/

População desempregada subiu 11%. Desemprego não era tão alto desde 2020

Paulo Novais / Lusa

Taxa de desemprego ao longo primeiro trimestre do ano subiu para 7,2%. Era 5,8% há apenas meio ano.

Os sinais já tinham começado a surgir há algum tempo e os números mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmam: o desemprego está a subir em Portugal.

No relatório publicado nesta quarta-feira, o INE estima uma taxa de desemprego de 7,2% ao longo do primeiro trimestre deste ano.

No trimestre anterior, o último de 2022, essa taxa era de 6,5%. E, se recuarmos ao primeiro trimestre do ano passado, a diferença é evidente: o desemprego estava nos 5,9%, ou seja, menos 1,3%.

E há outra contabilidade importante a fazer: em apenas meio ano, a taxa de desemprego passou de 5,8% (Setembro de 2022) para os actuais 7,2%. É uma subida ainda maior, de 1,4%.

O portal Dinheiro Vivo sublinha que esta taxa de desemprego em Portugal é a mais elevada desde o final de 2020, ano claramente condicionado pela pandemia. Na altura, no último trimestre desse ano, era 7,3%.

Em números absolutos, a subida percentual é ainda mais considerável: subida de 11% no total de pessoas desempregadas, em relação ao trimestre anterior; e mais 23% em relação ao primeiro trimestre do ano passado. Há agora cerca de 380 mil pessoas sem emprego (e inscritas no Instituto do Emprego e Formação Profissional).

A população empregada também subiu, mas apenas 0,4%, comparando com o trimestre anterior. 4.9 milhões de pessoas têm emprego.

Estas duas subidas podem estar relacionadas com este facto: há menos pessoas inactivas, com no mínimo 16 anos. São agora 3.5 milhões de pessoas, numa subida de 1,6% em relação a Março de 2022.

O “fim de festa” no mercado de trabalho já tinha deixado sinais na União Europeia, com avisos para a provável subida do desemprego ao longo dos próximos meses.

São números que devem ser acompanhados com atenção nos próximos meses, alertava-se ainda em Março.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.