Descoberto novo dinossauro carnívoro gigante

Paleontologistas norte-americanos divulgaram a descoberta de um dos maiores predadores terrestres de todos os tempos: um dinossauro carnívoro de quatro toneladas e nove metros de altura que viveu há cerca de 100 milhões de anos.

A nova espécie, designada como “Siats meekerorum” (um nome que faz referência a um monstro carnívoro da mitologia da tribo nativa americana Ute), é o segundo dinossauro da família dos Carcharodontosaurus, os dinossauros carnívoros gigantes, a ser descoberto na América do Norte.

“Este dinossauro era um predador colossal, apenas ultrapassado pelo grande Tiranossauro Rex (T-Rex) e talvez pelo Acrocanthosaurus nos registos de fósseis na América do Norte”, afirmou Lindsay Zanno, do Museu de Ciências Naturais da Carolina do Norte.

O primeiro Carcharodontosaurus norte-americano, o Acrocanthosaurus atokensis, foi descoberto em 1950.

Segundo a descrição de Lindsay Zanno e de Peter Makovicky, do Museu de História Natural de Chicago, os vestígios encontrados são de um exemplar com mais de nove metros de altura e cerca de quatro toneladas. Apesar destas dimensões imponentes, os fósseis descobertos são de um animal jovem.

Os investigadores estimam que um animal adulto desta espécie pode atingir as sete toneladas.

Na época do “reinado” dos Siats, a vegetação era abundante e a fauna era composta por dinossauros herbívoros, tartarugas, crocodilos e outros predadores, como os primeiros Tiranossauros.

Os vestígios paleontológicos agora encontrados têm aproximadamente 98 milhões de anos.

Esta nova descoberta vem preencher uma lacuna de 30 milhões de anos nos registos de fósseis de dinossauros predadores na América do Norte.

/Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …