Desenhos e aguarelas de Hitler vendidos por 400 mil euros

2

auktionshausweidler.de

Aguarela de Adolf Hitler, 1916

Aguarela de Adolf Hitler, 1916

Aguarelas e desenhos pintados por Adolf Hitler há cerca de cem anos foram vendidos este fim-de-semana em leilão por cerca de 400 mil euros.

A obra mais cara foi vendida a um comprador chinês por cem mil euros, anunciou a casa de leilões Weidler, situada em Nuremberga, de acordo com a agência de notícias alemã DPA.

A aguarela representa o castelo de Neuschawanstein, na Baviera, mandado construir pelo rei Luís II, e que a silhueta adoptada como logotipo pelos estúdios Disney celebrizou em todo o mundo.

Todas as outras obras vendidas, realizadas em 1904 e 1922 e maioritariamente da autoria de Hitler, encontraram comprador.

A casa de leilões preservou a identidade dos compradores, que quiseram manter-se anónimos, mas adiantou que são provenientes do Brasil, dos Emirados Árabes Unidos, de França e da Alemanha.

Quando era jovem, Adolf Hitler tentou inscrever-se na Academia de Artes de Viena, mas a sua candidatura foi rejeitada devido à falta de talento. No entanto, o mais tarde ditador continuou a pintar, copiando cenas de postais que vendia a turistas.

Os especialistas consideram que as obras de Hitler são medíocres e geralmente as grandes leiloeiras recusam-se a vendê-las.

Na Alemanha, a venda das obras de Hitler é autorizada, desde que não inclua símbolos nazis.

/Lusa

2 Comments

  1. Serão mesmo da sua autoria? Ou usurpou as pinturas de outra pessoa? Com a mente doentia que tinha, é impossível ser artista seja do que for!!

  2. Sem dúvida. Hitler em determinada altura da sua vida,gostava de pintar.Nao foi excepcional, mas razoável com os pincéis. As suas produções têm valor, não pela arte em si, mas pela personagem que o autor representou.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.