/

Descobertos na Grécia dois grandes túmulos milenares revestidos a ouro

Dois grandes túmulos com 3.500 anos e cujas paredes e tetos estão revestidas a ouro foram descobertos na cidade de Pilos, no sul da Grécia, anunciou o Ministério da Cultura do país helénico.

Os túmulos, que foram encontrados nas proximidades do Palácio de Nestor, um importante centro político na era micénica, são tholis, isto é, câmaras subterrâneas em forma de colmeia que se escondem no subsolo, explicaram os arqueólogos Jack Davis e Sharon Stocker, da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, citado pelo Science Alert.

Um dos túmulos, o Tolos VI, tem um diâmetro de 12 metros e as suas paredes têm atualmente 4,5 metro, menos de metade da sua altura original. O outro, o Tolos VII, atinge apenas dois metros de altura e o seu diâmetro é de 8,5 metros.

Os arqueólogos da universidade norte-americana encontraram folhas de ouro em ambas as câmaras a cobrir as paredes e os tetos. Além disso, a equipa encontrou ainda muitos objetos preciosos, como âmbar do Báltico, ametistas egípcias e jóias de ouro.

Os telhados dos túmulos cederam ao longo dos anos, enchendo as câmara com detritos. A degradação, por outro lado, protegeu as estruturas contra roubos.

“Assim como aconteceu com o túmulo do Guerreiro de Griffin, soubemos, no final da primeira semana de escavações, que tínhamos encontrado algo importante“, disse a arqueóloga Sharon Stocker, que liderou a escavação, citada em comunicado.

Selo de ouro e objetos de valor

Os objetos funerários recuperados incluem um selo de ouro com dois touros e talos de cevada. Trata-se, muito provavelmente, da primeira imagem de cereais na arte grega, explicou o professor Jack Davis, que é também da Universidade de Cincinnati.

Outro selo composto de coralina foi também encontrado nas estruturas, retratando duas figuras mitológicas a fazer um ritual num altar. Um detalhe importante neste objeto, frisaram os cientistas, é uma estrela de 16 pontas, um símbolo incomum na iconografia micénica, que aparece também noutros achados já escavados.

Os cientistas encontraram também um pingente de ouro que representa a antiga deusa egípcia Hathor, uma descoberta “particularmente interessante à luz do papel que esta deusa desempenhou no Egito como protetora dos mortos”, explicou Davis.

Os arqueólogos que levaram a cabo as escavações compararam este dois túmulos ao túmulo do Guerreiro de Griffin – que se acredita pertencer a um dos primeiros reis de Pilos -, datado do mesmo período e encontrado pela mesma equipa há três anos a poucos metros das duas estruturas agora descobertas.

“Estas pessoas eram, provavelmente, muito sofisticadas para a época. Deixaram um lugar na história onde havia poucos objetos de luxo e mercadorias importadas. E, de reprende, na época das primeiras lápides, surgem itens de luxo na Grécia”, rematou Stocker.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.