Descobertos na Grécia dois grandes túmulos milenares revestidos a ouro

Dois grandes túmulos com 3.500 anos e cujas paredes e tetos estão revestidas a ouro foram descobertos na cidade de Pilos, no sul da Grécia, anunciou o Ministério da Cultura do país helénico.

Os túmulos, que foram encontrados nas proximidades do Palácio de Nestor, um importante centro político na era micénica, são tholis, isto é, câmaras subterrâneas em forma de colmeia que se escondem no subsolo, explicaram os arqueólogos Jack Davis e Sharon Stocker, da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, citado pelo Science Alert.

Um dos túmulos, o Tolos VI, tem um diâmetro de 12 metros e as suas paredes têm atualmente 4,5 metro, menos de metade da sua altura original. O outro, o Tolos VII, atinge apenas dois metros de altura e o seu diâmetro é de 8,5 metros.

Os arqueólogos da universidade norte-americana encontraram folhas de ouro em ambas as câmaras a cobrir as paredes e os tetos. Além disso, a equipa encontrou ainda muitos objetos preciosos, como âmbar do Báltico, ametistas egípcias e jóias de ouro.

Os telhados dos túmulos cederam ao longo dos anos, enchendo as câmara com detritos. A degradação, por outro lado, protegeu as estruturas contra roubos.

“Assim como aconteceu com o túmulo do Guerreiro de Griffin, soubemos, no final da primeira semana de escavações, que tínhamos encontrado algo importante“, disse a arqueóloga Sharon Stocker, que liderou a escavação, citada em comunicado.

Selo de ouro e objetos de valor

Os objetos funerários recuperados incluem um selo de ouro com dois touros e talos de cevada. Trata-se, muito provavelmente, da primeira imagem de cereais na arte grega, explicou o professor Jack Davis, que é também da Universidade de Cincinnati.

Outro selo composto de coralina foi também encontrado nas estruturas, retratando duas figuras mitológicas a fazer um ritual num altar. Um detalhe importante neste objeto, frisaram os cientistas, é uma estrela de 16 pontas, um símbolo incomum na iconografia micénica, que aparece também noutros achados já escavados.

Os cientistas encontraram também um pingente de ouro que representa a antiga deusa egípcia Hathor, uma descoberta “particularmente interessante à luz do papel que esta deusa desempenhou no Egito como protetora dos mortos”, explicou Davis.

Os arqueólogos que levaram a cabo as escavações compararam este dois túmulos ao túmulo do Guerreiro de Griffin – que se acredita pertencer a um dos primeiros reis de Pilos -, datado do mesmo período e encontrado pela mesma equipa há três anos a poucos metros das duas estruturas agora descobertas.

“Estas pessoas eram, provavelmente, muito sofisticadas para a época. Deixaram um lugar na história onde havia poucos objetos de luxo e mercadorias importadas. E, de reprende, na época das primeiras lápides, surgem itens de luxo na Grécia”, rematou Stocker.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …

Dirigente da Huawei detida no Canadá pode voltar à China após acordo com EUA

A justiça dos EUA aceitou hoje o acordo entre o Departamento da Justiça e a Huawei, que vai permitir à filha do fundador e diretora financeira do conglomerado chinês de telecomunicações regressar à China. Uma juíza …

Depois do coro de críticas, brasões da Praça do Império passam do jardim para a calçada

Os brasões florais que representam as capitais de distrito e as ex-colónias portuguesas vão mesmo ser retirados da Praça do Império, em Lisboa, mas passarão a estar representados em pedra da calçada. É a solução …

Vulcão, La Palma

Aeroporto de Las Palmas inoperacional devido à acumulação de cinzas

O aeroporto de La Palma, na Ilha de Tenerife, nas Canárias, está inoperacional por acumulação de cinzas, resultante da erupção do vulcão Cumbre Vieja, informou hoje a empresa gestora dos aeroportos e do tráfego aéreo …

Siza Vieira reforça que é "trabalho" dos Bancos discutir com os clientes o reembolso das moratórias

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reforça que cabe aos Bancos "discutir com os seus clientes que têm moratórias nos sectores mais afectados" pela pandemia o reembolso das dívidas após o fim destes mecanismos …

Domingos Soares de Oliveira de saída do Benfica

Além de João Varandas Fernandes e José Eduardo Moniz, o administrador Domingos Soares de Oliveira também não vai integrar a lista de Rui Costa para as próximas eleições. Rui Costa confirmou na terça-feira que é candidato …