10 “tesouros” que a seca descobriu

1

Norbert Kaiser / Wikimedia

“Pedras da Fome”

Seca deixou a descoberto vestígios, autênticas “peças” da História que só foram possíveis devido ao Verão quente.

A seca prejudica milhões de pessoas no planeta mas beneficia alguns investigadores da História, arqueólogos.

Este Verão de 2022, após anos de temperaturas acima do que era habitual, deixou a descoberto vestígios, autênticas “peças” da História.

A BBC enumerou uma lista de sete descobertas, começando pelas “pedras da fome” – rochas presentes nos leitos dos rios que só ficam visíveis quando os níveis de água estão extremamente baixos. Entre os séculos XV e XIX, os povos que viviam em territórios onde hoje estão a Alemanha e República Checa, por exemplo, inscreviam nessas rochas dados sobre catástrofes desencadeadas pela falta de água e as dificuldades vividas durante os períodos de seca.

Em Itália, apareceu uma bomba não detonada dos tempos da II Guerra Mundial. O engenho explosivo de 450 quilos foi encontrado por pescadores nas margens do rio Pó, perto da vila de Borgo Virgilio, na Lombardia. Cerca de três mil moradores foram retirados da zona, antes da explosão controlada.

Os dinossauros também “reapareceram”. Foram encontradas algumas das maiores pegadas de dinossauros de sempre no Parque do Vale do Dinossauro, nos EUA, evidenciado a presença dos animais há cerca de 113 milhões de anos.

No Iraque as ruínas de uma cidade de 3.400 anos, desaparecida há décadas, emergiram à beira do Mosul, o reservatório mais importante do país.

Cadáveres num lago. Sim, também foram encontrados, no Lago Mead, EUA. Os restos mortais foram vistos por uma testemunha e os especialistas acreditam que seja apenas o começo.

Na semana passada, o “stonehenge espanhol” numa plantação de acabates. Arqueólogos desenterraram um dos maiores complexos de pedra do Neolítico Europeu perto da cidade de Huelva, no sudoeste de Espanha. As pedras verticais mais antigas podem ter 7.500 anos.

Na China, a seca de um rio revelou uma ilha submersa e três estátuas budistas que podem ter sido construídas há 600 anos.

Fora da lista da BBC, mas na lista ZAP está o caso do rio Pó, em Itália. O leito do rio secou tanto que um naufrágio de um navio da II Guerra Mundial apareceu à superfície. O Zibello é uma embarcação de 49 metros que transportava madeira durante o conflito e que se afundou em 1943.

No Reino Unido apareceu um jardim que esteve escondido durante quase 300 anos, o Great Parterre.

Também no Reino Unido, foram encontradas ruínas do Império Romano inéditas no país e que serão inéditas no planeta.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.