Descoberto o segredo da longevidade dos Cavaleiros Templários

Não era por dádiva divina que os Cavaleiros Templários viviam mais tempo do que a população medieval em geral. Era por causa da dieta e dos hábitos de higiene, conclui um estudo científico.

Uma equipa de investigadores debruçou-se sobre a dieta dos medievais Cavaleiros Templários para tentar perceber porque é que tinham uma esperança média de vida tão alta, comparativamente com a população dessa altura.

Estes militares que lutavam com a Cruz de Cristo ao peito viviam para lá dos 60 anos, enquanto que a maioria das pessoas morria entre os 25 e os 40 anos de idade.

“A especial longevidade dos Cavaleiros Templários era geralmente, atribuída a uma especial dádiva divina”, começam por notar os investigadores no estudo, publicado no jornal científico Digestive and Liver Disease. Mas os segredos eram, afinal, a alimentação e as práticas de higiene.

“Lavar as mãos antes de comer era obrigatório. Além disso, o refeitório estava sempre muito limpo com toalhas de mesa disponíveis. Quanto à comida, caçar era estritamente proibido. Peixe, queijo, azeite e fruta fresca eram muito apreciados”, sublinha o co-autor do estudo, Francesco Franceschi, do Instituto de Medicina Interna da Universidade Católica de Roma, em Itália, em declarações ao site Discovery News.

A isto acresce ainda o consumo moderado de vinho misturado com polpa de aloé, planta com propriedades anti-sépticas, anti-bacterianas e fungicidas.

A dieta dos Cavaleiros Templários era, assim, mais saudável do que a de muitas pessoas da actualidade e não era nada típica da Idade Média.

A grande maioria da população consumia alimentos gordos e repletos de calorias, pelo que apresentavam problemas de diabetes, de gota e de alta pressão arterial.

Pode-se imaginar um cavaleiro obeso a lutar contra uma dúzia de inimigos?“, é a pergunta que os investigadores fazem para, de algum modo, justificar os hábitos saudáveis dos Templários.

O estudo centrou-se em documentos históricos que atestam que os Cavaleiros de uma das primeiras ordens militares da Europa só comiam carne três vezes por semana, evitando os grelhados e, logo, os seus riscos cancerígenos. E conseguiam boas doses dos benéficos ácidos gordos ómega 3, consumindo peixe com regularidade.

Também comiam grandes quantidades de legumes e de fruta. Ora, os legumes “são a fonte natural mais poderosa de probióticos e actuam como nutrientes para as boas bactérias da macrobiótica intestinal. Este era um dos segredos da sua dieta saudável”, salienta Franceshi.

A Ordem dos Cavaleiros Templários foi criada por volta do ano de 1118 com o objectivo de proteger os peregrinos cristãos na sua caminhada rumo à Terra Santa, Jerusalém.

O Grão Mestre Hugues de Payens foi um dos seus fundadores e um dos seus melhores exemplos de longevidade, tendo vivido até aos 66 anos de idade.

Apelidavam-se de “os pobres soldados seguidores de Cristo e do Templo de Salomão”, mas acabaram por se tornar extremamente ricos e poderosos, amealhando propriedades e fortuna.

Em 1312, a Ordem foi oficialmente dissolvida pelo Papa Clemente, sob acusações de heresia e por pressão do Rei Filipe IV de França. Dois anos depois, foi queimado na fogueira o seu último Grão Mestre, Jacques de Molay, que teria 70 anos de idade.

SV, ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. “A grande maioria da população consumia alimentos gordos e repletos de calorias, pelo que apresentavam problemas de diabetes, de gota e de alta pressão arterial.”

    Este parágrafo diz tudo sobre a “colidade” do estudo e da notícia…

  2. Pois toda a gente sabe que a boa alimentação e as boas práticas de higiene diminuem e muito a possibilidade de apanhar doenças, pois o sistema imunológico fortalece-se.

  3. na Risss é normal, pois no PARAISO, segundo se consta e é divulgado pelos.as TEOLOGOS.AS ettcetc,que naquele tempo so se consumia vEGETAIS e nada de cARNE-õ.õ ou VEGAS ou lAS VEGAS ii ,mas concerteza na altura na se devia consumir CARNE a na ser existirem na altura CANIBAIS antes de NOÈ ou depoisõ.õ??? bem sera que so existiu na altura o ADÃO e a EVA,e ABEL e CAIM e os despois a partir dai-ou havia ou apareçeu mais mulheres e homens ,??? ou nÃO !!!????….. bem que CAUFUZÃO iiiiii ou talvez não…. e depois de NOÈ??!!… como é???õ.õ como foi ^.^,bem na havia VIRUS-VIROSES-ZIKAS etcetc era TUDO PURO do PO ao PO ura ai eu na lavo nada conforme compro assim como,é tudo PURO,iiiiii ai eu vou viver até aos 900 e ++ anos né iiiiii,e como , como de comer muitas cascas vai daiuiuiui eu ser um mONGE de SHAOLIN,BUDISTA,,etcetc,bemmm como sou PUROOO !!????…..

    A.G.P.

  4. Que treta… viviam o que tinham de viver na época. Para a maioria da população, comer carne não era hábito. às vezes o rigor fazia bem…

RESPONDER

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …

Benfica 1-2 Gil Vicente | Galo canta e silencia águia na Luz

STOP. O Gil Vicente visitou na tarde deste sábado o Benfica e saiu do palco da Luz com os três pontos na bagagem e a “cantar de galo”, ao vencer por 2-1, num duelo relativo …

"Longa vida à monarquia." Realeza britânica tende a viver mais três décadas do que a população geral

As diferenças na longevidade de alguns membros da família real em comparação com a população em geral são extremamente grandes, mas não incomuns. O príncipe Filipe, marido da rainha Isabel II e o consorte mais antigo …

Abominável (e falso) Homem das Neves. Líder russo usou Yeti para atrair turistas para a Sibéria

Um dos líderes regionais mais antigos de Vladimir Putin confessou ter encenado avistamentos falsos de Yetis numa tentativa de encorajar o turismo na Sibéria. Aman Tuleev, um dos líderes regionais de longa data do Presidente russo …

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …