Descoberto buraco negro massivo com 40.000 milhões de vezes a massa do Sol

LIGO

Conceção artística da colisão de dois buracos negros

Um buraco negro massivo com 40.000 milhões de vezes a massa do Sol foi detetado no coração da galáxia elíptica Holmberg 15A, localizada a cerca de 700 milhões de anos-luz do nosso planeta.

O objeto, batizado de Holm 15A *, é um dos maiores buracos negros até então conhecido, sendo também o maior entre os buracos negros descobertos após o rastreamento das estrelas à sua volta, escreve o portal Science Alert.

Com a descoberta, cujos resultados foram publicados em julho passado no portal arXiv.org, os autores corrigiram cálculos de outros astrofísicos que estimavam com base em observações indiretas a presença de um buraco negro com uma massa 310 maior do que a do Sol também na galáxia Holmberg 15A.

“Usamos modelos axisimétricos Schwarzschild baseados em órbitas para analisar a cinemática estelar de Holm 15A a partir de novas observações espectrais de alta resolução e campo amplo”, escreveram os cientistas no artigo, detalhando que os novos dados foram obtidos graças ao instrumento MUSE, instalado no telescópio Very Large Telescope), localizado no Chile. “Este é o buraco negro mais massivo [já descoberto] com deteção dinâmica direta no Universo local”, acrescentam.

De acordo com o mesmo modelo, o buraco negro está numa zona de fusão de galáxias do tipo primitivo. Contudo, os cientistas esperam levar a cabo novas investigações para terminar com precisão a forma com o corpo massivo se formou.

45 COMENTÁRIOS

1. A ser verdade, o universo pode ter um centro. Esse centro seria ocupado pelo maior buraco negro do universo, em torno do qual orbitariam todas as galáxias existentes.

• Pode ser, porém como não conhecemos todo o universo, talvez este universo conhecido esteja em órbita de outro muito maior ainda, e que este buraco negro “gigante” seja apenas um entre bilhões de buracos negros que podem ser muito maiores. Tudo pode existir no universo.

2. Também acredito em sua teoria Joaquim Ferreira, visto que no espaço o firmamento parece ser a gravidade, ou seja tudo que há precisa ter um “dono” e o dono seria a gravidade, assim como o sol é para nosso sistema solar, etc..

• Cara eu acho que assim muito perto ia dar merda tipo direto tem meteoro e tal aí tipo uma bem colado na outra os buracos sugando tudo ia dar Ruin não acha ps: expansão é melhor meio que lógico estamos aqui pra explorar o universo se ele fosse pequeno ia ser chato não acha

3. Mas nenhum de vocês dois explicam o motivo do distanciamento da galáxias umas com as outras, ou seja, se tem um buraco branco, ele deve ter virado para o lado branco da força e empurrando tudo (as galáxias e constelações) para longe kkkkk

4. O facto das galáxias orbitarem o centro de massa a distâncias diferentes, permite verificar que as galáxias se afastam umas das outras mas também situações em que elas se aproximam. A galáxia de Andrómeda está a aproximar-se da nossa, há imagens de galáxias a colidirem, etc…

• Sabe oq mais acho engraçado nessa idéia de expansão do universo apenas pelo fato da galáxia se distanciar???
      Me coloco a imaginar na idade média onde a terra era o centro da galáxia ate Galileu fazer o telescópio e dar uma tapa na cara de luva de pelica!!!

Pessoal veja que em um escala menor, ora os planetas e lua pela sua órbita elíptica se distância e volta a se aproximar!!! O fato das galáxias se distanciar nao pode ser conclusivo que está em expansão assim como Jupiter e terra estão a se aproximar e se afastar, não estão em expansão tbm!!! Tudo isso é RELATIVO

5. Interessante, na concepção de um tanque de lavar roupa, quando se faz o galo, normalmente há o encaminhamento de tudo para dentro do galo. Mas existe uma força no espaço-tempo, que há uma distanciamento das galáxias a uma velocidade de 70 km por segundo. Aí entra a matéria escura, exercendo uma força que ainda não equacionaram…….

6. Esse buraco negro Holm 15A é o maior encontrado até agora, mas considerando o tamanho do universo, pode haver outros até bem maiores! Airton de Oliveira

7. Desculpa a ignorância, mas esses buracos negro não poderiam ser como um buraco de funil? Tipo como um portal que suga tudo e que de alguma forma sairá em algum lugar diferente, o qual não conhecemos?

Eu precisaria estudar mais sobre para poder fundamentar ou excluir essa tese, se alguém souber algum material e puder ajudar, agradeço.

