Desemprego não estava tão baixo há 6 anos e meio

BiblioArchives / LibraryArchives / Flickr

-

A taxa de desemprego terá ficado inalterada em junho nos 11,2%, depois de a estimativa definitiva da taxa de desemprego para maio ter sido revista em menos 0,4 pontos percentuais face à estimativa provisória.

De acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego terá assim recuado 0,9 pontos percentuais em junho relativamente ao mesmo mês de 2015.

“A estimativa provisória da população desempregada para junho de 2016 foi de 568,8 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 0,7% face ao valor definitivo obtido para maio de 2016 (menos 4,0 mil pessoas)”, refere a nota do INE.

Embora a taxa  de desemprego se mantenha aparentemente inalterada, a situação está melhor do que se pensava há um mês, explica o Jornal de Negócios.

Este é o valor mais baixo em seis anos e meio. Fica abaixo do objectivo do Governo para este ano, colocado em 11,4%, e representa menos 76 mil portugueses registados como desempregados.

De acordo com o INE, em junho, a taxa de desemprego das mulheres foi de 11,5% (11,4% em maio) e a dos homens foi 10,9% (11,1% em maio).

A taxa de desemprego dos jovens situou-se por sua vez nos em 27,2% (uma descida face aos 28,1% do mês anterior) e a dos adultos manteve-se nos 9,9%.

Taxa de emprego sobe também

A estimativa provisória da população empregada, por sua vez, foi de 4.532,3 mil pessoas, reflectindo um aumento de 0,2% em relação ao mês anterior, sinaliza ainda o INE.

Este aumento coloca a taxa de emprego em Portugal nos 58,1%, o significa que em relação a Maio há mais 7,7 mil pessoas com trabalho.

Nestas estimativas foi considerada a população dos 15 aos 74 anos e os valores foram previamente ajustados de sazonalidade.

Espanha no valor mais baixo desde 2010

Também a economia espanhola, indiferente à crise que mantém o país sem governo há 9 meses, continua criar emprego.

Segundo os dados revelados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol, nos últimos 12 meses, 574.300 desempregados voltaram ao mundo laboral.

O jornal Expresso, por seu turno, salienta que Espanha registou um aumento de  271 mil pessoas empregadas no segundo trimestre de 2016, reduzindo a taxa de desemprego para 20% – o nível mais baixo desde o verão de 2010.

Esta é a segunda maior taxa de desemprego da zona Euro, apenas ultrapassada pela da Grécia, com 24% de desempregados.

O número total de desempregados em Espanha é assustador – 4.574.700 pessoas não têm emprego no país vizinho – ainda assim, menos 216 mil do que no trimestre anterior.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que eu saiba a taxa mantem-se desde o final do ano passado e pelas promessas e condenações dos partidos da atual governação já teria por dever ter descido uma vez que segundo afirmavam este era um dos seus cavalos de batalha, uma vez o verão passado vamos ver se pelo contrário não irá aumentar com o fim de alguns empregos sazonais.

  2. Óh verparacrer. Podiamos extinguir o INE e tu arrotavas as taxas e estatísticas e essas coisas todas que só tu sabes. Poupava-se guito e um transplante de fígado (o teu)

RESPONDER

Tribunal Arbitral do Desporto mantém jogo à porta fechada na Luz

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) considerou improcedente o recurso do Benfica ao castigo de disputar um jogo à porta fechada, uma decisão que vai ser alvo de recurso do clube. Fonte oficial do Benfica confirmou, …

Portugal tem taxas de mortalidade por AVC superiores a todos os países da Europa ocidental

Segundo um estudo recente da Sociedade Portuguesa de Cardiologia, “Portugal ocupa apenas a 25.ª posição (em 51 países) entre as mulheres e a 28.ª posição entre os homens, com mortalidades superiores às de todos os …

Salvini renuncia à imunidade parlamentar e quer ser levado à Justiça

Matteo Salvini, investigado por ter impedido o desembarque de migrantes, quer renunciar à imunidade parlamentar e ser julgado. A poucos dias das eleições regionais, esta é uma oportunidade do ex-ministro do Interior voltar a conquistar …

Afinal, cancro e doenças cardíacas podem ser contagiosos

Na escola, aprendemos que só podemos apanhar certas doenças, como a gripe, através de outras pessoas. Porém, um novo estudo defende que muitas "doenças não transmissíveis", como a maioria dos cancros e doenças cardíacas, às …

Davos comemora 50 anos entre o apocalipse climático e um fraco crescimento económico

O Fórum Económico Mundial comemora este ano o seu 50º aniversário. O evento decorre sob o signo das alterações climáticas e da necessidade de transformar a economia. Davos, na Suíça, recebe esta semana mais um Fórum …

Precários da RTP entregam suplemento para a memória à ministra do Trabalho

Os trabalhadores precários da RTP entregaram esta segunda-feira uma carta e uma caixa de "Cerebrum Forte", um suplemento para a memória, à ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. De acordo com o Expresso, que avança …

Governo está a "tomar medidas" para responder ao novo vírus mortal que vem da China

Portugal está a acompanhar "com grande atenção" o fenómeno de propagação do novo vírus mortal que surgiu na China. A garantia é dada pela ministra da Saúde, Marta Temido, que assegura que estão já a …

Revelada a identidade do novo líder do Estado Islâmico

Um dos membros fundadores do Estado Islâmico, Amir Mohammed Abdul Rahman al-Mawli al-Salbi, foi confirmado por vários serviços de inteligência como novo líder do grupo terrorista. Após a morte de Al Baghdadi numa operação norte-americana na …

Polícias em protesto em Braga, Porto e Lisboa. Esperam um sinal de apoio de Marcelo

Elementos da PSP e da GNR realizam esta terça-feira protestos em simultâneo em Braga, Lisboa e Faro, numa ação convocada pelos sindicatos, enquanto o Movimento Zero (M0) inicia uma vigília nos aeroportos portugueses. Organizadas por sete …

Investigação confirma que avião ucraniano foi abatido por dois mísseis iranianos

Um relatório de investigação preliminar da Organização de Aviação Civil Iraniana (CAO) acaba de confirmar que foram lançados dois mísseis contra o Boeing 737 da Ukraine International Airlines, abatido a 8 de janeiro pelas forças …