Desemprego cai para 10,5% em novembro

José Sena Goulão / Lusa

-

A taxa de desemprego situou-se em novembro nos 10,5%, segundo a estimativa provisória divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que reviu em baixa os valores de outubro para 10,6%, face à estimativa inicial de 10,8%.

A estimativa provisória da população desempregada em novembro foi de 534,3 mil pessoas e a da população empregada foi de 4,574 milhões de pessoas.

Em novembro de 2015, a taxa de desemprego situou-se nos 12,3%. A taxa de 10,5%, a confirmar-se, é o melhor resultado desde 2009, quando em junho a taxa de desemprego foi de 10,4%.

A estimativa definitiva da taxa de desemprego de outubro, segundo o INE, foi de 10,6%, tendo diminuído 0,3 pontos percentuais face ao mês anterior, tal como em relação aos três meses antes.

A população desempregada de outubro foi estimada em 545,3 mil pessoas, tendo diminuído 2,2% em relação ao mês precedente (menos 12,1 mil pessoas), enquanto a população empregada foi estimada em 4 579,7 mil pessoas, o que representa um aumento de 0,3% face ao mês anterior (mais 13,4 mil pessoas), refere o INE.

Para setembro, a estimativa definitiva da taxa de desemprego foi de 10,9%, mantendo-se inalterada face ao mês anterior e tendo diminuído 0,1 pontos percentuais face a três meses antes.

// Lusa

4 COMENTÁRIOS

  1. Boas notícias, sem duvida.
    Neste momento e segundo NUMEROS OFICIAIS, temos um País que regista melhorias no emprego, melhorias nos dados sobre a confiança dos consumidores, do crescimento economico ( onde tivemos dos maiores crescimentos da UE), dos valores do defice que até são menores do que inicialmente previsto, da justiça social que, para irritação de muitos, melhorou de forma significativa), entre outros. Estamos a cumprir com as nossas obrigações e registamos maior justiça social.
    Há muito tempo que percebi que o que “castiga os países, principalmente os pequenos) não é a sua capacidade financeira nem o seu cumprimento de obrigações internacionais, é sim, o “peso” pollitico que têm e o jogo sujo politico que atua em função do “eu sou maioria, és da minha côr estás safo, não és, vamos arranjar aqui um esquema com agencias de rating pra te lixar).
    Independentemente disto, acho que devemos fazer o nosso caminho, apostando agora mais no crescimento significativo e sustentado,nunca esquecendo que TODOS SOMOS PORTUGUESES, e que isso implica justiça social para todos.
    Muita gente ainda não percebeu que isto das “crises” é mesmo assim, ciclica e propositada. Os ricos ganham sempre, com ou sem crise, os pobres,a classe média e os empresários de pequenas e médias empresas é que se tramam. Para os “donos disto tudo”, as crises são fundamentais para eliminarem concorrência e pressionarem a “contenção” salarial (só para pobres e classe media claro). Tudo resto são pollitiquices estupidas para alguns verem e aplaudirem.

  2. Todos os anos emigram mais de 100 pessoas para não morrerem à fome. Assim é que a geringonça faz descer a taxa de desemprego!!!

RESPONDER

Rescaldo do incêndio em Valongo, Pedrogao Grande

Uma semana depois, incêndio de Pedrógão Grande dado como extinto

O incêndio de Pedrógão Grande foi dado como extinto este sábado, a meio da tarde, uma semana depois de ter deflagrado, estando ainda no local cerca de 570 operacionais, segundo fontes da Proteção Civil. "O incêndio …

-

Parlamento britânico foi alvo de um ataque informático

O Parlamento britânico foi alvo na sexta-feira à noite de um ataque informático, revelou hoje o político liberal democrata Chris Rennard, elemento da Câmara dos Lordes (câmara alta), através da rede Twitter. Como consequência, segundo avançou …

-

Seis mortos em deslizamento de terra na China e mais de 100 desaparecidos

Pelo menos seis pessoas morreram num deslizamento de terras na província de Sichuan, no sudoeste da China, e mais de 100 permanecem desaparecidas, segundo os últimos dados fornecidos pelas autoridades locais. A aldeia isolada de Xinmo foi …

-

Bombeiros pedem suspensão da entrega de bens solidários

O presidente da Associação de Bombeiros Voluntários de Pedrógão Grande apelou este sábado para que as pessoas suspendam por "alguns dias" a entrega de ajuda. "É um sufoco. É muita coisa. São toneladas e toneladas de …

-

Portugal goleia Nova Zelândia em jogo de muitas poupanças

Portugal assegurou hoje o primeiro lugar do Grupo A e a passagem às meias-finais da Taça das Confederações de futebol após golear a Nova Zelândia, por 4-0, num encontro em que correu quase tudo bem …

-

Pelo menos 27 edifícios no Reino Unido têm revestimento inflamável

Os inspetores identificaram pelo menos 27 edifícios de propriedade municipal no Reino Unido que não cumprem os requisitos de segurança anti-incêndios por estarem revestidos com material inflamável, informou este sábado o Governo. O Ministério que tutela …

-

Polícia espanhola detém suspeitos de pertencerem a rede de exploração de mulheres na Europa

A polícia espanhola anunciou este sábado que deteve 18 pessoas suspeitas de pertencerem a uma rede nigeriana de exploração sexual de mulheres, que atuava em Espanha, Itália, Alemanha e Bélgica. Com estas detenções, que ocorreram em …

-

Portugueses criam dispositivo que ajuda a superar medo de andar de avião

Um dispositivo médico de realidade virtual que auxilia os utilizadores a superar o medo de andar de avião está a ser desenvolvido por especialistas apoiados pelo Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade …

herminioloureiro

Escutas tramam Hermínio Loureiro suspeito de "dar" 23 milhões em ajustes directos

Hermínio Loureiro, ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis e ex-presidente da Liga de Clubes, foi ouvido durante mais de 8 horas, no âmbito do processo de corrupção que terá sido despoletado por escutas telefónicas. O …

Leonor Poeiras e Iva Domingues no "Somos Portugal" da TVI

Altice prepara-se para comprar a TVI

O Grupo espanhol Prisa está em negociações "avançadas" com a Altice para a venda da TVI e o negócio pode consumar-se ainda neste Verão. O Governo já está a par do processo. Este cenário é avançado …