Descongelamento de carreiras vai custar mais 152 milhões do que o previsto

d.r. partidosocialista / Flickr

O ministro das Finanças, Mário Centeno

O descongelamento das carreiras da função pública vai custar mais 152 milhões de euros do que estava previsto no Programa de Estabilidade (PE) que foi enviado para Bruxelas.

O jornal Público avança esta quinta-feira que o descongelamento de carreiras na função pública terá um impacto bruto de 542 milhões de euros em 2019, um valor superior ao que foi avançado em abril (389,8 milhões) pelo Governo.

Além disto, está também planeado um gasto de mais 105 milhões de euros com outras medidas, como o aumento do salário mínimo ou o pagamento de horas extras aos enfermeiros, e ainda uma despesa de 111 milhões de euros com o reforço das contratações e da aplicação das 35 horas no setor da saúde.

Feitas as contas, são mais 758 milhões de euros em despesas com pessoal na administração pública do que estava previsto.

O Ministério das Finanças, que vai apresentar medidas a 19 de setembro, não justifica esta discrepância entre os números agora avançados e os enviados para Bruxelas, mas o Público avança com algumas explicações.

Em 2018, frisa o jornal, o impacto das despesas terá sido menor por causa dos atrasos no processo de descongelamento. Já em 2019, o aumento poderá estar relacionado com o facto de os números apresentados já incluírem o ciclo de avaliação do desempenho dos trabalhadores de 2017/2018 e o seu impacto nas progressões.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Pergunta:
    Quanto se poupa se dirigentes de hospitais, de juntas de freguesia, de câmaras municipais, assessores de ministros, adjuntos, ministros, membros do governo (ilhas inclusive) generais, coronéis, majores, directores de ipss, juízes, da assembleia da república, direcções-gerais, regionais, inspecções-gerais, ministérios da Agricultura, da Saúde , Justiça, Segurança Social, da Ciência, do Ensino Superior , reitores, da Economia , Conselho de Ministros, da Educação, da Cultura, do Mar, do Planeamento…….
    Deixassem de ter viaturas, telemóveis e alguns casa de função atribuídos e começassem a pagar do bolso deles?

RESPONDER

Podcast da polícia pode solucionar crime com quase 20 anos

Um podcast da polícia pode ser a chave para solucionar um crime que ocorreu em 1991 na Holanda. Em agosto desse ano, um homem foi encontrado junto a uma autoestrada enrolado num cobertor elétrico. Na época, …

Álbum póstumo com novas canções de Leonard Cohen lançado hoje

O álbum "Thanks for the Dance", de novas canções do músico Leonard Cohen, vai ser lançado esta sexta-feira a nível mundial, três anos depois da morte do artista canadiano. Com nove faixas, o disco resulta do …

Tesouro viking que poderia reescrever a História foi roubado

Dois homens encontraram um tesouro viking avaliado em três milhões de libras (cerca de 3,5 milhões de euros) que podia fornecer novas informações sobre a criação de Inglaterra como um único reino. George Powell e Layton …

Menos uma estrela Michelin. Restaurante São Gabriel vai fechar

O restaurante São Gabriel, em Almancil, com uma estrela Michelin, vai encerrar, depois de ter sido vendido, anunciou através das redes sociais o seu chefe executivo, Leonel Pereira. Numa publicação na sua página do Facebook, o …

Há um mapa que revela os "labirintos" de Titã, a maior lua de Saturno

O primeiro mapa que mostra a geologia global da maior lua de Saturno, Titã, foi concluído e revela completamente um mundo dinâmico de dunas, lagos, planícies, cratera e outros terrenos. Titã é o único corpo planetário …

Cabify deixa de operar em Portugal a partir de 30 de novembro

A Cabify, que estava no mercado português desde 2016, vai deixar de operar em Portugal a partir do próximo dia 30 de novembro. "Queremos partilhar consigo que o próximo dia 30 de novembro será o nosso …

Presidente da federação russa de atletismo suspenso por obstruir investigação

O presidente da federação de atletismo da Rússia e outros seis elementos da federação foram, esta quinta-feira, suspensos, devido a irregularidades relacionadas com uma investigação antidoping. O presidente da federação de atletismo da Rússia, Dmitri Shliajtin, foi …

Avó e tios do bebé deixado no lixo estão a tentar a guarda da criança

O embaixador de Cabo Verde em Portugal explicou, esta sexta-feira, que a mãe e os irmãos da cabo-verdiana suspeita de abandonar o filho num ecoponto estão a tentar obter a guarda da criança por acreditarem …

Esta tecnologia de edição de genoma pode mudar o mundo (mas o seu criador tem receio disso)

A inovação de Kevin Esvelt tem potencial para ser usada tanto para o bem como para o mal. Os perigos que pode advir dela, deixam o biólogo reticente em relação a esta tecnologia, que também …

Governo quer "conciliação" entre tribunais criminais e de família em casos de violência doméstica

O Governo quer que os juízes de instrução possam determinar simultaneamente as medidas de coação a um agressor em contexto de violência doméstica e as medidas provisórias relativas às crianças, seja de promoção e proteção …