Descoberto “portal” através do qual os cometas se aproximam do Sol

Uma equipa de cientistas norte-americanos descobriu uma espécie de portal orbital através do qual os cometas passam antes de se aproximam do Sol, revelou uma nova investigação, que pode alterar fundamentalmente a compreensão científica sobre a movimentação destes corpos.

De acordo com a publicação, a investigação agora divulgada pode ajudar a compreender como é que os cometas chegam desde a periferia do Sistema Solar e são depois canalizados para o Sistema Solar interno, onde se aproximam da Terra e do Sol.

Os resultados do estudo, disponibilizados no portal arXiv, foram esta semana aceites para publicação na revista científica especializada Astrophysical Journal Letters.

O portal, a partir do qual os cometas passarão antes de rumarem ao Sistema Solar interno, foi descoberto como parte de uma simulação de centauros, pequenos corpos gelados que viajam em órbitas caóticas entre Júpiter e Neptuno, explica a Europa Press.

A equipa da Universidade da Flórida Central, nos Estados Unidos, foi liderada por Gal Sarid, tendo modelado a evolução dos corpos para lá da órbita de Neptuno, através região do planeta gigante e dentro da órbita de Júpiter.

Tal como recorda a agência noticiosa espanhola, estes corpos congelados são considerados vestígios quase imaculados de material desde o nascimento do Sistema Solar. Durante muito tempo, a comunidade científica debateu o percorrido pelos cometas desde a sua localização inicial até ao Sol.

“Como é que os novos cometas, controlados pela influência de Júpiter, substituem os que estão perdidos? Onde se dá a transição entre residir no Sistema Solar externo, como pequenos corpos adormecidos, para se tornarem ativos no interior do Sistema Solar?”, questionou Sarid, que é também o investigador principal do estudo.

Todas estas perguntas permaneciam em mistério – até agora. “O que descobrimos, o modelo do gateway como ‘berço dos cometas‘, mudará a forma como pensamos sobre a história dos corpos gelados”, explicou.

A vida difusa dos cometas

Acredita-se que os centauros “nasçam” na região do Cinturão de Kuiper, para lá de Neptuno, e sejam considerados a fonte dos Cometas da Família Júpiter (JFC), que ocupam o Sistema Solar interno. A natureza caótica das órbitas dos centauros obscurece os caminhos exatos, dificultando a previsão do seu futuro como cometas.

Inicialmente, a investigação tinha como objetivo estudar a história de um centauro em particular, o 29P / Schwassmann-Wachmann 1 (SW1). Este corpo, de tamanho médio e com uma órbita quase circular depois de Júpiter, há muito intriga os cientistas devido à sua alta atividade e explosões frequentes.

Partindo deste centauro, a equipa de cientistas quis explorar se as circunstâncias do SW1 eram consistentes com a progressão orbital dos outros centauros, explicou Sarid.

“Mais de um em cada cinco centauros que rastreamos foram encontrados numa órbita semelhante à do SW1 em algum momento da sua vida”, disse Maria Womack, cientista do Instituto Espacial da Flórida e co-autora do estudo. “Em vez de ser um outlier peculiar, o SW1 é um centauro apanhado no ato de evoluir dinamicamente para um JFC”.

“Os centauros que passam por esta região são a fonte de mais de dois terços de todos os JFCs, tornando este o principal gateway através do qual estes cometas são produzidos”.

A existência deste portal fornece um meio há muito procurado para identificar centauros numa trajetória iminente em direção ao Sistema Solar. Atualmente, recorda o portal Phys.org, o SW1 é o maior e o mais ativo dos poucos objetos já descobertos nesta região de gateway. Por este mesmo motivo, rematou Sarid, este corpo é o “principal candidato [a estudar] para que seja possível avançar no conhecimento das transições orbitais e físicas que moldam a população de cometas que vemos hoje”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acho que as Agências Espaciais deveriam estudar é essa matéria, isso sim, pois a qtde de erros de português é tão gigantesca que só pode ter sido escrita pelo ET BILÚ.

RESPONDER

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …