Descoberto o “Santo Graal” dos dinossauros africanos

Andrew McAfee, Carnegie Museum of Natural History

Ilustração do novo dinossauro herbívoro Mansourasaurus shahinae.

Investigadores egípcios e norte-americanos descobriram uma nova espécie de dinossauro herbívoro descrito como o “Santo Graal” dos dinossauros africanos, porque ajuda a desvendar a história da evolução destes animais em África e a sua ligação à Europa.

Os fósseis deste dinossauro herbívoro de pescoço longo, com placas ósseas incrustadas na pele, foram encontrados no deserto do Sahara, dentro do território do Egipto, conforme descrevem os investigadores no artigo científico publicado na segunda-feira na revista Nature Ecology and Evolution.

Baptizado ‘Mansourasaurus shahinae‘, trata-se do “Santo Graal” dos dinossauros africanos, como salienta um dos co-autores do estudo, o paleontólogo Matt Lamanna, do Museu Carnegie de História Natural, dos EUA, em declarações divulgadas no comunicado sobre a investigação, publicado pela Universidade do Ohio que também colaborou na pesquisa.

“Quando vi as imagens dos fósseis pela primeira vez, o meu queixo caiu ao chão”, aponta Lamanna, notando que os paleontólogos procuravam “há muito, muito tempo” um esqueleto de dinossauro africano do período Cretáceo tão bem conservado.

O espécimen encontrado é o mais completo já encontrado em África, relativo àquele período, incluindo partes do crânio, da mandíbula, do pescoço e das costelas, parte de um pé e das placas dérmicas.

Pertencente ao grupo dos saurópodos ‘Titanosauria‘, do qual fazem parte alguns dos maiores animais terrestres do mundo, o ‘Mansourasaurus‘ era, contudo, bem mais pequeno, com o tamanho de um elefante africano.

Hesham Sallam, Mansoura University

Maxilar inferior do Mansourasaurus shahinae encontrado no deserto do Sahara no Egipto.

“Espécie chave de dinossauro”

O ‘Mansourasaurus shahinae‘ é uma espécie chave de dinossauro e uma descoberta crítica para a paleontologia egípcia e africana, destaca o investigador Eric Gorscak, da Universidade de Ohio, que colaborou no estudo.

É muito difícil encontrar fósseis de dinossauros do Cretáceo Superior em África, por causa da densa vegetação actual da zona. Isto deixa um vazio na investigação paleontológica quanto a uma altura em que os continentes viviam grandes mudanças.

Depois de se terem agregado para formar o super-continente Pangea, nos primeiros anos da era dos dinossauros, nos períodos Triásico e Jurássico, os continentes começaram a separar-se por alturas do Cretáceo.

A descoberta do ‘Mansourasaurus shahinae‘ pode ajudar a perceber como é que África estava ligada ao Hemisfério Sul e à Europa e que caminhos evolutivos sofreram os animais de então.

Analisando as características do ‘Mansourasaurus‘, os investigadores detectaram que este tem mais ligações com os dinossauros da Europa e da Ásia do que com aqueles que se encontram a sul de África ou na América do Sul.

Este é um indício de que “os últimos dinossauros de África não estavam completamente isolados, ao contrário do que alguns pressupuseram no passado”, salienta Gorscak. “Havia ligações com a Europa”, refere o investigador, salientando que alguns dinossauros podem ter-se deslocado entre África e o Velho Continente.

  SV, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Uau, que descoberta. Vai ser desta que o Sporting vai ser campeão, que vou pagar menos de IRS e ao mesmo tempo ser promovido….Oops, não tem nada a ver uma coisa com outra?

RESPONDER

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …