Descoberto o segredo da longevidade dos Cavaleiros Templários

Não era por dádiva divina que os Cavaleiros Templários viviam mais tempo do que a população medieval em geral. Era por causa da dieta e dos hábitos de higiene, conclui um estudo científico.

Uma equipa de investigadores debruçou-se sobre a dieta dos medievais Cavaleiros Templários para tentar perceber porque é que tinham uma esperança média de vida tão alta, comparativamente com a população dessa altura.

Estes militares que lutavam com a Cruz de Cristo ao peito viviam para lá dos 60 anos, enquanto que a maioria das pessoas morria entre os 25 e os 40 anos de idade.

“A especial longevidade dos Cavaleiros Templários era geralmente, atribuída a uma especial dádiva divina”, começam por notar os investigadores no estudo, publicado no jornal científico Digestive and Liver Disease. Mas os segredos eram, afinal, a alimentação e as práticas de higiene.

“Lavar as mãos antes de comer era obrigatório. Além disso, o refeitório estava sempre muito limpo com toalhas de mesa disponíveis. Quanto à comida, caçar era estritamente proibido. Peixe, queijo, azeite e fruta fresca eram muito apreciados”, sublinha o co-autor do estudo, Francesco Franceschi, do Instituto de Medicina Interna da Universidade Católica de Roma, em Itália, em declarações ao site Discovery News.

A isto acresce ainda o consumo moderado de vinho misturado com polpa de aloé, planta com propriedades anti-sépticas, anti-bacterianas e fungicidas.

A dieta dos Cavaleiros Templários era, assim, mais saudável do que a de muitas pessoas da actualidade e não era nada típica da Idade Média.

A grande maioria da população consumia alimentos gordos e repletos de calorias, pelo que apresentavam problemas de diabetes, de gota e de alta pressão arterial.

Pode-se imaginar um cavaleiro obeso a lutar contra uma dúzia de inimigos?“, é a pergunta que os investigadores fazem para, de algum modo, justificar os hábitos saudáveis dos Templários.

O estudo centrou-se em documentos históricos que atestam que os Cavaleiros de uma das primeiras ordens militares da Europa só comiam carne três vezes por semana, evitando os grelhados e, logo, os seus riscos cancerígenos. E conseguiam boas doses dos benéficos ácidos gordos ómega 3, consumindo peixe com regularidade.

Também comiam grandes quantidades de legumes e de fruta. Ora, os legumes “são a fonte natural mais poderosa de probióticos e actuam como nutrientes para as boas bactérias da macrobiótica intestinal. Este era um dos segredos da sua dieta saudável”, salienta Franceshi.

A Ordem dos Cavaleiros Templários foi criada por volta do ano de 1118 com o objectivo de proteger os peregrinos cristãos na sua caminhada rumo à Terra Santa, Jerusalém.

O Grão Mestre Hugues de Payens foi um dos seus fundadores e um dos seus melhores exemplos de longevidade, tendo vivido até aos 66 anos de idade.

Apelidavam-se de “os pobres soldados seguidores de Cristo e do Templo de Salomão”, mas acabaram por se tornar extremamente ricos e poderosos, amealhando propriedades e fortuna.

Em 1312, a Ordem foi oficialmente dissolvida pelo Papa Clemente, sob acusações de heresia e por pressão do Rei Filipe IV de França. Dois anos depois, foi queimado na fogueira o seu último Grão Mestre, Jacques de Molay, que teria 70 anos de idade.

SV, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. “A grande maioria da população consumia alimentos gordos e repletos de calorias, pelo que apresentavam problemas de diabetes, de gota e de alta pressão arterial.”

    Este parágrafo diz tudo sobre a “colidade” do estudo e da notícia…

  2. Pois toda a gente sabe que a boa alimentação e as boas práticas de higiene diminuem e muito a possibilidade de apanhar doenças, pois o sistema imunológico fortalece-se.

  3. na Risss é normal, pois no PARAISO, segundo se consta e é divulgado pelos.as TEOLOGOS.AS ettcetc,que naquele tempo so se consumia vEGETAIS e nada de cARNE-õ.õ ou VEGAS ou lAS VEGAS ii ,mas concerteza na altura na se devia consumir CARNE a na ser existirem na altura CANIBAIS antes de NOÈ ou depoisõ.õ??? bem sera que so existiu na altura o ADÃO e a EVA,e ABEL e CAIM e os despois a partir dai-ou havia ou apareçeu mais mulheres e homens ,??? ou nÃO !!!????….. bem que CAUFUZÃO iiiiii ou talvez não…. e depois de NOÈ??!!… como é???õ.õ como foi ^.^,bem na havia VIRUS-VIROSES-ZIKAS etcetc era TUDO PURO do PO ao PO ura ai eu na lavo nada conforme compro assim como,é tudo PURO,iiiiii ai eu vou viver até aos 900 e ++ anos né iiiiii,e como , como de comer muitas cascas vai daiuiuiui eu ser um mONGE de SHAOLIN,BUDISTA,,etcetc,bemmm como sou PUROOO !!????…..

    A.G.P.

  4. Que treta… viviam o que tinham de viver na época. Para a maioria da população, comer carne não era hábito. às vezes o rigor fazia bem…

RESPONDER

Governo reforça apoios ao setor do turismo com nova linha de crédito

Nova linha de crédito terá 150 milhões de euros destinados às pequenas e médias empresas, tendo como objetivo incrementar a retoma económica. O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital anunciou hoje, em Coimbra, …

Nova Iorque quer usar guarda nacional para substituir trabalhadores de saúde não vacinados

A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, está a considerar usar a guarda nacional e funcionários médicos de fora do estado para suprir a falta de pessoal de saúde, já que dezenas de milhares provavelmente …

O PSD saiu vitorioso ou derrotado das autárquicas? Depende a quem perguntar no partido

Resultado conquistado por Carlos Moedas em Lisboa está a ser visto como um autêntico balde de água fria para os possíveis adversários de Rui Rio na corrida à liderança do PSD. Uma semana antes das eleições …

Bruno Fernandes falhou grande penalidade - e Cristiano deve substituí-lo

Médio do Manchester United desperdiçou a oportunidade de dar um ponto à sua equipa, contra o Aston Villa. De repente, o ambiente em Old Trafford mudou. O Manchester United venceu três jogos e empatou um, nos …

A Islândia estava prestes a ter um parlamento de maioria feminina - até à recontagem dos votos

A recontagem dos votos das legislativas de sábado fez com que o número de mulheres passasse de 33 para 30. Mesmo assim, a Islândia mantém-se como um dos países do mundo com maior representação parlamentar …

É mesmo possível reconhecer um ditador pelas suas características faciais

Os líderes democraticamente eleitos tendem a ter rostos mais atraentes e simpáticos do que os líderes autoritários, conclui um polémico estudo. É comum as pessoas formarem juízos de valor baseados na aparência de um rosto. No …

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …

Berlinenses apoiam expropriação de grandes proprietários para conter preços da habitação

Resultados do referendo são um sinal da crescente divisão que se vive na sociedade berlinense em relação à especulação imobiliária. Agentes imobiliários interpretam o resultado como um "mau sinal" que pode levar à "paralisação imediata …