Descongelamento de carreiras vai custar mais 152 milhões do que o previsto

d.r. partidosocialista / Flickr

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O descongelamento das carreiras da função pública vai custar mais 152 milhões de euros do que estava previsto no Programa de Estabilidade (PE) que foi enviado para Bruxelas.

O jornal Público avança esta quinta-feira que o descongelamento de carreiras na função pública terá um impacto bruto de 542 milhões de euros em 2019, um valor superior ao que foi avançado em abril (389,8 milhões) pelo Governo.

Além disto, está também planeado um gasto de mais 105 milhões de euros com outras medidas, como o aumento do salário mínimo ou o pagamento de horas extras aos enfermeiros, e ainda uma despesa de 111 milhões de euros com o reforço das contratações e da aplicação das 35 horas no setor da saúde.

Feitas as contas, são mais 758 milhões de euros em despesas com pessoal na administração pública do que estava previsto.

O Ministério das Finanças, que vai apresentar medidas a 19 de setembro, não justifica esta discrepância entre os números agora avançados e os enviados para Bruxelas, mas o Público avança com algumas explicações.

Em 2018, frisa o jornal, o impacto das despesas terá sido menor por causa dos atrasos no processo de descongelamento. Já em 2019, o aumento poderá estar relacionado com o facto de os números apresentados já incluírem o ciclo de avaliação do desempenho dos trabalhadores de 2017/2018 e o seu impacto nas progressões.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pergunta:
    Quanto se poupa se dirigentes de hospitais, de juntas de freguesia, de câmaras municipais, assessores de ministros, adjuntos, ministros, membros do governo (ilhas inclusive) generais, coronéis, majores, directores de ipss, juízes, da assembleia da república, direcções-gerais, regionais, inspecções-gerais, ministérios da Agricultura, da Saúde , Justiça, Segurança Social, da Ciência, do Ensino Superior , reitores, da Economia , Conselho de Ministros, da Educação, da Cultura, do Mar, do Planeamento…….
    Deixassem de ter viaturas, telemóveis e alguns casa de função atribuídos e começassem a pagar do bolso deles?

RESPONDER

OE2020. BE quer fim do regime "aberrante" dos vistos gold

O BE destacou, entre as cerca de 200 propostas de alteração que apresentou ao Orçamento do Estado, o fim do regime dos ‘vistos gold’ e a obrigação de qualquer injeção de capital no Novo Banco …

Após 20 anos de silêncio, sinos e carrilhões de Mafra voltam a tocar

Os sinos e os carrilhões do Palácio de Mafra vão tocar a partir de 1 de fevereiro, após obras de restauro, depois de os primeiros sinais de deterioração surgirem a 11 de setembro de 2001, …

Encontro secreto de bispos críticos do Papa Francisco em resort de luxo em Sintra

Uma centena de bispos de todo o mundo reuniu-se em Sintra, no resort de luxo Penha Longa, num encontro envolvido em secretismo que não contou com intervenientes portugueses. As razões ou o que se discutiu …

Quim Torra perde mandato de deputado. Catalunha arrisca ficar sem Governo

O presidente independentista da Catalunha perdeu o seu mandato como deputado regional, esta segunda-feira, o que levanta dúvidas sobre a sua continuação à frente do Governo regional. Quim Torra, do partido Juntos pela Catalunha de Carles …

Herdeiros e casais têm até hoje para pedir alteração no Adicional ao IMI

Os casais e os beneficiários de heranças indivisas têm até esta terça-feira para entregar no Portal das Finanças o pedido de alteração à forma como foram tributados no Adicional ao Imposto Municipal sobre os Imóveis …

Tribunal de Contas trava medicamento "essencial" no Hospital de Guimarães

O Tribunal de Contas (TdC) recusou o visto a um contrato, no valor de 2,9 milhões de euros, celebrado pelo Hospital de Guimarães para aquisição de um medicamento considerado “essencial” para a prestação de cuidados …

Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar "na cadeira de presidente do CDS"

"À medida que as pessoas se vão eternizando nos lugares, começam a confundir o interesse público com o interesse particular". Por isso, Francisco Rodrigues dos Santos não se quer eternizar no CDS-PP. Em entrevista à TVI, …

Menos 115 deputados. Itália realiza referendo para reduzir Parlamento

A Itália organiza em 29 de março um referendo sobre a alteração da Constituição e a redução do número de deputados, uma data esta proposta pelo Governo de coligação entre o Movimento Cinco Estrelas (M5S) …

Flamengo chega a acordo com o Inter por Gabigol

Flamengo e Inter de Milão já chegaram a acordo para a transferência definitiva de Gabigol, jogador que esteve durante a última temporada na equipa brasileira por empréstimo. Segundo o portal brasileiro Globo Esporte, os dirigentes do …

Espanha quer "assaltar" o lugar de Centeno no Eurogrupo

Nadia Calviño, a número dois do Governo Espanhol, assume-se como favorita para assumir a presidência do Eurogrupo, caso o ministro das Finanças português, Mário Centeno, decida não entrar na corrida. A notícia é avançada esta terça-feira …