Desemprego não estava tão baixo há 6 anos e meio

BiblioArchives / LibraryArchives / Flickr

-

A taxa de desemprego terá ficado inalterada em junho nos 11,2%, depois de a estimativa definitiva da taxa de desemprego para maio ter sido revista em menos 0,4 pontos percentuais face à estimativa provisória.

De acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego terá assim recuado 0,9 pontos percentuais em junho relativamente ao mesmo mês de 2015.

“A estimativa provisória da população desempregada para junho de 2016 foi de 568,8 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 0,7% face ao valor definitivo obtido para maio de 2016 (menos 4,0 mil pessoas)”, refere a nota do INE.

Embora a taxa  de desemprego se mantenha aparentemente inalterada, a situação está melhor do que se pensava há um mês, explica o Jornal de Negócios.

Este é o valor mais baixo em seis anos e meio. Fica abaixo do objectivo do Governo para este ano, colocado em 11,4%, e representa menos 76 mil portugueses registados como desempregados.

De acordo com o INE, em junho, a taxa de desemprego das mulheres foi de 11,5% (11,4% em maio) e a dos homens foi 10,9% (11,1% em maio).

A taxa de desemprego dos jovens situou-se por sua vez nos em 27,2% (uma descida face aos 28,1% do mês anterior) e a dos adultos manteve-se nos 9,9%.

Taxa de emprego sobe também

A estimativa provisória da população empregada, por sua vez, foi de 4.532,3 mil pessoas, reflectindo um aumento de 0,2% em relação ao mês anterior, sinaliza ainda o INE.

Este aumento coloca a taxa de emprego em Portugal nos 58,1%, o significa que em relação a Maio há mais 7,7 mil pessoas com trabalho.

Nestas estimativas foi considerada a população dos 15 aos 74 anos e os valores foram previamente ajustados de sazonalidade.

Espanha no valor mais baixo desde 2010

Também a economia espanhola, indiferente à crise que mantém o país sem governo há 9 meses, continua criar emprego.

Segundo os dados revelados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol, nos últimos 12 meses, 574.300 desempregados voltaram ao mundo laboral.

O jornal Expresso, por seu turno, salienta que Espanha registou um aumento de  271 mil pessoas empregadas no segundo trimestre de 2016, reduzindo a taxa de desemprego para 20% – o nível mais baixo desde o verão de 2010.

Esta é a segunda maior taxa de desemprego da zona Euro, apenas ultrapassada pela da Grécia, com 24% de desempregados.

O número total de desempregados em Espanha é assustador – 4.574.700 pessoas não têm emprego no país vizinho – ainda assim, menos 216 mil do que no trimestre anterior.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que eu saiba a taxa mantem-se desde o final do ano passado e pelas promessas e condenações dos partidos da atual governação já teria por dever ter descido uma vez que segundo afirmavam este era um dos seus cavalos de batalha, uma vez o verão passado vamos ver se pelo contrário não irá aumentar com o fim de alguns empregos sazonais.

  2. Óh verparacrer. Podiamos extinguir o INE e tu arrotavas as taxas e estatísticas e essas coisas todas que só tu sabes. Poupava-se guito e um transplante de fígado (o teu)

RESPONDER

Esta é a cidade com mais Alzheimer do mundo (e a culpa é de uma estranha mutação genética)

Na Colômbia, os habitantes da cidade de Yarumal parecem estar condenados a uma maldição que os faz esquecerem-se da sua vida, morrendo pouco tempo depois do início dos sintomas. Milhares de pessoas, pertencentes a apenas 25 …

Idosa de 93 anos recuperou de Covid-19 (e há 6 crianças em estado grave no Dona Estefânia)

Uma mulher de 93 anos que esteve internada em Lisboa, com Covid-19, recuperou da infecção ao cabo de 11 dias. Enquanto isso, há seis crianças com idades entre 4 meses e 17 anos que estão …

"Grande erro" da Europa é não usar máscaras, considera especialista chinês

George Gao, diretor dos Centros de Controlo e Proteção de Doenças da China (CDC), considera que o "grande erro" da Europa no combate à pandemia de covid-19 é o facto de as pessoas não usarem …

Obama critica Trump. "Cada um de nós deve exigir mais dos nossos líderes"

O ex-Presidente norte-americano, Barack Obama, considerou esta terça-feira que o seu sucessor, Donald Trump, ignorou os avisos sobre os riscos de uma pandemia do novo coronavírus, e recordou o mesmo comportamento quanto às alterações climáticas, …

Covid-19. Hotel cinco estrelas na Austrália vai acolher sem-abrigo

A Austrália vai levar a cabo um projeto piloto que visa retirar das ruas alguns sem-abrigo e transferi-los para hotéis de luxo, protegendo-os assim do novo coronavírus oriundo da China (Covid-19).  O projeto, Hotels With Heart, …

Red Bull equacionou infeção voluntária dos seus pilotos

Um responsável da Red Bull admitiu que propôs aos pilotos da marca austríaca, que participa no Mundial de Fórmula 1, uma estratégia de infeção voluntária de covid-19, visando ficarem imunes no início da temporada. Helmut Marko …

TAP avança com lay-off para 90% dos trabalhadores (e reduz atividade para cinco voos semanais)

Numa mensagem enviada aos seus funcionários, a TAP revelou que vai mesmo avançar com um processo de 'lay-off' para 90% dos trabalhadores e com a redução do período normal de trabalho em 20% para os …

Estado vai devolver 3 mil milhões em reembolsos do IRS

O Estado vai devolver 3 mil milhões de euros aos contribuintes em reembolsos do IRS, cuja entrega arranca esta quarta-feira e se estende até 30 de junho. A informação foi avançada pelo ministro de Estado, …

Há quatro infetados no sistema prisional. Estão todos em isolamento domiciliário

O Ministério da Justiça revelou esta terça-feira que aumentou para quatro o número de infetados com covid-19 no sistema prisional e que estão todos em isolamento domiciliário segundo indicação da saúde pública. Em comunicado, o Ministério …

Sousa Cintra diz que Rafael Leão "não ficou no Sporting porque foi apertado"

Sousa Cintra, ex-líder da SAD do Sporting no tempo da Comissão de Gestão, lamenta a rescisão do jogador Rafael Leão, considerando que "ele não continuou porque foi apertado". O jovem jogador foi, recentemente, condenado a …