Desemprego cai para 10,5% em novembro

José Sena Goulão / Lusa

-

A taxa de desemprego situou-se em novembro nos 10,5%, segundo a estimativa provisória divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que reviu em baixa os valores de outubro para 10,6%, face à estimativa inicial de 10,8%.

A estimativa provisória da população desempregada em novembro foi de 534,3 mil pessoas e a da população empregada foi de 4,574 milhões de pessoas.

Em novembro de 2015, a taxa de desemprego situou-se nos 12,3%. A taxa de 10,5%, a confirmar-se, é o melhor resultado desde 2009, quando em junho a taxa de desemprego foi de 10,4%.

A estimativa definitiva da taxa de desemprego de outubro, segundo o INE, foi de 10,6%, tendo diminuído 0,3 pontos percentuais face ao mês anterior, tal como em relação aos três meses antes.

A população desempregada de outubro foi estimada em 545,3 mil pessoas, tendo diminuído 2,2% em relação ao mês precedente (menos 12,1 mil pessoas), enquanto a população empregada foi estimada em 4 579,7 mil pessoas, o que representa um aumento de 0,3% face ao mês anterior (mais 13,4 mil pessoas), refere o INE.

Para setembro, a estimativa definitiva da taxa de desemprego foi de 10,9%, mantendo-se inalterada face ao mês anterior e tendo diminuído 0,1 pontos percentuais face a três meses antes.

// Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Boas notícias, sem duvida.
    Neste momento e segundo NUMEROS OFICIAIS, temos um País que regista melhorias no emprego, melhorias nos dados sobre a confiança dos consumidores, do crescimento economico ( onde tivemos dos maiores crescimentos da UE), dos valores do defice que até são menores do que inicialmente previsto, da justiça social que, para irritação de muitos, melhorou de forma significativa), entre outros. Estamos a cumprir com as nossas obrigações e registamos maior justiça social.
    Há muito tempo que percebi que o que “castiga os países, principalmente os pequenos) não é a sua capacidade financeira nem o seu cumprimento de obrigações internacionais, é sim, o “peso” pollitico que têm e o jogo sujo politico que atua em função do “eu sou maioria, és da minha côr estás safo, não és, vamos arranjar aqui um esquema com agencias de rating pra te lixar).
    Independentemente disto, acho que devemos fazer o nosso caminho, apostando agora mais no crescimento significativo e sustentado,nunca esquecendo que TODOS SOMOS PORTUGUESES, e que isso implica justiça social para todos.
    Muita gente ainda não percebeu que isto das “crises” é mesmo assim, ciclica e propositada. Os ricos ganham sempre, com ou sem crise, os pobres,a classe média e os empresários de pequenas e médias empresas é que se tramam. Para os “donos disto tudo”, as crises são fundamentais para eliminarem concorrência e pressionarem a “contenção” salarial (só para pobres e classe media claro). Tudo resto são pollitiquices estupidas para alguns verem e aplaudirem.

  2. Todos os anos emigram mais de 100 pessoas para não morrerem à fome. Assim é que a geringonça faz descer a taxa de desemprego!!!

RESPONDER

Afinal, alguns pterossauros sabiam andar bem em quatro patas

Pegadas de pterossauros descobertas em Crayssac, no sul de França, mostram que, afinal, estes dinossauros voadores eram bons caminhantes. Embora os primeiros fósseis de pterossauro tenham sido descobertos há mais de dois séculos, os cientistas não …

Primeiro debate quinzenal arranca esta terça-feira com perguntas de Rio a Costa

Esta terça-feira acontece a o primeira discussão parlamentar entre o líder do PSD, Rui Rio, e o primeiro-ministro, António Costa, depois do Orçamento do Estado. O primeiro debate quinzenal do ano arranca esta terça-feira com as …

Coimas a banqueiros arrastam-se em tribunal. Maioria acaba prescrita

Dez gestores bancários acumulam multas de 16,8 milhões de euros, um montante que iguala todas as coimas decididas pela CMVM a bancos em 15 anos. Dez antigos gestores bancários acumulam coimas de quase 17 milhões de …

O nojo pode levar a pensamentos e sentimentos religiosos

Um novo estudo revela que o sentimento de nojo pode estar na base de pensamentos religiosos. O medo de Deus e do pecado mostrou ser maior em pessoas que se enojavam mais facilmente. Mesmo as pessoas …

"Os pássaros não são estúpidos". Secretário de Estado desvaloriza críticas a aeroporto do Montijo

Os ambientalistas têm alertado que dezenas de milhares de aves de médio e grande porte cruzam-se na zona de proteção especial do estuário do Tejo, junto ao local onde será construído o novo aeroporto do …

Acusado de racismo e sexismo, conselheiro político de Boris demite-se

Andrew Sabisky, conselheiro direto do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, demitiu-se esta segunda-feira, depois de ser acusado de racismo e sexismo pelo próprio Partido Conservador por causa de declarações suas no passado. Em causa estão declarações feitas …

"Impressora de pele" promete ajudar na cicatrização de queimaduras

Uma nova impressora 3D portátil é capaz de depositar "folhas de pele", umas sobre as outras, e criar um curativo biológico para cobrir grandes queimaduras. A nova impressora 3D foi desenvolvida por uma equipa de investigadores …

"Made in Space". A primeira fábrica espacial vai começar a ganhar forma

Com o objetivo de construir coisas cada vez maiores no Espaço, uma empresa do Colorado, nos Estados Unidos, está a preparar-se para uma missão de demonstração de construção. A Blue Canyon Technologies vai fornecer a infraestrutura …

Asteróide que passou recentemente pela Terra não estava sozinho

Astrónomos descobriram que o asteróide 2020 BX12, que passou pela Terra na semana passada, era afinal um sistema binário de asteróides. Estamos a falar do asteróide 2020 BX12, que passou a 4,3 milhões de quilómetros de distância da …

"Parasitas" vai ter uma série na HBO. E já são conhecidos dois nomes do elenco

A produção sul-coreana de Bong Joon Ho, especialmente condecorada pela Academia, merece agora uma adaptação para a televisão pelas mãos da HBO. A série televisiva de "Parasitas" foi anunciada em janeiro e a produção está encarregue …