Descozer um ovo, andar como um dinossauro e os efeitos de beijar intensamente vencem os Prémios IgNobel 2015

Improbable Research

Prémio IgNobel da Física 2015

Prémio IgNobel da Física 2015

Os Prémios IgNobel – que nos fazem “rir primeiro e pensar depois” – foram entregues esta quinta-feira à noite, Teatro Sanders da Universidade de Harvard, em Cambridge (EUA).

A 25ª edição dos IgNobel premiou as descobertas mais estranhas do ano, com trabalhos oriundos de 24 países de cinco continentes, muitos dos quais publicados em prestigiadas revistas internacionais, tais como a Proceedings of the National Academy of Science (PNAS) ou a PLoS ONE. Entre os galardoados estão estudos sobre como “descozer” um ovo, o impacto biomédico de beijos intensos, o tempo que os mamíferos precisam para esvaziar a bexiga ou o que acontece a uma galinha que tenta andar com um pau amarrado ao rabo.

Na 25ª edição dos IgNobel, que são entregues desde 1991 pela revista Annals of Improbable Research – os Anuários da Investigação Improvável -, as categorias científicas premiadas (que variam de ano para ano) foram dez: Química, Física, Literatura, Gestão, Economia, Medicina, Matemática, Biologia, Diagnóstico Médico e Fisiologia/Entomologia.

Os prémios soam a brincadeira, mas a verdade é que podem ser um bom prenúncio: o holandês Andre Geim, que venceu um Ig Nobel em 2000, foi laureado com o Nobel da Física em 2010.

O IgNobel da Química foi para um grupo de investigadores australianos e norte-americanos que inventou uma receita para descozer parcialmente um ovo, através de um aparelho que modifica as proteínas.

Já o prémio da Física foi entregue a cientistas dos EUA e de Taiwan que descobriram que a micção – o ato de expelir urina, voluntariamente ou não – não depende do tamanho corporal, recebendo o prémio “pelo teste do princípio biológico segundo o qual quase todos os mamíferos esvaziam a bexiga em 21 segundos, mais ou menos 13 segundos”.

Uma equipa internacional de linguistas recebeu o prémio IgNobel da Literatura por “descobrir que a palavra “huh?” (ou equivalentes) parece existir em todas as línguas humanas – e por não saber bem porquê”. Hã?

No campo da Gestão, os galardoados foram investigadores que mostraram que os CEO que sobrevivem a catástrofes naturais na infância – sismos e tsunamis, por exemplo – arriscam mais nos negócios. Já na Economia, o destaque foi para a Polícia de Banguecoque, na Tailândia, por decidir recompensar em dinheiro os polícias que recusassem subornos.

O IgNobel da Medicina foi atribuído a dois grupos de investigação diferentes, “pelas experiências para estudar os benefícios e consequências biomédicas de beijos intensos (e outras atividades íntimas interpessoais)”, nomeadamente nas alergias. O prémio da Matemática também se dedicou a atividades intensas: os cientistas demonstraram como foi possível ao sultão Mulai Ismail, que viveu no século XVII, ter 888 filhos entre 1697 e 1727. A resposta: o sultão teve de ter sexo uma ou duas vezes por dia, todos os dias, durante 32 anos.

O IgNobel da Biologia foi para investigadores chilenos que tentaram perceber como andavam os dinossauros ao observar como andam as galinhas quando se cola um pau no seu traseiro – e há mesmo um vídeo a mostrar como correu a experiência. A equipa “constatou que, quando têm um pau pesado amarrado ao rabo, as galinhas passam a caminhar como se pensa que caminhavam os dinossauros”.

O vencedor da categoria de Diagnóstico Médico foi para a equipa internacional que “determinou que a apendicite aguda pode ser diagnosticada com precisão pelo nível de dor demonstrado pelo paciente quando quando o carro em que segue passa por cima de lombas na estrada” – a maioria das pessoas sente uma dor na parte inferior do tronco.

Por fim, o IgNobel de Fisiologia e Entomologia. Enquanto no ano passado foram premiados investigadores que se mascararam de ursos, este ano a cerimónia galardoou cientistas que tentaram perceber em que parte do corpo humano uma picada de inseto dói mais ao deixar-se picar por abelhas em 25 zonas diferentes do corpo para criar o Schmidt Sting Pain Index.

Michael Smith e Justin Schmidt descreveram a dor de 78 tipos diferentes de picadas, das vespas às formigas, e concluíram que as partes menos dolorosas são o crânio, a ponta do dedo do meio do pé e o braço, enquanto as zonas mais dolorosas foram o pénis, a narina e o lábio superior.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" alienígenas

A galáxia pode estar repleta de "micro-máquinas" de origem alienígena. Quem o diz é o astrofísico Zaza Osmanov, que parte do conceito de sonda replicante do matemático John von Neuman e o ajusta à nano-escala. …

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …