fizer merd* será lembrado por isso e vai perder grande parte dos seus eleitores. Se fizer bem, vai lá ficar.

    Vocês gostam de falar na mudança mas andam á 40 anos a votar nos mesmos do costume! Foi preciso um partido de direita vir á frente e falar do que se passa no país sem pudor para o povo ganhar um pouco de confiança no sistema politico do país!!!
    Estavam á espera de que? Querem melhor que dispensam metade dos politicos do PS e PSD! Que separem os corruptos dos honestos!

    Os ventos da mudança estão perto! Muitos têm medo de largar o pouco que têm, poucos são corajosos para mudar sem medo!

  3. Isabel12,
    Tenha calma, sabe é que eu vivi no tempo da outra (senhora) ditadura e não quero que esse tempo volte mais, tenho Filhos e Netos, para este jovens que não sabem o que essa ditadura foi quererem novamente, fico triste e revoltado, uma pessoa
    que comenta aqui como se nada tivesse aconteçido simplesmente lamentável, mas passe bem, mais não vale apena comentar.

  4. Oh homem, se viveste na outra ditadura então já devias saber que estás noutra ditadura igual!

    Os velhos jogam sempre a mesma carta mesmo sabendo que se alguém da extrema direita quisesse fazer o mesmo (o que não fazem) nunca iriam conseguir! A constituição impede qualquer tipo de ditadura!!
    O medo que tanto falas é de burrice. E a “ditadura” que vivemos hoje é muito pior! Esta mascarada. Onde so algumas opiniões importam!
    A tua desculpa da ditadura levou te a escolher uma, em que rouba o povo todo com a tua aprovação! Dizes que tens filhos e netos? Deixaste um pais pobre e cheio de dividas para os proximos da tua familia pagarem! Achas correcto a merda que votaste nos ultimos 40 anos??? Achas que a tua “liberdade “ valeu a escravidao do futuro?
    Pensa nisso já que és bom a dramatizar!

  5. Mas queremos os melhores ou queremos os que têm cartões do partido A ou B?
    Venham os melhores para servir a nação e não para se servirem dela!

  6. Aplaudido.
    A democracia é o único regime que permite no seu seio que a quer destruir.
    A autocracia não permite isso. Mete logo na cadeia quem lhes faz frente.
    Vejam o que se passa na Rússia, China, Coreia do Norte, Irão, Venezuela, Cuba, etc, etc, etc,

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.