Manuel Alegre sente-se traído por António Costa

*Bloco / Flickr

Manuel Alegre, ex-candidato presidencial, fundador do PS

Manuel Alegre, ex-candidato presidencial, fundador do PS

Manuel Alegre está incomodado com António Costa, depois de o primeiro-ministro o ter “desconvidado”, apostando antes em Carlos César para o Conselho de Estado.

A decisão de António Costa de trocar Manuel Alegre por Carlos César está a causar celeuma dentro do PS, e não apenas ao próprio Manuel Alegre que, segundo o jornal Sol, se sente “traído por Costa”.

Segundo o jornal, Manuel Alegre sentiu-se profundamente ferido com a atitude de António Costa de o desconvidar para o Conselho de Estado, depois de já lhe ter feito o convite.

Aos amigos mais próximos, diz o Sol, Alegre tem manifestado a sua desilusão, e a ruptura com o primeiro ministro.

“Alegre está furioso, mas também profundamente ferido. Ninguém trata assim uma referência histórica do PS”, revela ao Sol um amigo do poeta socialista.

Mas há outras figuras do PS que entendem que o primeiro-ministro não geriu bem o processo e que “desconsiderou” um histórico do partido.

Helena Roseta assume as críticas a António Costa neste capítulo, considerando que o líder do PS não agiu da melhor maneira.

“Lamento a forma como o PS resolveu o problema. O PS em vez de indicar o Manuel Alegre, que era obviamente a figura que devia ter sido indicada, convidou e desconvidou e depois avançou para o Carlos César”, salienta Helena Roseta em declarações na SIC Notícias.

A deputada que frisa o seu apoio a António Costa destaca ainda que foi “mal feito“.

Helena Roseta realça que Costa “desconsiderou uma pessoa e desconsiderou o símbolo que representa o Conselho de Estado ter os históricos de todas as forças políticas nacionais”.

Carlos César foi eleito como representante do PS para o Conselho de Estado, na votação no Parlamento de sexta-feira, juntamente com Francisco Louçã (BE), Domingos Abrantes (PCP), Francisco Pinto Balsemão (PSD) e Adriano Moreira (CDS-PP).

O Conselho de Estado é um órgão consultivo do Presidente da República Portuguesa.

Compete-lhe, entre outros assuntos, pronunciar-se de forma não vinculativa sobre a dissolução da Assembleia da República e das Assembleias Legislativas das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, a demissão do Governo, declarações de guerra ou assinatura de acordos de paz.

É presidido pelo presidente da República e composto por membros por inerência, membros escolhidos pelo Presidente da República e membros eleitos pela Assembleia da República.

São membros do Conselho de Estado, por inerência, os antigos presidentes da República, o presidente da Assembleia da República, o primeiro-Ministro, o presidente do Tribunal Constitucional, o Provedor de Justiça, e os presidentes dos governos regionais dos Açores e da Madeira.

Carlos César foi anteriormente membro do Conselho de Estado por inerência das suas funções de presidente do governo regional dos Açores.

ZAP

PARTILHAR

36 COMENTÁRIOS

    • Espártaco Galaécio é o heterónimo de um português que cultiva princípios e valores… Que FOI OFICIAL MILICIANO durante a guerra colonial, a quem as informações que Manuel Alegre dava a partir de Argel foram muito úteis para orientar os militares seus subordinados a «aguentarem» uma guerra colonial sem matarem [anão ser estritamente em defesa das suas vidas ou da de de civis], cidadãos africanos que defendiam os seus direitos definidos na declaração universal dos direitos do homem), a protegerem as populações civis de atitudes selvagens e a NÃO MORREREM INUTILMENTE pelos caprichos de uma ditadura colonialista! Era preciso um tacto tremendo para conseguir simultaneamente estes 3 objectivos!
      Quantos «soldadinhos» regressaram vivos, sem virem «dentro da caixa de pinho)!
      Quanto à actual situação do país, pilhado por tanto pulha, em risco de ser descaracterizado nos seus valores éticos e culturais, tenho também de citar Manuel Alegre: «Pergunto ao vento que passa, notícias do meu país, E O VENTO CALA A DESGRAÇA, O VENTO NADA ME DIZ…»

  1. Para além do Manuel Alegre, já anda muita gente a pensar que foi traída pelo sr. que «perdeu as eleições e foi para primeiro-ministro»:
    O António José Seguro,o David Neeleman e o Humberto Pedrosa, o Pinto de Sousa e Rui Vitória (sim, esse).

  2. Essa ideia de traição não me parece que seja de Alegre, ele não comentou o caso dessa maneira. Traição por traição, Costa lança Sampaio da Nóvoa, Alegre apoio Maria de Belém. O que me parece é que talvez Manuel Alegre merecesse o lugar de presidente do PS, que é sobretudo um cargo honorífico, como foi com Almeida Santos, por exemplo. Seja como for, os grandes partidos (e os pequenos também, convenhamos) são sacos de gatos, com demasiados egos, cuja gestão é muito difícil de fazer.

    • Vá lá, Gungunhana… Conte aquele aforismo do africano, da víbora e do colonialista «vindo do leste, do lado do oceano Índico…

    • Ó minha grande B.E.S.T.A!!! Mais respeito! Manuel Alegre é um grande homem! Quanto ao Costa não sei, mas não tem o direito de lhe faltar ao respeito… a menos que seja racista… Nesse caso… Ainda é um maior B.E.S.T.A!!!

  3. O que é que este tipo com oitenta e não sei quantos anos quer? È pá vá para casa aquecer os pés a lareira e deixe o cargo para gente mais nova e mais capaz.

    • Ó meu anormal! Se não fosse o Alegre, assim como mais meia dúzia (incluindo Mário Soares) tu não estarias agora a fazer comentários de qualquer espécie. Respeita quem lutou para conquistar a nossa liberdade!

      • Soares? Alegre? A.Santos? Ou o Tito de Morais, Salgado Zenha ou Rui Mateus para eles todos?
        …e sem fundações nem empresas de fachada nem “negócios” de cordel!

  4. É de facto pena porque o senhor Alegre deve ter uma grande bagagem trazida de Argel ao serviço da URSS que utilizou contra os nossos soldados eu incluído, nas nossas lutas em África mas para quem ande atento certamente tem-se apercebido do namoro Costa/Carlos César sempre ao lado um do outro com um sorri-sozinho matreiro e é evidente que isto tinha de dar em casamento e para mais um golpe à Costa já começa a ser habitual e cai sempre bem no PS.

      • O “tino” com que aqui lavra verborreia a fio é como que se o dito tino lhe fugisse da cloaca para a boca…
        O que aqui escreveu, pelo menos, é contra todos os heróis membros da Associação de Deficientes das Forças Armadas de Portugal… Mas nem assim merece o epíteto de estúpido!

        • Não quis ofender ninguém, muito menos deficientes. As minhas palavras não foram as mais correctas e por isso peço desculpa. Mas que diz disparates diz…

  5. Mas o que é curioso é que, no meio de tantos comentários, ninguém reparou na fonte desta notícia. Um dos jornais com mais credibilidade do país (a par com o Correio da Manhã): O Sol. Se O Sol diz é porque é verdade! Ainda para mais refere-se a um (alegado) amigo e nem sequer tem qualquer declaração do próprio. Pudera! O Manuel Alegre não dá entrevistas as pasquins…

    Qualquer dia o Sol publica que já não há mais crise e vocês… acreditam! Patinhos…

    • Você não percebeu! Trata-se do que H.Roseta proferiu ao DN… Até já se sabe que o ‘SOL’ e o ‘I’ vão fechar e dar lugar a outros dois órgãos de informação… É que a questão não é da “espuma”, está na “correnteza” que vai inundando o meio político sem que nenhum ‘pacóvio’ observe que o que podes vir a fazer (SER) tem raízes no que fizeste (facada nas costas do Seguro)!
      Aguarde por dias de “facas longas” ora polvilhados de orgasmos extemporâneos quando o sorumbático Jerónimo quiser usar a sua batuta!

      • Até que faz sentido, BORDALO, resta saber até onde vai o alcance, agudeza, reportório, das “facas longas” e a suas
        isactas proveniências. Vá-se lá saber BORDALO. Mas lá que a politica é uma porca… E veja lá bem o I e o Sol! “Texeramal, texeramal”!
        Eu cá por mim prefiro ler banda desenhada do Tio Patinhas….

        • Será que o sentido é de mar bravo?
          Supondo que “isacto” resulta da mecânica de um qualquer exacto trambolhão… Certamente que todos entenderemos que se para Vexa a política “é uma porca” resta-lhe pouco para se entreter a fazer roscas enquanto não muda para 3d?!?

      • Segundo estes entendimentos Sol, e I, “fabricam” notícias segundo a cor que está no poder…
        Mas segundo o que meu entendimento estes jornais só vão à bola com laranja e azul… Haja ou não mudança de cadeiras.
        É a “literatura” que temos….

  6. Note-se que Manuel Alegre ainda nem abriu o bico!
    São tudo um diz que disse, mas afinal não disse. É o A, o B, ou C. que pensam ou dirão.
    Provavelmente até foi com a conivência do interessado! Afinal o homem já lá está há quantos anos?

    • Será que o sentido é de mar calmo?
      Supondo que “bico” resulta da mecânica de um qualquer pato… Então, certamente que todos entendemos que se para Vexa o Alegre deveria ‘denunciar’ qq coisa então justificam-se os bicos de pato que aqui traz calçados mas sinceramente não a imaginamos a fazer um ‘freefall’ (bodyboard)!

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …