Júlio César, Mona Lisa e Maria Antonieta. Designer “transporta” ícones da história para a atualidade

A designer norte-americana Becca Saladin recriou imagens de algumas das figuras mais icónicas da história, como é o caso de Júlio César ou Mona Lisa, mostrando como é que estas personalidades seriam nos dias de hoje.

O projeto, batizado de Royalty Now, “transporta” figuras importantes da história para a atualidade, apresentando fotografias destas personalidade adaptadas aos dias de hoje.

Foi em fevereiro de 2019 que a ideia nasceu: a designer natural do estado norte-americano do Texas quis ver a sua figura favorita da história, Ana Bolena (Rainha de Inglaterra de 1533 até 1536, ano em que foi executada), como uma mulher moderna.

Desde então, Becca Saladin dá novas vidas a figuras históricas. A sua conta de Instagram do projeto conta já com mais de 80.000 seguidores e mais de 40 figuras recriadas.

“O meu objetivo é manter viva a paixão das pessoas pela história e mostrar que os humanos do passado enfrentaram as mesmas lutas e triunfos que enfrentamos atualmente”, disse a artista de 29 anos em declarações ao jornal britânico Daily Mail.

Becca Saladin recorre a ttécnicas de manipulação de fotografias e à pintura digital para obter os novos retratados, visando sempre “aproximar as pessoas da história”.

“É fácil fazer a nova imagem quando tenho um retrato realista a partir do qual posso trabalhar, como o de Henrique VIII, ou de outros que mostram claramente a cor original dos cabelos e dos olhos. Descrições contemporâneas também ajudam (…) O desafio está nos bustos, como o de Júlio César, por exemplo.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Nova Iorque alerta que só terá material médico até 5 de abril

O presidente da câmara de Nova Iorque, Bill de Blasio, alertou esta sexta-feira que a cidade apenas tem material médico até 5 de abril, lembrando que a 'Big Apple' é atualmente o epicentro do novo …

Cientistas determinaram como é que o cérebro controla a voz dos morcegos

Segundo um recente estudo levado a cabo por biólogos da Universidade de Frankfurt, é um circuito neuronal específico no cérebro dos morcegos que controla as suas vozes. Os morcegos são conhecidos pelo seu exímio sentido de …

Detetadas outras nove misteriosas rajadas rápidas de rádio que se repetem

Foram detetadas nove outras Rajadas Rápidas de Rádio (FRB) que se repetem entre as 700 já identificadas desde outubro de 2018 pelo projeto científico CHIME (Canadian Hydrogen Intensity Mapping Experiment), que se baseia num telescópio localizado …

"Não é completamente de loucos" pensar que há vida em Mercúrio

Há a possibilidade, ainda que pequena, de que Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol, possa abrigar vida, concluiu uma nova investigação. "É possível que, enquanto houver água, as temperaturas [no planeta] sejam apropriadas para …

O porta-aviões mais avançado do mundo tem um problema inesperado nas suas casas de banho

O porta-aviões de propulsão nuclear USS Gerald R. Ford, o mais avançado da Marinha dos Estados Unidos, tem um problemas nas suas casas de banho, que precisam de ser lavadas com ácido regularmente. De acordo com …

Retirada dos ricos, colapso dos transportes e medo do contacto. As cidades no pós-pandemia

Mesmo depois de a pandemia do novo coronavírus diminuir e voltar a ser seguro estar com outras pessoas, a sociedade pode nunca mais ser a mesma. A atual pandemia de Covid-19 está a mudar rapidamente a …

"Quando a Alemanha disser que há eurobonds, os holandeses vão pastar para outras paragens"

Ana Gomes mostrou-se satisfeita com a atuação de António Costa e Marcelo Rebelo de Sousa durante esta pandemia. A ex-eurodeputada deixou ainda duras críticas aos holandeses, que diz irem pastar para outras paragens quando os …

Coreia do Norte diz não ter casos de covid-19 (mas terá pedido ajuda secretamente)

Apesar de negar ter casos de infeção por covid-19, o novo coronavírus oriundo da China, a Coreia do Norte terá discretamente solicitado ajuda a outros países no combate da doença. As autoridades do país asiático terão …

Seguranças chineses usam óculos inteligentes que detetam pessoas com febre

Os seguranças do Parque Hongyuan, em Hangzhou, na China, conseguem detetar a temperatura corporal de todos os visitantes à distância de até um metro. Como? Graças a uns óculos inteligentes. De acordo com o jornal South …

"O cisne negro de todos os cisnes negros". Vírus é global, mas Portugal e Itália serão mais prejudicados

A grande pandemia motivada pelo coronavírus vai ser económica, consideram especialistas que acreditam que no pós Covid-19, o mundo mudará de forma significativa em várias áreas. Certo é que a crise económica vai afectar os …