Descoberto novo dinossauro carnívoro gigante

Paleontologistas norte-americanos divulgaram a descoberta de um dos maiores predadores terrestres de todos os tempos: um dinossauro carnívoro de quatro toneladas e nove metros de altura que viveu há cerca de 100 milhões de anos.

A nova espécie, designada como “Siats meekerorum” (um nome que faz referência a um monstro carnívoro da mitologia da tribo nativa americana Ute), é o segundo dinossauro da família dos Carcharodontosaurus, os dinossauros carnívoros gigantes, a ser descoberto na América do Norte.

“Este dinossauro era um predador colossal, apenas ultrapassado pelo grande Tiranossauro Rex (T-Rex) e talvez pelo Acrocanthosaurus nos registos de fósseis na América do Norte”, afirmou Lindsay Zanno, do Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte.

O primeiro Carcharodontosaurus norte-americano, o Acrocanthosaurus atokensis, foi descoberto em 1950.

Segundo a descrição de Lindsay Zanno e de Peter Makovicky, do Museu de História Natural de Chicago, os vestígios encontrados são de um exemplar com mais de nove metros de altura e cerca de quatro toneladas. Apesar destas dimensões imponentes, os fósseis descobertos são de um animal jovem.

Os investigadores estimam que um animal adulto desta espécie pode atingir as sete toneladas.

Na época do “reinado” dos Siats, a vegetação era abundante e a fauna era composta por dinossauros herbívoros, tartarugas, crocodilos e outros predadores, como os primeiros Tiranossauros.

Os vestígios paleontológicos agora encontrados têm aproximadamente 98 milhões de anos.

Esta nova descoberta vem preencher uma lacuna de 30 milhões de anos nos registos de fósseis de dinossauros predadores na América do Norte.

/Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

China pondera novas regras sobre estrangeiros para "proibir o extremismo religioso"

Um projeto-lei publicado esta semana pelo Ministério da Justiça chinês aponta para novas restrições sobre a atuação de fiéis estrangeiros no país, com o intuito de evitar a disseminação do "extremismo religioso" ou do uso …

Regar, cortar e matar insetos. Robô dá conta de todas as tarefas de jardinagem (e até afasta intrusos)

A jardinagem é uma terapia para muitas pessoas, mas também pode ser um incómodo. O robô Yardroid foi projetado para lidar de forma autónoma com essas tarefas, utilizando inteligência artificial. Semelhante a um tanque em miniatura, …

ProToiro vai impugnar IVA das touradas e avança com queixa em Bruxelas

A Federação Portuguesa de Tauromaquia (ProToiro) vai avançar com a impugnação do valor do IVA na tauromaquia e com uma queixa na Comissão Europeia, exigindo que a taxa passe de 23% para 6%. Em comunicado, a …

Braga 3-3 Leicester | Vardy rouba triunfo luso nos descontos

Um "balde de água fria". A recepção do Sporting de Braga ao Leicester não foi parca em emoção e em bom futebol. Os minhotos foram superiores na primeira parte e chegaram ao intervalo em vantagem. Contudo, …

Equipa de Biden escondeu um anúncio de emprego secreto no código-fonte do seu site

O Presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, escondeu um anúncio de emprego no código-fonte do seu site de transição, enquanto inicia o processo de contratação da nova administração para a Casa Branca. De acordo com …

Costa ligou a Lagarde para garantir que vai cumprir compromissos com Novo Banco

O primeiro-ministro ligou, esta quinta-feira, à presidente do Banco Central Europeu (BCE) para assegurar que o Governo cumprirá os compromissos assumidos no quadro da venda do Novo Banco. "Portugal é um Estado de direito que cumpre …

Mário Ferreira acata decisão da CMVM e lança OPA sobre a Media Capital

O empresário anunciou, esta quarta-feira, que vai lançar uma OPA a 69,78% das ações da Media Capital, depois de a CMVM o ter obrigado a realizar esta operação. A Pluris Investments, empresa detida por Mário Ferreira, …

Ford encomenda 12 frigoríficos ultrafrios para distribuir vacinas aos funcionários

Numa altura em que já são conhecidas algumas vacinas no combate à covid-19, a empresa americana antecipa-se e já encomendou 12 frigoríficos ultrafrios para armazenar as injeções e depois distribuí-las aos seus funcionários. Neste sentido, a …

Alemanha vai compensar soldados que sofreram discriminação por serem homossexuais

O Ministério da Defesa da Alemanha anunciou ontem que quer compensar legalmente todos os soldados que, até 2 de Julho de 2000, foram prejudicados devido à sua orientação sexual ou identidade de género. O projeto de …

Árbitros que não sabem as regras: golo foi anulado depois de a bola voltar a rolar

Encontro entre Ceará e São Paulo pode não ter terminado na noite passada. Haverá continuação "na secretaria" por causa de um golo que foi anulado, pela segunda vez, já depois de o jogo ter sido …