Descobertas no Quénia ferramentas mais antigas do que o Homem

d.r. Jason Lewis / Rutgers University

A arqueóloga Sonia Harmand descobriru ferramentas com 3.3 milhões de anos, provavelmente usadas por uma espécia semelhante ao Australopiteco - mas mais antigo

A arqueóloga Sonia Harmand descobriru ferramentas com 3.3 milhões de anos, provavelmente usadas por uma espécia semelhante ao Australopiteco – mas mais antigo

Investigadores norte-americanos acreditam ter descoberto, no Quénia, as ferramentas humanas mais antigas, com 3,3 milhões de anos, revela a revista Nature.

A descoberta, feita a oeste do lago Turkana, recua em 700 mil anos o aparecimento das primeiras ferramentas em pedra lascada.

Até à data, as mais antigas ferramentas, encontradas em Gona, na Etiópia, tinham 2,6 milhões de anos.

Os novos instrumentos são igualmente 500 mil anos mais antigos do que os primeiros vestígios do género Homo, antepassado direto dos humanos, e provam a existência de capacidades cognitivas e motoras necessárias ao fabrico de ferramentas em pedra entre os hominídeos.

Segundo a principal autora do estudo, Sonia Harmand, investigadora da Universidade de Stony Brook, nos Estados Unidos, a descoberta “revela que um outro género de hominídeo, talvez uma forma de australopiteco mais antiga, tinha já capacidades cognitivas e motoras necessárias à produção de ferramentas”.

O estudo, sustenta Harmand, “refuta a hipótese de longa data de que o Homo habilis foi o primeiro fabricante de ferramentas”. Falta agora à equipa da investigadora definir que espécies de hominídeos puderam produzir estes instrumentos.

A coleção de novas ferramentas inclui bigornas, martelos de pedra e percutores. A forma dos instrumentos encontrados no Quénia indica que foram usados com toda a força possível, para obter lascas afiadas e esmagar objetos.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pedras lascadas…OK…Querem dar sempre a ideia de que o homem moderno evoluiu directamente do macaco….Se ao menos a arqueologia convencional reconhecesse publicamente que existem, de facto, outros objectos “fora do tempo” que foram encontrados fossilizados em rochas com centenas de milhares de anos,o que denota uma civilização extremamente inteligente ter cá vivido muito antes do homem moderno, TODA a história do mundo teria que ser reescrita, e isso dá muito trabalho!…
    http://www.messagetoeagle.com/11outofplaceartifacts.php#.VV4CHFKrFTs

  2. aahahahahah,deicxa-mirirrrrrr. iiiiiii afinal os.as terrestres me dão razão,iiii,somos ainda ,do tempo do naschimento do planeta,e do cosmos e etcetcetciiiii ahahhaaçççççç……
    bem vendo bem somos fetos,embrionarios,com inteligência super speed e …….
    vai la vaiiiii,…iiiiiiii……….

    a.g.p.

RESPONDER

Veneno de cascavel pode ser o segredo para novo analgésico poderoso

Um composto do veneno da cascavel sul-americana pode ser usado para criar um analgésico poderoso. Os testes feitos em animais foram um sucesso. A crotoxina pode ser encontrada no veneno da cascavel sul-americana, Crotalus durissus terrificus, …

O falecido George Solitário, última tartaruga da sua espécie, pode ter parentes vivos

Uma expedição científica encontrou, em Galápagos, uma tartaruga com uma alta carga genética da espécie a que pertenceu o famoso George Solitário. Em 2012, uma tartaruga gigante, conhecida como George Solitário, faleceu com 100 anos. A …

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …