Descobertos na Grécia dois grandes túmulos milenares revestidos a ouro

Dois grandes túmulos com 3.500 anos e cujas paredes e tetos estão revestidas a ouro foram descobertos na cidade de Pilos, no sul da Grécia, anunciou o Ministério da Cultura do país helénico.

Os túmulos, que foram encontrados nas proximidades do Palácio de Nestor, um importante centro político na era micénica, são tholis, isto é, câmaras subterrâneas em forma de colmeia que se escondem no subsolo, explicaram os arqueólogos Jack Davis e Sharon Stocker, da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, citado pelo Science Alert.

Um dos túmulos, o Tolos VI, tem um diâmetro de 12 metros e as suas paredes têm atualmente 4,5 metro, menos de metade da sua altura original. O outro, o Tolos VII, atinge apenas dois metros de altura e o seu diâmetro é de 8,5 metros.

Os arqueólogos da universidade norte-americana encontraram folhas de ouro em ambas as câmaras a cobrir as paredes e os tetos. Além disso, a equipa encontrou ainda muitos objetos preciosos, como âmbar do Báltico, ametistas egípcias e jóias de ouro.

Os telhados dos túmulos cederam ao longo dos anos, enchendo as câmara com detritos. A degradação, por outro lado, protegeu as estruturas contra roubos.



“Assim como aconteceu com o túmulo do Guerreiro de Griffin, soubemos, no final da primeira semana de escavações, que tínhamos encontrado algo importante“, disse a arqueóloga Sharon Stocker, que liderou a escavação, citada em comunicado.

Selo de ouro e objetos de valor

Os objetos funerários recuperados incluem um selo de ouro com dois touros e talos de cevada. Trata-se, muito provavelmente, da primeira imagem de cereais na arte grega, explicou o professor Jack Davis, que é também da Universidade de Cincinnati.

Outro selo composto de coralina foi também encontrado nas estruturas, retratando duas figuras mitológicas a fazer um ritual num altar. Um detalhe importante neste objeto, frisaram os cientistas, é uma estrela de 16 pontas, um símbolo incomum na iconografia micénica, que aparece também noutros achados já escavados.

Os cientistas encontraram também um pingente de ouro que representa a antiga deusa egípcia Hathor, uma descoberta “particularmente interessante à luz do papel que esta deusa desempenhou no Egito como protetora dos mortos”, explicou Davis.

Os arqueólogos que levaram a cabo as escavações compararam este dois túmulos ao túmulo do Guerreiro de Griffin – que se acredita pertencer a um dos primeiros reis de Pilos -, datado do mesmo período e encontrado pela mesma equipa há três anos a poucos metros das duas estruturas agora descobertas.

“Estas pessoas eram, provavelmente, muito sofisticadas para a época. Deixaram um lugar na história onde havia poucos objetos de luxo e mercadorias importadas. E, de reprende, na época das primeiras lápides, surgem itens de luxo na Grécia”, rematou Stocker.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Edifícios impressos em 3D pelo exército norte-americano

Exército dos EUA pode agora imprimir edifícios de cimento em 3D em zonas de desastre

O objectivo da tecnologia é facilitar a construção de casas e pontes quando são precisas com urgência em zonas afectadas por catástrofes. O Corpo de Engenheiros do exército norte-americano pode agora imprimir quartéis, bunkers e outras …

Monumento Pillar of Shame, na Universidade de Hong Kong

Pillar of Shame foi, em tempos, um testemunho da liberdade de Hong Kong. Agora, dizem-lhe adeus

Em tempos, a escultura Pillar of Shame, plantada na Universidade de Hong Kong, foi um testemunho das liberdades da cidade. Agora, está a ser removida. Exposta há mais de 20 anos na Universidade de Hong Kong, …

Arquitetura em nome do amor. Homem constrói casa giratória para que a esposa possa escolher a vista

Na Bósnia, um autodidata de 72 anos construiu uma casa invulgar: a habitação gira 360 graus para mudar de vista. Algumas das mais bonitas obras arquitetónicas do mundo nasceram em nome do amor. É o …

Novo SEF deverá chamar-se Agência para as Migrações e Asilo

Afinal, já não vai haver um Serviço de Estrangeiros e Asilo (SEA) para substituir o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), mas sim uma Agência Portuguesa para as Migrações e Asilo (APMA). De acordo com o …

Pinto da Costa, presidente do FC Porto, com o guarda-redes Diogo Costa

Diogo Costa renova com o FC Porto até 2026

O guarda-redes Diogo Costa renovou contrato com o FC Porto até 2026, anunciaram os dragões, na tarde deste sábado. Diogo Costa, de 22 anos, aproveitou a lesão de Marchesín no início da temporada e assumiu a …

O algoritmo das plataformas de streaming afeta o que vemos (e quem somos)

As plataformas de streaming usam um algoritmo que afeta aquilo que vemos e o que queremos ver, moldando a nossa personalidade. Squid Game, o drama coreano distópico da Netflix, tornou-se a série mais vista lançada pela …

BPN e Banif custam mais do que alívio de IRS e subida de pensões

A despesa prevista no OE2022 para os veículos financeiros dos antigos Banif e BPN supera o valor previsto para medidas como o alívio no IRS e o aumento extra das pensões. Tal como destaca o Dinheiro …

A praia de Katoku, no Japão.

Praia intocada no Japão é uma das últimas do país. A sua pureza está a ser violada

A praia em Katoku, no Japão, é parte do Património Mundial da UNESCO. A construção de um paredão está a dividir a população local. Nesta praia cercada por montanhas em Katoku, no Japão, quase não há …

"Amazónia está próxima do ponto de não retorno", alerta ex-ministra brasileira

Ex-ministra brasileira do Meio Ambiente alertou, este sábado, para a aproximação da Amazónia de uma catástrofe ambiental de proporções planetárias, durante um evento da Universidade Estadual da Califórnia, Santa Bárbara (UCSB). "A Amazónia já está próxima …

Estátuas usadas num jardim eram, afinal, relíquias egípcias com milhares de anos

Duas estátuas de pedra, usadas durante muito tempo como simples decoração de jardim, foram vendidas por cerca de 230 mil euros, depois de se ter chegado à conclusão que eram, afinal, relíquias egípcias com milhares …