Cientistas descobriram o ponto fraco dos tardígrados

Os tardígrados, também chamados ursos de água, são conhecidos pela sua resistência. Mas um novo estudo revela agora que estes pequenos organismos também têm um ponto fraco: exposição de longo prazo a altas temperaturas.

Em 2018, um estudo científico revelou que o tardígrado Acutuncus antarcticus poderia estar em risco de extinção devido às alterações climáticas. Agora, uma segunda espécie, Ramazzottius varieornatus, demonstrou uma fraqueza semelhante.

“Os espécimes utilizados neste estudo foram obtidos nas calhas de um telhado de uma casa localizada em Nivå, na Dinamarca. Avaliámos o efeito das exposições a altas temperaturas em tardígrados ativos e dessecados, e também investigámos o efeito de um breve período de aclimatação em animais ativos”, explica o biólogo Ricardo Neves, da Universidade de Copenhaga, citado pelo Science Alert.

Para tardígrados ativos que não foram habituados a temperaturas mais altas, a população atingiu uma taxa de mortalidade de 50% depois de passar 24 horas a uma temperatura de 37,1ºC.

Um breve período de aclimatação de duas horas a 30°C, seguido de duas horas a 35°C, elevou esse limiar de mortalidade para 37,6°C. Portanto, a aclimatação parece ter melhorado a taxa de sobrevivência.

Os tardígrados dessecados, por sua vez, foram capazes de suportar temperaturas muito mais elevadas. Os cientistas observaram uma taxa de mortalidade de 50% após 24 horas numa temperatura de 63,1°C. Outras experiências revelaram que as criaturas morreriam muito mais rapidamente quando as temperaturas são ainda mais altas.

Em 2006, um outro estudo científico mostrou que os tardígrados dessecados podiam sobreviver a temperaturas de até 151°C num período de até 30 minutos. O que este novo estudo demonstra agora é que a taxa geral de sobrevivência dos tardígrados diminui acentuadamente quanto mais a temperatura for mantida em alturas insalubres.

“Podemos concluir que os tardígrados ativos são vulneráveis a altas temperaturas, embora pareça que estas criaturas podem habituar-se ao aumento da temperatura no seu habitat natural”, afirma Neves, cujo estudo foi publicado na revista Scientific Reports.

“Tardígrados dessecados são muito mais resistentes e podem suportar temperaturas muito mais altas. No entanto, o tempo de exposição é claramente um fator limitador que restringe a sua tolerância”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …