Desemprego cai para 10,5% em novembro

José Sena Goulão / Lusa

-

A taxa de desemprego situou-se em novembro nos 10,5%, segundo a estimativa provisória divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que reviu em baixa os valores de outubro para 10,6%, face à estimativa inicial de 10,8%.

A estimativa provisória da população desempregada em novembro foi de 534,3 mil pessoas e a da população empregada foi de 4,574 milhões de pessoas.

Em novembro de 2015, a taxa de desemprego situou-se nos 12,3%. A taxa de 10,5%, a confirmar-se, é o melhor resultado desde 2009, quando em junho a taxa de desemprego foi de 10,4%.

A estimativa definitiva da taxa de desemprego de outubro, segundo o INE, foi de 10,6%, tendo diminuído 0,3 pontos percentuais face ao mês anterior, tal como em relação aos três meses antes.

A população desempregada de outubro foi estimada em 545,3 mil pessoas, tendo diminuído 2,2% em relação ao mês precedente (menos 12,1 mil pessoas), enquanto a população empregada foi estimada em 4 579,7 mil pessoas, o que representa um aumento de 0,3% face ao mês anterior (mais 13,4 mil pessoas), refere o INE.

Para setembro, a estimativa definitiva da taxa de desemprego foi de 10,9%, mantendo-se inalterada face ao mês anterior e tendo diminuído 0,1 pontos percentuais face a três meses antes.

// Lusa

4 COMENTÁRIOS

  1. Boas notícias, sem duvida.
    Neste momento e segundo NUMEROS OFICIAIS, temos um País que regista melhorias no emprego, melhorias nos dados sobre a confiança dos consumidores, do crescimento economico ( onde tivemos dos maiores crescimentos da UE), dos valores do defice que até são menores do que inicialmente previsto, da justiça social que, para irritação de muitos, melhorou de forma significativa), entre outros. Estamos a cumprir com as nossas obrigações e registamos maior justiça social.
    Há muito tempo que percebi que o que “castiga os países, principalmente os pequenos) não é a sua capacidade financeira nem o seu cumprimento de obrigações internacionais, é sim, o “peso” pollitico que têm e o jogo sujo politico que atua em função do “eu sou maioria, és da minha côr estás safo, não és, vamos arranjar aqui um esquema com agencias de rating pra te lixar).
    Independentemente disto, acho que devemos fazer o nosso caminho, apostando agora mais no crescimento significativo e sustentado,nunca esquecendo que TODOS SOMOS PORTUGUESES, e que isso implica justiça social para todos.
    Muita gente ainda não percebeu que isto das “crises” é mesmo assim, ciclica e propositada. Os ricos ganham sempre, com ou sem crise, os pobres,a classe média e os empresários de pequenas e médias empresas é que se tramam. Para os “donos disto tudo”, as crises são fundamentais para eliminarem concorrência e pressionarem a “contenção” salarial (só para pobres e classe media claro). Tudo resto são pollitiquices estupidas para alguns verem e aplaudirem.

  2. Todos os anos emigram mais de 100 pessoas para não morrerem à fome. Assim é que a geringonça faz descer a taxa de desemprego!!!

RESPONDER

Reino Unido disposto a pagar mais à UE pela fatura do Brexit

O Governo da primeira-ministra britânica, Theresa May, acordou hoje em aumentar a oferta financeira à União Europeia para impulsionar as negociações sobre o Brexit, saída do Reino Unido do bloco comunitário, segundo informou a BBC. A …

Pelo menos 50 mortos em atentado na Nigéria

Pelo menos 50 pessoas morreram num atentado suicida numa mesquita no nordeste da Nigéria, disse o porta-voz da polícia do estado de Adamawa. "Neste momento, temos pelo menos 50 mortos" e muitos feridos, disse Othman Abubakar, …

Ajustes diretos a professores da Universidade do Minho sob investigação

Em causa estará a aquisição de bens e serviços, sem concurso, a empresas detidas por professores ou ex-docentes da instituição. Segundo o Jornal de Notícias, a Inspeção-Geral da Educação e Ciência (IGEC) esteve a fiscalizar os …

Água poderá ser racionada durante a noite

O secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, admite o racionamento da água durante a noite em algumas localidades e aconselha a população a habituar-se a gastar menos devido à seca que o país atravessa. Carlos …

Videojogos poderão auxiliar diagnóstico de doenças associadas à velhice

Os videojogos têm potencial para poderem vir a ser utilizados como meio auxiliar de diagnóstico em doenças associadas ao envelhecimento, conclui um estudo preliminar desenvolvido por investigadores da Universidade de Coimbra (UC). Desenvolvido por uma equipa …

Arqueólogos descobriram o "projecto de estimação" do Imperador Nero no Reino Unido

Arqueólogos britânicos descobriram um complexo de três templos romanos, numa quinta de Hampshire, no sudeste de Inglaterra, que terá sido construído durante o reinado do Imperador Nero.  A descoberta foi feita por arqueólogos da Universidade de …

NASA já consegue prever que cidades costeiras serão submersas pelo gelo dos glaciares

Um estudo recente revela que o movimento de rotação da Terra e o efeito da gravidade afetam a redistribuição global da água proveniente da fusão dos glaciares. Agora, uma nova ferramenta desenvolvida pela NASA permite …

Ratos paraplégicos voltam a andar com células estaminais

Cientistas do Instituto de Tecnologia Technion-Israel e da Universidade de Tel Aviv conseguiram fazer com que ratos paraplégicos voltassem a andar. Os animais também recuperaram perceções sensoriais e tiveram sinais de recuperação da medula espinhal. A …

Sons detectados no mar não são do submarino desaparecido

A Marinha da Argentina anunciou hoje que os sons detetados no mar não são provenientes do submarino argentino que está desaparecido desde quarta-feira, com 44 tripulantes a bordo. O porta-voz da Armada Argentina, Henrique Balbi, afirmou …

Sonda Curiosity acaba de enviar misteriosas inconsistências de Marte

A sonda Curiosity que explora Marte acaba de enviar para a Terra informação que confunde ainda mais o que já se sabe sobre o planeta vermelho – principalmente a respeito da água que já correu …