Um estudo em anéis de árvores permitiu identificar uma das tempestades solares mais poderosas da história. Se este evento extremo, que ocorreu entre 664 e 663 a.C. , acontecesse nos nossos dias, os seus efeitos nas telecomunicações seriam catastróficos.
Uma equipa de investigadores da Universidade do Arizona encontrou evidências de uma tempestade solar extrema — evento que terá ocorrido há quase 3 mil anos.
Estes acontecimentos têm o nome de Eventos Miyake e, se acontecessem atualmente, teriam um efeito caótico para as telecomunicações, conta o El Confidencial.
A equipa internacional de investigadores, liderada pela física Irina Panyushkina, da Universidade do Arizona, analisou troncos de árvore antigos encontrados na Sibéria e com madeira proveniente de escavações arqueológica.
Os investigadores compararam então dados existentes de anéis de árvores com picos de berílio-10 em núcleos de gelo nos polos.
Os resultados do estudo permitiram evidenciar ter ocorrido, entre 664 e 663 a.C., um aumento significativo do carbono-14 e do berílio-10, elementos que comprovam a existência de radiação cósmica maciça.
“Os anéis das árvores dão-nos uma ideia da magnitude destas tempestades maciças, mas não conseguimos detetar qualquer tipo de padrão”, explicou Panyushkina, e este facto torna mais difícil que nos preparemos para uma eventualidade deste tipo de catástrofe natural.
Publicado na revista Nature, o estudo confirma que estes eventos solares excedem em intensidade quaisquer tempestades registadas atualmente. Se se repetissem hoje, causariam danos graves nas redes elétricas, nos satélites e nos sistemas de comunicação.
A NASA, a União Europeia e o governo da Hungria financiaram o estudo, que visa perceber como é que estas tempestades afetam o sistema terrestre de forma a que possamos precaver-nos a tempo — caso contrário, pode muito bem ficar o caos instalado.
O mais conhecido Evento Miyake, a tempestade solar mais poderosa de sempre, atingiu a Terra há 14.300 anos. A tempestade solar mais violenta da história moderna – conhecida como evento Carrington de 1859 – levou a incêndios devastadores e a avarias nos cabos do telégrafo. No entanto, é considerada insignificante, quando comparada com a magnitude dos eventos Miyake.