A taxa de desemprego não para de cair

José Sena Goulão / Lusa

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou hoje que a taxa de desemprego de janeiro se fixou nos 7,9%, valor mínimo desde julho de 2004, estimando para fevereiro uma nova descida para os 7,8%.

Um ano antes, em janeiro de 2017, a taxa de desemprego era de 10,1%, segundo o INE.

O valor definitivo apurado para janeiro representa uma descida de 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior, menos 0,5 pontos percentuais em relação a três meses antes e menos 2,2 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2017.

A taxa de desemprego jovem (15-24 anos), por sua vez, situou-se nos 22,1% em janeiro, baixando face aos 23% de dezembro, com o INE a estimar uma manutenção deste valor em janeiro.

Já a taxa de desemprego nos adultos aumentou uma décima para os 7,1%, estimando-se também uma manutenção deste valor em fevereiro.

A população desempregada de janeiro foi estimada em 409,4 mil pessoas, tendo diminuído 0,7% em relação ao mês precedente (menos 3 mil pessoas), enquanto a população empregada foi estimada em 4.777,8 mil pessoas, tendo aumentado 0,1% (mais 6,4 mil pessoas) face ao mês anterior.

// Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Estão a contar com os DESEMPREGADOS colocados em várias instituições com contratos de meses, claro! Mas todos esses Trabalhadores CONTINUAM DESEMPREGADOS. Pagam-lhes o passe social, subsídio de alimentação e cerca de 80 euros mensais para estarem a trabalhar como um FUNCIONÁRIO PÚBLICO, das 9 às 17 horas de segunda a sexta… Não atirem com areia para os olhos das pessoas, não andem a enganar quem não está por dentro da situação!

      • Olha… este bruto não sabia o programa de ocupação dos desempregados
        Daí os comentários que costumas fazer por aqui.

    • Infelizmente a situação ainda é pior.
      Todo desempregado que é aceite num curso de formação ou especialização profissional é considerado não desempregado (não é empregado!)
      Se uma pessoa ao fim de algum tempo não renovar a sua inscrição mo IEFP (o que acontece principalmente com as pessoas mais velhas que vão sobrevivendo em “biscateadas”) é não ativa e portanto também não desempregada.
      A realidade é que pessoas a precisarem de empregos “normais” e regulares deverá estar muito próximo do dobro…

RESPONDER

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …