Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana.

O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a equipa da Universidade de Liverpool, a máquina tem dimensões humanóides e trabalha num laboratório comum. No entanto, ao contrário de um ser humano, este robô de 400 kg tem uma “paciência infinita”: trabalha durante mais de 21 horas por dia e só faz uma pausa para recarregar a bateria.

Esta nova tecnologia, descrita num novo artigo científico publicado na Nature, consegue lidar com problemas de escala e complexidade que estão além do alcance humano. Ao contrário de um cientista comum, este robô autónomo consegue encontrar materiais para produção de energia limpa ou novas formulações de medicamentos, através da pesquisa de espaços químicos inexplorados.

Apesar de os robôs já terem sido usados em pesquisas químicas, normalmente são associados a uma só experiência. Este robô é móvel e consegue circular pelo laboratório, realizando uma ampla gama de tarefas diferentes.

A equipa, citada pelo portal EurekAlert, explicou que este robô-cientista realiza 688 experiências em 8 dias, trabalhando durante 172 horas. Para isso, realiza 319 movimentos, 6.500 manipulações e percorre uma distância total de 2,17 km.

O robô realiza todas as tarefas da experiência: pesa sólidos, distribui líquidos, remove ar, executa a reação catalítica e quantifica os produtos da reação.

O cérebro do robô usa um algoritmo para decidir que experiência deve ser realizada. Esta tecnologia já levou a máquina a descobrir, autonomamente, um catalisador seis vezes mais ativo, sem orientação adicional da equipa de investigadores.

“O maior desafio foi tornar o sistema robusto. Para trabalhar de forma autónoma durante vários dias, realizando milhares de manipulações delicadas, a taxa de falhas de cada tarefa necessita de ser muito reduzida”, explicou Benjamin Burger, da universidade britânica.

“Esta não é apenas uma máquina de laboratório. É um novo membro da equipa superpoderosa que ajuda a libertar tempo para que os cientistas humanos pensem criativamente”, rematou professor do Departamento de Química e Inovação em Materiais, Andrew Cooper.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Governo dá sete milhões às escolas para compra de material de proteção

O Ministério da Educação disponibilizou cerca de sete milhões de euros para as escolas comprarem máscaras e outros materiais e equipamentos de proteção individual contra a covid-19. Concretamente no que respeita às máscaras, o Ministério da …

Internamentos voltam a descer. Portugal regista 949 novos casos e 28 mortes

Portugal registou esta sexta-feira 949 novos casos de infeção por covid-19 e mais 28 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde, nas …

Papa inicia hoje visita ao Iraque como "peregrino da paz"

O Papa Francisco inicia hoje uma visita de quatro dias ao Iraque, a primeira de um papa a um país muçulmano de maioria xiita, numa missão em que se apresenta como "peregrino da paz". "Venho como …

Novo Banco. Carlos Costa pede para ser ouvido por videoconferência devido à sua idade e saúde

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, pediu à comissão de inquérito sobre o Novo Banco para ser ouvido remotamente, por videoconferência, devido à sua idade e fragilidades de saúde, segundo informação enviada …

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês já está traçado

O futuro dos 28 arguidos da Operação Marquês, incluindo o do antigo primeiro-ministro José Sócrates e o do banqueiro Ricardo Salgado, está decidido. Uma fonte judicial adiantou ao Expresso que só o juiz Ivo Rosa conhece …

Portugal "não está livre de uma quarta vaga" de contágios quando desconfinar

Na quarta-feira, Graça Freitas admitiu que Portugal pode voltar a enfrentar uma nova vaga da pandemia de covid-19 nos próximos meses. O epidemiologista Manuel Carmo Gomes repete o alerta da diretora-geral da Saúde. Portugal pode enfrentar …

PCP propõe estender moratórias por seis meses. BE quer ouvir Centeno

O PCP quer estender as moratórias bancárias, que vão terminar dentro de algumas semanas, por seis meses. O Bloco de Esquerda entregou um requerimento, com carácter de urgência, para ouvir o Governador do Banco de …

Plano de desconfinamento tem várias velocidades, mas não tem datas

O primeiro esboço do plano de desconfinamento já chegou a São Bento e será apresentado na reunião do Infarmed, marcada para a próxima segunda-feira. A equipa de peritos - liderada por Óscar Felgueiras, da ARS/Norte, e …

A Islândia foi atingida por 17 mil terramotos na semana passada (e uma erupção pode estar iminente)

Mesmo para uma ilha vulcânica acostumada a tremores ocasionais, esta foi uma semana incomum para a Islândia. De acordo com o Escritório Meteorológico da Islândia, cerca de 17 mil terramotos atingiram a região sudoeste de …

Átomo extinto revela segredos da infância do Sistema Solar

Usando o átomo extinto nióbio-92, uma equipa de investigadores da ETH Zurich, na Suíça, conseguiu explicar eventos do início do sistema solar com a maior precisão de sempre. Se um átomo de um elemento químico tiver um …