Costa desconvida Alegre para pôr Carlos César no Conselho de Estado

SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

Manuel Alegre com António Costa

Manuel Alegre com António Costa

António Costa mudou de ideias: afinal, é Carlos César, presidente do Partido Socialista, que vai ser o número um da lista para o Conselho de Estado que reúne a esquerda parlamentar. Manuel Alegre confirma que chegou a ser convidado.

Marques Mendes tinha confirmado no domingo que o histórico socialista Manuel Alegre seria reconduzido ao órgão responsável por aconselhar o Presidente da República – algo que o mesmo confirma, tendo chegado mesmo a aceitar.

Só que, entretanto, António Costa mudou de ideias e escolheu antes Carlos César, presidente do PS e líder da bancada parlamentar.

A princípio era para ser eu. Mas parece que há uma tradição segundo a qual o número um da lista é sempre ou o secretário-geral do PS ou o presidente do partido”, refere Manuel Alegre ao Diário de Notícias. “Ora, o secretário-geral já está no Conselho de Estado. Assim, avançou o presidente do partido”.

Contactado pelo DN sobre a situação, Carlos César recusa fazer comentários: “O formato [da lista] foi comigo, os nomes são com o secretário-geral“.

Manuel Alegre integrava o órgão de aconselhamento do Presidente da República há vários anos, e via com bom grado o cenário de ser primeiro numa lista que juntaria personalidades de vários partidos.

“Por mim, fico contente que no meu lugar vá um representante do Bloco de Esquerda ou do PCP”, disse Alegre ao DN.

O histórico socialista fez do diálogo entre esquerdas uma das lutas da sua vida e chegou a reunir em torno de si o apoio do PS e do Bloco na sua candidatura presidencial de 2006.

Alegre foi um dos principais apoiantes da ascensão de António Costa à liderança do PS, sendo um entusiasta dos acordos à esquerda que permitem ao Primeiro-ministro ter apoio maioritário no Parlamento. Já Carlos César foi em 2010/2011 um dos principais apoiantes dentro do PS da segunda candidatura presidencial de Alegre.

A eleição para o Conselho de Estado de cinco personalidades escolhidas pelo Parlamento tem lugar esta sexta-feira, último dia de trabalho antes das férias de Natal, e o prazo para apresentar as listas – deverá haver uma para os partidos de esquerda e outra do PSD e CDS – termina amanhã.

Na lista da esquerda, o primeiro nome deverá ser o de Carlos César, seguindo-se uma personalidade indicada pelo Bloco de Esquerda (prevê-se que a escolha recaia sobre Francisco Louçã) e uma indicada pelo PCP – provavelmente Jerónimo de Sousa.

À direita – que terá dois eleitos -, o primeiro nome deverá ser o de Pinto Balsemão, que é assim reconduzido, e um nome do CDS, que Marques Mendes afirma poder não ser Paulo Portas.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. No meio de tanta desgraça que este “pocachinho” vai causar (mas que é bem feito para ver se os portugueses aprendem de uma vez que não há almoços grátis) pelo menos entrámos num período de humor negro ímpar na história do país – todos os dias me rio à fartazana com as idiotices desta nova sub-espécie de “socratinus criminosus” que o PS aconselhou ao país!

    Eu vou sofrer muito com o que o futuro nos trará, mas pelo menos tenho a compensação de saber que muitos dos tristes que nele votaram vão sofrer ainda muito mais (salvo os muitos que votaram só para terem tacho)

    Gozem agora a maravilhosa governação que queriam! As importantes medidas que vão defender os pobres! – e atenção – que os pobres para estes senhores são os funcionários públicos e os trabalhadores da TAP, CP e CARRIS – ou seja – os mais beneficiados dos trabalhadores por conta de outrém!!!!!!!!

    Se isto é ser de esquerda ……

RESPONDER

Neto de Moura também processou outros juízes

O juiz Neto de Moura apresentou uma participação crime contra os juízes do Tribunal de Loures que absolveram um agente da PSP num processo apresentado pelo magistrado em 2012. Após os polémicos acórdãos sobre casos de …

PCP incita Parlamento a condenar ciganofobia do PAN

O grupo parlamentar do PCP apresentou um voto de condenação no Parlamento, que será votado esta sexta-feira, sobre a “atitude discriminatória e xenófoba” de uma representante do PAN para com a comunidade cigana na Moita, …

Computadores da PSP não têm acesso a base de dados de criminosos

Milhares de computadores da PSP estão sem acesso ao Sistema Estratégico de Informações (SEI), que permite controlar e gerir toda a atividade operacional diária da polícia, incluindo registos de ocorrências e identificação de suspeitos. O Jornal …

Os nossos antepassados acasalaram com pelo menos 5 espécies diferentes

A análise genética revelou que os ancestrais dos humanos modernos cruzaram com pelo menos cinco grupos humanos arcaicos diferentes quando se mudaram da África e passaram pela Eurásia. Embora dois dos grupos arcaicos sejam conhecidos atualmente …

A Loja do Gato Preto

Loja do Gato Preto suspeita de envolvimento em esquema de contrabando

Os sócios da Loja do Gato Preto e vários funcionários da empresa são arguidos numa investigação relacionada com suspeitas de contrabando e falsificação de documentos, no âmbito de importações de utensílios de mesa e cozinha …

PS alarga fosso em relação ao PSD (mas ainda está longe da maioria absoluta)

O PS segue destacado nas intenções de voto relativas às próximas legislativas, alargando o fosso em relação ao PSD de Rui Rio para quase 14 pontos percentuais, segundo a sondagem da Aximage divulgada esta sexta-feira. De …

Desde a saúde ao trabalho, quase 170 diplomas em votação no último dia do Parlamento

Parlamento realiza o seu último dia de votações antes das férias de verão, uma “maratona” para votar 59 projetos de lei, 19 propostas de lei do Governo e 90 projetos e propostas de resolução. O parlamento …

Inteligência artificial criou uma nova vacina contra a gripe sozinha (e é melhor do que as atuais)

Uma inteligência artificial criada pela Universidade de Flinders, na Austrália, desenvolveu, sozinha, uma nova vacina para a gripe. Apelidada de “SAM” (sigla em inglês para “Algoritmos Inteligentes para Descobertas Médicas”), a tecnologia criou uma medicação tão …

Greve de técnicos superiores de diagnóstico vai dificultar realização de análises ou exames esta sexta-feira

Os técnicos superiores de diagnóstico paralisam, pela segunda sexta-feira consecutiva, e vão protestar na Assembleia da República, onde tencionam "acompanhar de perto" a votação de um projeto de resolução do PSD. Os técnicos prometem paralisar …

PSD promete congelar o número de funcionários públicos (para lhes pagar melhor)

O PSD afirmou esta quinta-feira que existe margem no seu cenário macroeconómico para atualizar salários pelo menos à taxa da inflação, e que utilizará o excedente de 800 milhões de euros para valorização remuneratória dos …