A taxa de desemprego não para de cair

José Sena Goulão / Lusa

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou hoje que a taxa de desemprego de janeiro se fixou nos 7,9%, valor mínimo desde julho de 2004, estimando para fevereiro uma nova descida para os 7,8%.

Um ano antes, em janeiro de 2017, a taxa de desemprego era de 10,1%, segundo o INE.

O valor definitivo apurado para janeiro representa uma descida de 0,1 pontos percentuais face ao mês anterior, menos 0,5 pontos percentuais em relação a três meses antes e menos 2,2 pontos percentuais face ao mesmo mês de 2017.

A taxa de desemprego jovem (15-24 anos), por sua vez, situou-se nos 22,1% em janeiro, baixando face aos 23% de dezembro, com o INE a estimar uma manutenção deste valor em janeiro.

Já a taxa de desemprego nos adultos aumentou uma décima para os 7,1%, estimando-se também uma manutenção deste valor em fevereiro.

A população desempregada de janeiro foi estimada em 409,4 mil pessoas, tendo diminuído 0,7% em relação ao mês precedente (menos 3 mil pessoas), enquanto a população empregada foi estimada em 4.777,8 mil pessoas, tendo aumentado 0,1% (mais 6,4 mil pessoas) face ao mês anterior.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Estão a contar com os DESEMPREGADOS colocados em várias instituições com contratos de meses, claro! Mas todos esses Trabalhadores CONTINUAM DESEMPREGADOS. Pagam-lhes o passe social, subsídio de alimentação e cerca de 80 euros mensais para estarem a trabalhar como um FUNCIONÁRIO PÚBLICO, das 9 às 17 horas de segunda a sexta… Não atirem com areia para os olhos das pessoas, não andem a enganar quem não está por dentro da situação!

      • Olha… este bruto não sabia o programa de ocupação dos desempregados
        Daí os comentários que costumas fazer por aqui.

    • Infelizmente a situação ainda é pior.
      Todo desempregado que é aceite num curso de formação ou especialização profissional é considerado não desempregado (não é empregado!)
      Se uma pessoa ao fim de algum tempo não renovar a sua inscrição mo IEFP (o que acontece principalmente com as pessoas mais velhas que vão sobrevivendo em “biscateadas”) é não ativa e portanto também não desempregada.
      A realidade é que pessoas a precisarem de empregos “normais” e regulares deverá estar muito próximo do dobro…

RESPONDER

“Não queremos estragar a nossa joia da coroa“. Governo pode limitar acesso da Peneda-Gerês

O Secretário de Estado da Conservação da Natureza concorda com os autarcas, sobre o impacto positivo do turismo para as populações, mas nota que o sucesso do PNPG não pode pôr em causa os valores …

Fome e seca levam milhares de angolanos a fugirem para a Namíbia

A fome provocada pela seca extrema na província de Cunene, no sul de Angola, está a levar milhares de pessoas a fugir para a Namíbia. "A estiagem provocou a rutura de 'stocks' alimentares das comunidades e …

Governo britânico confirma Portugal na “lista verde” de viagens. Preço das viagens disparou

Portugal vai estar na “lista verde” de países considerados seguros para viajar e isentos de quarentena na chegada a Inglaterra a partir de 17 de maio, anunciou hoje o ministro dos Transportes britânico, Grant Shapps. Portugal …

Nova Zelândia vai proteger fiorde emblemático de turismo de massas

O Governo da Nova Zelândia anunciou que vai proteger do turismo de massas a paisagem natural do icónico fiorde Milford Sound-Piopiotahi, património mundial na ilha do Sul. O turismo em Milford Sound-Piopiotahi, considerado um dos principais …

Autárquicas são ensaio para o CDS. Nas legislativas, partido pode ser o "PEV do PSD"

Com o CDS a afundar nas sondagens, as legislativas já estão no campo de visão. As autárquicas que se avizinham vão ser um ensaio para os centristas: e se uns dizem que não, os críticos …

“O cenário é caótico“. Greve do SEF provoca ajuntamentos no Aeroporto de Lisboa e Porto

A greve convocada pelo sindicato do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) a decorrer esta sexta-feira está a provocar grandes ajuntamentos nos principais aeroportos do país. A greve de inspetores e funcionários do Serviço de Estrangeiros …

TAP no fim da lista de credores em caso de insolvência da Groundforce

A tensão entre a companhia aérea e a empresa de handling voltou a colocar o cenário de insolvência em cima da mesa. Mas isso pode vir a revelar-se um "calvário" para a TAP. De acordo com …

Governo propõe juízes diferentes nas fases de inquérito e instrução

O Governo enviou uma proposta de lei enviada ao Parlamento que prevê que o magistrado que acompanha uma investigação não possa continuar a intervir no processo após a acusação. O objetivo do Governo, de acordo com …

Alemanha vai vacinar todos os jovens maiores de 12 anos até final de agosto

A Alemanha pretende vacinar contra a covid-19 todos os adolescentes maiores de 12 anos até ao fim de agosto, embora dependa da "luz verde" da Agência Europeia do Medicamento (EMA) para essa faixa etária, disse …

Para combater a pobreza, Governo vai rever Rendimento Social de Inserção

O Governo de António Costa está a preparar uma revisão do Rendimento Social de Inserção (RSI) com o objetivo de reforçar o combate à pobreza em Portugal. O Executivo vai rever as regras de atribuição …