• Pode. Chama-se buraco de ver-me ou de minhoca. Pode procurar na Wikipédia, por exemplo, e seguir os links, se quiser.
      Recomendo o filme “Contacto” de Robert Zemeckis com a Jodie Foster. Já tem uns anos mas é excelente.

8. Acreditem, somos só nós os sobreviventes vivos desta galáxia que está nossa terra… Nem merecemos um novo lar, pra que contato?! o ser humano é auto destrutivo em grandes quantidades e com má governança chegaremos novamente ao colapso, uma bomba relógio na mão desse povo atrasado consciêncialmente, estamos afastados, nos já fomos em um passado uma civilização futura! Já pensou nisso? Todas essas histórias de seres evoluídos deuses e pessoas paranormais das antigas, do Egito, Atlântida, afundamos, e creio que tenha sido culpa do próprio ser humano, chegamos sempre no caos no fim das contas, e então regressamos, o big-bang .. e começamos do zero, e
    * Só crescemos, comemos, bebemo, sigamos, e não fazemos nada, só destruímos,
    * Porque essa é a realidade da massa, sem a disciplina aplicável, por conta, do descontrole da natalidade
    * Desigualdades, segregação, corrupção, conflito de interesses, guerra… Precisamos acordar, e despertar a todos para uma nova consciência da realidade humana, que mais parece realidade de animal irracional, somos mais do que isto! E já poderíamos estar muito mais a par do que acontece, e fazer parte disso, evoluiriamos unos!

9. Aí vai parem de palhaçada se nem em Marte que é considerado perto conseguem chegar
    como conseguem visualizar um buraco negro de 40 milhões a massa do sol a 700 milhões de anos luz da terra balela do Caraí estão querendo ser mais que Deus cambada de mentirosos

10. O site é de Portugal. Parece que por lá eles falam assim, 40 mil milhões, e não 40 bilhões, como falamos no Brasil.

11. Daqui a zil de zilhoes de anos, tudo sera reagrupado, reunido, e o que fara isso é a força da gravidade, porem, o universo ainda está em expansão, entao vai demorar muito. Quando ele perder a força de expansão, começará a ocorrer uma força integradora forte, sendo o buraco negro a principal, o agente mais forte, e a gravidade dos planetas e das galáxias a outra. Entao daqui há exatos 1.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000 x 10 elevado 50. Isso vai acontecer. Quem viver verá.

12. Claro. Até parece que tudo o que está escrito na Bíblia é verdade. Vai lá para as tuas igrejas evangélicas com nomes exquisitos. Tinhas mesmo que ser um brazuca para falar assim de Deus. Diz-me, se Deus tem um plano para nós, porque é que há crianças a nascerem com cancro e outras doenças? Porque é que há crianças que morrem de cancro e há outras que parece que são curadas por milagre sobrevivem? Consegues explicar sem citar a Bíblia? Os cientistas provavelmente estudam a luz e outras coisas de volta dos buracos negros. Pensa bem em vez de escreveres disparates.

13. Boa tarde ZAP
    “Em português de Portugal, bilhões são bilhas muito grandes.
    40.000.000.000 escreve-se “quarenta mil milhões”.
    40.000.000.000.000 escreve-se “quarenta biliões””

40.000.000.000.000 não será antes quarenta trilhões? Em português não existe Biliões

• Caro Tiago,
      Em português de Portugal também não há “trilhões”. Se existissem, seriam provavelmente “trilhas muito grandes”.
      Há, sim, biliões. E triliões. Apenas não são mil milhões, nem mil biliões.
      Um bilião é um milhão de milhões.
      Um trilião é um milhão de biliões.

14. Sabe oq mais acho engraçado nessa idéia de expansão do universo apenas pelo fato da galáxia se distanciar???

15. Realmente tudo isto é fantástico exingindo quer uma grande reflexão científica quer filosófica. Sabemos muito pouco sobre o Universo e provavelmente saberemos sempre muito pouco. Mas não há dúvida que é fascinante. E o que também é interessante é que as “verdades” de hoje não serão as de amanhã. Também importa talvez referir que a natureza não é exatamente como a percecionamos. É algo. Tudo é sempre fruto da relação.

16. Assim como o efeito de uma explosão, as partículas estão se distanciando, e como o big bang foi uma explosão, é natural q se distanciem ou se aproximem, é como dar um tiro em uma melancia.

O Hawaii quer remover a sua "escadaria para o paraíso" - e a culpa é dos turistas