Descongelamento de carreiras vai custar mais 152 milhões do que o previsto

d.r. partidosocialista / Flickr

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O descongelamento das carreiras da função pública vai custar mais 152 milhões de euros do que estava previsto no Programa de Estabilidade (PE) que foi enviado para Bruxelas.

O jornal Público avança esta quinta-feira que o descongelamento de carreiras na função pública terá um impacto bruto de 542 milhões de euros em 2019, um valor superior ao que foi avançado em abril (389,8 milhões) pelo Governo.

Além disto, está também planeado um gasto de mais 105 milhões de euros com outras medidas, como o aumento do salário mínimo ou o pagamento de horas extras aos enfermeiros, e ainda uma despesa de 111 milhões de euros com o reforço das contratações e da aplicação das 35 horas no setor da saúde.

Feitas as contas, são mais 758 milhões de euros em despesas com pessoal na administração pública do que estava previsto.

O Ministério das Finanças, que vai apresentar medidas a 19 de setembro, não justifica esta discrepância entre os números agora avançados e os enviados para Bruxelas, mas o Público avança com algumas explicações.

Em 2018, frisa o jornal, o impacto das despesas terá sido menor por causa dos atrasos no processo de descongelamento. Já em 2019, o aumento poderá estar relacionado com o facto de os números apresentados já incluírem o ciclo de avaliação do desempenho dos trabalhadores de 2017/2018 e o seu impacto nas progressões.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pergunta:
    Quanto se poupa se dirigentes de hospitais, de juntas de freguesia, de câmaras municipais, assessores de ministros, adjuntos, ministros, membros do governo (ilhas inclusive) generais, coronéis, majores, directores de ipss, juízes, da assembleia da república, direcções-gerais, regionais, inspecções-gerais, ministérios da Agricultura, da Saúde , Justiça, Segurança Social, da Ciência, do Ensino Superior , reitores, da Economia , Conselho de Ministros, da Educação, da Cultura, do Mar, do Planeamento…….
    Deixassem de ter viaturas, telemóveis e alguns casa de função atribuídos e começassem a pagar do bolso deles?

RESPONDER

Descoberto sistema de túneis da I Guerra onde estarão enterrados dezenas de soldados

A Agência do Património da Bélgica anunciou esta semana a descoberta de um sistema de túneis alemão da I Guerra Mundial, onde estarão, muito provavelmente, dezenas de soldados enterrados. Em comunicado, citado pela Russia Today, …

Cinco funcionários da Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia

Cinco funcionários da produtora automóvel Tesla dizem ter sido despedidos por terem ficado em casa durante a pandemia, avança o The Washington Post. De acordo com o jornal norte-americano, foram cinco os colaboradores dispensados da …

"Qual o lugar mais seguro?". Costa compara infetados no Reino Unido e Algarve

O primeiro-ministro apresentou hoje uma tabela que mostra o Reino Unido muito acima do Algarve em número de infetados com covid-19 por cem mil habitantes e pergunta qual o lugar mais seguro para umas férias …

Azul anuncia venda de 6% da TAP ao Estado por 10 milhões de euros

A companhia aérea brasileira Azul, de David Neeleman, anunciou hoje a venda de 6% da TAP, no âmbito do acordo anunciado esta quinta-feira entre o Estado e os acionistas privados, que “garante a continuação” da …

NASA cria dispositivo que o avisa para não tocar no rosto (e pode ser reproduzido em casa)

A pensar na pandemia, a NASA desenvolveu o PULSE, um colar vibratório que nos alerta se formos tocar no rosto com as nossas mãos. A pandemia de covid-19 alastrou pelo mundo e, enquanto não chega um …

Há mais 11 mortes e 374 novos casos de infecção (300 são na Grande Lisboa)

Portugal regista hoje mais 11 mortos devido à doença covid-19 do que na quinta-feira e mais 374 infectados, dos quais 300 na Região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo o boletim da Direcção-Geral da …

Gestão da pandemia: PGR francesa vai abrir investigação judicial a PM e ministros

Em causa estão 90 queixas contra o anterior chefe do Governo Edouard Philippe, e os ministros Olivier Véran e Agnès Buzyn, tendo 53 delas sido examinadas e nove consideradas admissíveis para seguirem eventualmente para tribunal. O …

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …