Investigadores desenvolvem robô-cientista (e já descobriu um novo catalisador)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Liverpool, no Reino Unido, construiu um robô-cientista móvel inteligente, que realiza experiências sem ajuda humana.

O novo robô-cientista toma decisões sozinho e já descobriu um novo catalisador. Segundo a equipa da Universidade de Liverpool, a máquina tem dimensões humanóides e trabalha num laboratório comum. No entanto, ao contrário de um ser humano, este robô de 400 kg tem uma “paciência infinita”: trabalha durante mais de 21 horas por dia e só faz uma pausa para recarregar a bateria.

Esta nova tecnologia, descrita num novo artigo científico publicado na Nature, consegue lidar com problemas de escala e complexidade que estão além do alcance humano. Ao contrário de um cientista comum, este robô autónomo consegue encontrar materiais para produção de energia limpa ou novas formulações de medicamentos, através da pesquisa de espaços químicos inexplorados.

Apesar de os robôs já terem sido usados em pesquisas químicas, normalmente são associados a uma só experiência. Este robô é móvel e consegue circular pelo laboratório, realizando uma ampla gama de tarefas diferentes.

A equipa, citada pelo portal EurekAlert, explicou que este robô-cientista realiza 688 experiências em 8 dias, trabalhando durante 172 horas. Para isso, realiza 319 movimentos, 6.500 manipulações e percorre uma distância total de 2,17 km.

O robô realiza todas as tarefas da experiência: pesa sólidos, distribui líquidos, remove ar, executa a reação catalítica e quantifica os produtos da reação.

O cérebro do robô usa um algoritmo para decidir que experiência deve ser realizada. Esta tecnologia já levou a máquina a descobrir, autonomamente, um catalisador seis vezes mais ativo, sem orientação adicional da equipa de investigadores.

“O maior desafio foi tornar o sistema robusto. Para trabalhar de forma autónoma durante vários dias, realizando milhares de manipulações delicadas, a taxa de falhas de cada tarefa necessita de ser muito reduzida”, explicou Benjamin Burger, da universidade britânica.

“Esta não é apenas uma máquina de laboratório. É um novo membro da equipa superpoderosa que ajuda a libertar tempo para que os cientistas humanos pensem criativamente”, rematou professor do Departamento de Química e Inovação em Materiais, Andrew Cooper.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Miguel Oliveira em segundo lugar no GP da Alemanha de MotoGP

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) terminou hoje na segunda posição o Grande Prémio da Alemanha de MotoGP, oitava prova do Mundial de velocidade de motociclismo, vencida pelo espanhol Marc Márquez (Honda). Miguel Oliveira, que partiu …

Mais três mortos e 941 novos casos de covid nas últimas 24 horas

Portugal voltou a registar nas últimas 24 horas uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 941 casos, e três mortes associadas à covid-19, segundo a Direção-Geral da Saúde. O boletim epidemiológico …

"Cemitério verde". Estado de Oregon irá permitir (brevemente) a compostagem de corpos humanos

O estado de Oregon tornou-se o terceiro dos Estados Unidos a legalizar um novo processo de compostagem do corpo humano. A governadora do Oregon, Kate Brown, aprovou o projeto de lei que irá permitir o sepultamento …

Responsável pelo RGPD demitido por Medina trabalhava há 33 anos na Câmara de Lisboa

O encarregado de proteção de dados da Câmara Municipal de Lisboa, que o presidente Fernando Medina exonerou devido à polémica da partilha de dados de ativistas com a embaixada da Rússia, trabalhava na autarquia há …

Portugal quase a entrar na "zona vermelha de risco". Variante Delta prevalece em Lisboa e Vale do Tejo

A região de Lisboa está sobre pressão há algumas semanas, mas o resto do país também está prestes a entrar numa situação epidemiológica menos boa. A incidência nacional encontra-se próxima dos 120 casos por 100 …

Pandemia continua a "empurrar" reclusos para fora das grades. Já saíram 2850

As cadeias portuguesas continuam a soltar reclusos que ainda não cumpriram toda a pena, numa altura em que não existem praticamente casos de infecção por covid-19 no sistema prisional. O regime especial de perdão das penas, …

Condutor de carrinha atropela participantes em desfile LGBT (e faz um morto)

O condutor de uma carrinha atropelou pessoas que desfilavam numa marcha de "orgulho gay" em Wilton Manors, perto de Fort Lauderdale na Florida, causando pelo menos um morto e ferindo outra. As autoridades estão ainda a …

Descoberta "pequena Pompeia" no sótão de um antigo cinema em Verona

Arqueólogos descobriram uma "Pompeia em miniatura" no sótão de um antigo cinema no centro histórico da cidade italiana de Verona. Segundo a agência italiana Ansa, autoridades da Superintendência de Arqueologia, Belas Artes e Paisagismo de Verona, …

Colapso de escola na Bélgica matou afinal quatro portugueses

As autoridades belgas confirmaram este domingo a morte de cinco pessoas, entre as quais quatro portugueses, no desabamento de uma escola em obras na cidade de Antuérpia. No balanço de sábado, as autoridades belgas registaram mais …

Chega e IL dizem que cerco na AML é "inconstitucional". Ventura recorre ao Supremo Tribunal Administrativo

André Ventura, líder do Chega, contestou a decisão do Governo de limitar a circulação na AML. Considerando que a medida é inconstitucional, entregou uma "Intimação para proteção de direitos, liberdade e garantias" no Supremo Tribunal …