Descoberto açúcar que pode substituir o glifosato

(dr) Klaus Brilisauer

A Universidade de Tübingen já apresentou um pedido de patente.

Uma equipa de cientista da Universidade de Tübingen, na Alemanha, descobriu uma substância de origem natural que tem os mesmos efeitos do glifosato, um dos herbicidas mais utilizados em todo o mundo, que tem causado controvérsia devido aos seus riscos para a saúde e para o meio ambiente.  

A alternativa natural é uma molécula de açúcar libertada por um tipo de cianobactérias, também apelidade de algas verde-azuladas. Os cientistas levavam a cabo estudos apenas para analisar a bactéria, descobrindo a molécula de açúcar por mero acaso.

A cianobactéria em questão, a Synechococcus elongatus, é uma bactéria de água doce e é bastante “egoísta”. O micro-organismo excreta o açúcar 7-desoxi-Sedoheptulose (7dSh) para inibir o desenvolvimento de estirpes de bactérias concorrentes. A inibição é tão bem-sucedida que os cientistas quiseram saber o que há por de trás do mecanismo.

Klaus Brilisauer e os seus colegas Stephanie Grond e Karl Forchhammer descobriram que o 7dSh age sobre a mesma via metabólica que o glifosato. “[O açúcar] age sobre outra enzima, mas é a mesma via metabólica, a chamada via do xikimato”, explicou Brilisauer em entrevista à Deutsche Welle. O efeito é o mesmo: as plantas tratadas com o açúcar vêm o seu crescimento interrompido.

Através desta via, que é, no fundo, uma rota metabólica, plantas e microrganismos produzem importantes aminoácidos. Tendo em conta que este tipo de metabolismo não existe em formas mais avançadas de vida, como humanos ou animais, o açúcar acaba por ser inofensivo para a saúde e para o ambiente. “Tratamos embriões de peixe-zebra com uma dose bem alta e não registamos nenhum efeito negativo”, disse Brilisauer.

Contudo, importa frisar, a nova substância não pode ainda ser utilizada porque precisa de ser testada fora dos laboratórios. Além disso, está também pendente uma autorização para o seu uso como herbicida.

“Já estamos a conversar com parceiros“, disse Brilisauer. Num momento inicial, os parceiros em causa deverão testar a substância, e só depois será submetido para aprovação um pedido para o uso como. O processo pode levar 18 meses ou até mais, mas Brilisauer mostra-se otimista.

“Esperamos uma boa capacidade de degradação e baixa eco-toxicidade”, afirmou. Na prática, porém, é precisamente a capacidade de degradação que pode arruinar o uso da substância. Isto é, se se degradar muito rapidamente no terreno, a substância não será capaz de desenvolver o seu efeito inibidor no crescimento das ervas daninhas.

Brilisauer não tem receio que a Bayer, a gigante produtora de glifosato, apresente objeções à entrada de uma nova alternativa natural ao mercado. “A longo prazo, o glifosato vai desaparecer do mercado de qualque forma”, afirmou, dando conta que a Bayer até seria bem-vinda para participar no desenvolvimento da substância.

A Universidade de Tübingen já apresentou um pedido de patente.

De acordo com a Plataforma Transgénicos Fora, o glifosato é o herbicida mais usado em Portugal, sendo classificado pela Organização Mundial de Saúde como um carcinogéneo provável para o ser humano.

PARTILHAR

RESPONDER

Jerónimo de Sousa deve ser reconduzido na liderança do PCP

O atual secretário-geral do PCP deve ser reconduzido no cargo no congresso que está agendado para o final de novembro, avança este sábado o jornal Público. De acordo com o matutino, as atuais regras sanitárias …

Elixir oral (e outros produtos domésticos) poderá ajudar a neutralizar o SARS-CoV–2

Alguns produtos domésticos, como é o caso do elixir oral e produtos para a descongestionar as vias nasais, mostraram-se eficazes em neutralizar um tipo coronavírus num estudo científico levado a cabo com células humanas. A …

Presidente da Polónia com teste positivo de covid-19

O Presidente da Polónia, Andrzej Duda, testou positivo para o novo coronavírus, anunciou este sábado o porta-voz do chefe de Estado. "Como se esperava, o Presidente @AndrzejDuda foi ontem [sexta-feira] submetido a um teste para detetar …

"Com o futebol acabei com a Guerra do Iraque". Jorvan Vieira, o treinador português que é Deus no mundo árabe

Jorvan Vieira é um nome que pouco deve dizer à maioria dos adeptos de futebol. Filho de portugueses emigrados no Brasil, fez grande parte da sua carreira no Médio Oriente, onde é acarinhado por milhões. …

Capacidade de cuidados intensivos na Europa vai chegar ao limite, alerta OMS

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou esta sexta-feira que muitas unidades de cuidados intensivos na Europa vão chegar ao limite da sua capacidade nas próximas semanas. "Há uma situação muito preocupante a acontecer na Europa. …

Geólogos "ressuscitam" placa tectónica desaparecida

A existência da placa tectónica Ressurreição nunca foi consensual: alguns geólogos argumentam que nunca foi real e outros alegam que a placa sofreu um processo de subducção no manto da Terra, em algum lugar da …

Não se esqueça: muda a hora este domingo

Os relógios vão atrasar 60 minutos na madrugada do próximo domingo em Portugal para dar início ao horário de inverno. Em Portugal Continental e na Região Autónoma da Madeira, os relógios deverão ser atrasados uma hora …

Cientistas mediram o período de tempo mais curto de sempre

Uma equipa de físicos e metrologista da Universidade Goethe de Frankfurt, na Alemanha, anunciou que conseguiu medir o menor período de tempo já determinado - são 247 zeptosegundos, segundo os cientistas. O processo físico cuja …

Viagens expresso no Sistema Solar. Nave espacial pode chegar a Titã em apenas 2 anos

Uma equipa de cientistas está a trabalhar num propulsor de nave espacial que, segundo eles, poderia alcançar a misteriosa lua de Saturno, Titã, em menos da metade do tempo que o satélite Cassini demoraria. Apesar de …

Depois do "selo Brexit", os correios da Áustria emitem o "selo corona" impresso em papel higiénico

O serviço postal da Áustria uniu dois pontos da pandemia do novo coronavírus ao criar um selo impresso em papel higiénico que, segundo os correios, as pessoas também podem, a qualquer momento, usar para ajudar …