Descobertos mais objetos escondidos por prisioneiros em Auschwitz

jechstra / Flickr

Entrada do antigo campo de concentração de Auschwitz, na Polónia.

Novos objetos escondidos por prisioneiros foram descobertos no antigo campo de concentração de Auschwitz, na Polónia, durante trabalhos de restauro levados a cabo pela Áustria, foi esta terça-feira noticiado.

A 21 de abril, foram encontradas “colheres, facas, garfos, partes de sapatos” escondidas numa conduta de chaminé do bloco 17, detalhou à agência noticiosa France-Presse a secretária-geral do Fundo Nacional austríaco para as Vítimas do Nazismo, Hannah Lessing.

“Estes utensílios, mantidos longe da vista da (organização paramilitar) SS, talvez tivessem sido usados por sapateiros, para preparar uma evasão ou simplesmente para comer”.

A responsável indicou ter confiado os objetos ao polo de conservação do museu de Auschwitz, para que possam servir de ilustração da vida no campo, com vastas zonas ainda desconhecidas. Nas últimas décadas foram descobertos inúmeros objetos no local.

A Áustria está a realizar obras de restauro naquela caserna em tijolo com dois andares, que tem no piso térreo a sua exposição permanente.

Esta remodelação deve ficar concluída em 2021.

O antigo campo alemão de concentração e exterminação de Auschwitz-Birkenau, criado para aplicar a política da “solução final”, visando o extermínio dos judeus europeus, foi classificado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1979. Além do museu existente desde 1947, o campo conta com exposições de diferentes países envolvidos na Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Leixões nega ter colocado adeptos na bancada a ver um jogo

Episódio aconteceu numa partida de voleibol em Gondomar. Presidente garante que jovens pertencem aos órgãos sociais do clube, Federação não confirma a identidade à entrada. A Supertaça de voleibol começou, no Grupo B, com o duelo …

Ventura quer ser Sá Carneiro do século XXI e ter juventude partidária

O presidente do Chega vai apresentar-se este fim de semana em Évora para a II Convenção Nacional do partido populista de direita como “o principal continuador em Portugal” de Sá Carneiro, o falecido líder fundador …

Alemanha tem provas materiais de que Maddie está morta

As autoridades alemãs têm provas materiais de que Madeleine McCann está morta, garante o porta-voz da Procuradoria de Braunschweig, Hans Christian Wolters, à RTP. Apenas está por provar o envolvimento de Christian Brueckner no homicídio …

BE quer que direito das grávidas a acompanhante seja respeitado

O Bloco de Esquerda (BE) quer que as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre gravidez e parto no âmbito da covid-19 sejam revistas para que o direito das mulheres grávidas a estarem acompanhadas seja …

Proposta do PCP para passar Novo Banco para esfera pública foi chumbada

A recomendação ao Governo proposta pelo PCP para reverter da venda do Novo Banco, transferindo-o para a esfera pública, foi hoje chumbada no parlamento com os votos contra de PS, PSD, CDS-PP, PAN, Iniciativa Liberal …

Trump ataca voto por correspondência. Resultados podem não ser "determinados de forma precisa"

O Presidente dos EUA, Donald Trump, reforçou na quinta-feira no Twitter os ataques ao voto por correspondência nas eleições de novembro, ao que a rede social reagiu ligando duas das suas mensagens a informação verificada …

Quatro candidatos disputarão sucessão de Santana no Aliança

O novo líder do Aliança, que sucederá ao fundador do partido, Pedro Santana Lopes, vai ser escolhido entre quatro candidatos no próximo congresso nacional, agendado para 26 e 27 de setembro em Torres Vedras. Segundo noticiou esta …

Recomendação do PS para tarifa social de Internet sem oposição (mas partidos querem mais)

A recomendação do PS ao Governo para que crie uma tarifa social de acesso à Internet não mereceu esta quinta-feira oposição de nenhuma bancada, mas foram vários os partidos que defenderam a necessidade de “ir …

Ex-deputado PS acusado de uso abusivo de viaturas da Câmara de Barcelos

O Ministério Público acusou de peculato e abuso de poderes o ex-deputado socialista Domingos Pereira, pela alegada utilização de viaturas do município de Barcelos para deslocações de e para a Assembleia da República. Segundo nota publicada …

Quim Torra acusa Governo espanhol de tentar "excluir um presidente no meio de uma pandemia"

Um recurso do presidente separatista catalão Quim Torra contra uma condenação por desobediência que pode afastá-lo do exercício de cargos públicos durante ano e meio foi analisado na quinta-feira pelo Supremo Tribunal de Espanha. Antes …