Auschwitz expõe álbum de fotografias fabricado com pele humana

O Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau, na Polónia, incluiu na sua coleção um álbum de fotografias cuja capa foi fabricada com pele humana, que se acredita pretencer a um prisioneiro de um campo de concentração alemão.

O álbum, repleto de fotografias instantâneas captadas durante a Segunda Guerra Mundial, é outra “prova do crime contra a Humanidade” perpetrado pela Alemanha nazi, detalham os responsáveis do museu no site da instituição.

Pawel Krzaczkowski comprou o álbum em causa num mercado de rua e, quando percebeu que a sua capa tinha pele, cabelo humano e até uma tatuagem, decidiu doá-lo ao museu de Auschwitz, conta o jornal britânico The Sun.

O museu de Auschwitz-Birkenau já tinha no seu acervo um álbum semelhante e, por isso, os seus especialistas conduziram uma investigação comparativa de ambas capas e concluíram que a pele utilizada para fazer este objeto terá pertencido a uma vítima do campo de concentração de Buchenwald, na Alemanha.

Relatos históricos de diferentes prisioneiros deste campo de concentração confirmam que os nazis utilizavam a pele humana em objetos do quotidianos, desde a encadernação de livro até à fabricação de carteiras.

“É muito provável que ambas as capas (…) sejam oriundas da mesma oficina”, disse Elzbieta Cajzer, diretora das coleções do Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau.

A especialista destaca ainda que o uso de pele humana como material de produção está diretamente associada à figura de Ilse Koch, conhecida como “A Bruxa de Buchenwald”. Era esposa de Karl Koch, coronel do Schutzstaffel (SS) e comandante da campo de concentração alemão de Buchenwald.

Durante o tempo em que exerceu funções como supervisora do campo de concentração, Ilse Koch selecionou prisioneiros com tatuagens para serem mortos e colecionou candeeiro, luvas, bolsas e capas de livros feitas a partir da pele dos executados.

ZAP //

 

 

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

    • Visitei um museu dos combatentes do gueto em Israel, vi pele com tatuagens, pele com cabelos e até sabão, feito com gordura humana, quem não acredita vá ver…

  1. Gosto da tradução de “lamp” para lâmpada… devia de ser “candeeiro”. Não fizeram uma lâmpada de pele, mas um candeeiro!

  2. Abominável. Essa barbárie jamais deve ser esquecida, para q as gerações futuras não banalizem essa monstruosidade indescritível promovida pela besta nazista e seus apoiadores.

RESPONDER

Não foram meteoros. Uma forte atividade vulcânica arrefeceu a Terra há 13 mil anos

Porque é que a Terra arrefeceu repentinamente há 13 mil anos? Sedimentos antigos encontrados numa caverna no Texas, nos Estados Unidos, parecem ter resolvido este grande mistério. Alguns cientistas acreditam que o fenómeno que arrefeceu repentinamente …

Novo método prevê erupções solares com algumas horas de antecedência

Um novo método capaz de prever explosões solares poderia ajudar a Humanidade a preparar-se contra possíveis desastres causados por este fenómeno explosivo da nossa estrela. As erupções solares são explosões que ocorrem na superfície do Sol …

Mulan a preço premium estreia na Disney+ em setembro

A adaptação live-action de Mulan tem nova data de estreia. O anúncio foi feito pela Disney nesta terça-feira (4). O filme chega à plataforma de streaming Disney+ no dia 4 de setembro, estando disponível em …

Belgas trocam as voltas à pandemia e passam férias nas árvores

Enquanto uns passam o verão em casa, outros atrevem-se a ter uma experiência diferente. Alguns belgas estão a passar as noites de verão pendurados em árvores, em tendas em forma de lágrima. A pandemia de covid-19 …

Máscara inteligente traduz até oito línguas (mas não protege do coronavírus)

Esta máscara inteligente, criada por uma empresa japonesa, consegue traduzir o discurso do seu utilizador em várias línguas (mas, por si só, não o protege do novo coronavírus). Quando a pandemia de covid-19 transformou as máscaras …

Empresa fica com excedente de 40 mil quilos de frutos secos devido à covid-19

A GNS Foods, a empresa que nos últimos 30 anos forneceu os frutos secos à American Airlines, ficou com um excedente de 40 mil quilos por causa de restrições impostas devido à covid-19. Servir frutos secos …

Astronautas da NASA fizeram partidas por telefone para "matar" tempo durante o regresso à Terra

Os astronautas da NASA Bob Behnken e Doug Hurley fizeram algumas partidas por telefone durante o regresso à Terra a bordo cápsula Dragon, da empresa SpaceX de Elon Musk, num voo que foi duplamente histórico. …

Em plena pandemia, há um venezuelano que assegura os funerais no Peru

Ronald Marín é a última esperança para os habitantes de Comas, em Lima. O venezuelano é o único que realiza funerais católicos num cemitério longe do centro da capital, em plena pandemia. Vestido com uma túnica …

Covid-19 pôs mais de um milhão de portugueses em teletrabalho no 2.º trimestre

Um milhão de pessoas esteve em teletrabalho no segundo trimestre, sobretudo devido à covid-19, o equivalente a 23,1% da população empregada, enquanto mais de 600 mil não trabalharam nem no emprego nem em casa. De acordo …

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …