Desemprego não estava tão baixo há 6 anos e meio

BiblioArchives / LibraryArchives / Flickr

-

A taxa de desemprego terá ficado inalterada em junho nos 11,2%, depois de a estimativa definitiva da taxa de desemprego para maio ter sido revista em menos 0,4 pontos percentuais face à estimativa provisória.

De acordo com os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), a taxa de desemprego terá assim recuado 0,9 pontos percentuais em junho relativamente ao mesmo mês de 2015.

“A estimativa provisória da população desempregada para junho de 2016 foi de 568,8 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 0,7% face ao valor definitivo obtido para maio de 2016 (menos 4,0 mil pessoas)”, refere a nota do INE.

Embora a taxa  de desemprego se mantenha aparentemente inalterada, a situação está melhor do que se pensava há um mês, explica o Jornal de Negócios.

Este é o valor mais baixo em seis anos e meio. Fica abaixo do objectivo do Governo para este ano, colocado em 11,4%, e representa menos 76 mil portugueses registados como desempregados.

De acordo com o INE, em junho, a taxa de desemprego das mulheres foi de 11,5% (11,4% em maio) e a dos homens foi 10,9% (11,1% em maio).

A taxa de desemprego dos jovens situou-se por sua vez nos em 27,2% (uma descida face aos 28,1% do mês anterior) e a dos adultos manteve-se nos 9,9%.

Taxa de emprego sobe também

A estimativa provisória da população empregada, por sua vez, foi de 4.532,3 mil pessoas, reflectindo um aumento de 0,2% em relação ao mês anterior, sinaliza ainda o INE.

Este aumento coloca a taxa de emprego em Portugal nos 58,1%, o significa que em relação a Maio há mais 7,7 mil pessoas com trabalho.

Nestas estimativas foi considerada a população dos 15 aos 74 anos e os valores foram previamente ajustados de sazonalidade.

Espanha no valor mais baixo desde 2010

Também a economia espanhola, indiferente à crise que mantém o país sem governo há 9 meses, continua criar emprego.

Segundo os dados revelados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística espanhol, nos últimos 12 meses, 574.300 desempregados voltaram ao mundo laboral.

O jornal Expresso, por seu turno, salienta que Espanha registou um aumento de  271 mil pessoas empregadas no segundo trimestre de 2016, reduzindo a taxa de desemprego para 20% – o nível mais baixo desde o verão de 2010.

Esta é a segunda maior taxa de desemprego da zona Euro, apenas ultrapassada pela da Grécia, com 24% de desempregados.

O número total de desempregados em Espanha é assustador – 4.574.700 pessoas não têm emprego no país vizinho – ainda assim, menos 216 mil do que no trimestre anterior.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Que eu saiba a taxa mantem-se desde o final do ano passado e pelas promessas e condenações dos partidos da atual governação já teria por dever ter descido uma vez que segundo afirmavam este era um dos seus cavalos de batalha, uma vez o verão passado vamos ver se pelo contrário não irá aumentar com o fim de alguns empregos sazonais.

  2. Óh verparacrer. Podiamos extinguir o INE e tu arrotavas as taxas e estatísticas e essas coisas todas que só tu sabes. Poupava-se guito e um transplante de fígado (o teu)

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …