Descobertas no Quénia ferramentas mais antigas do que o Homem

d.r. Jason Lewis / Rutgers University

A arqueóloga Sonia Harmand descobriru ferramentas com 3.3 milhões de anos, provavelmente usadas por uma espécia semelhante ao Australopiteco - mas mais antigo

A arqueóloga Sonia Harmand descobriru ferramentas com 3.3 milhões de anos, provavelmente usadas por uma espécia semelhante ao Australopiteco – mas mais antigo

Investigadores norte-americanos acreditam ter descoberto, no Quénia, as ferramentas humanas mais antigas, com 3,3 milhões de anos, revela a revista Nature.

A descoberta, feita a oeste do lago Turkana, recua em 700 mil anos o aparecimento das primeiras ferramentas em pedra lascada.

Até à data, as mais antigas ferramentas, encontradas em Gona, na Etiópia, tinham 2,6 milhões de anos.

Os novos instrumentos são igualmente 500 mil anos mais antigos do que os primeiros vestígios do género Homo, antepassado direto dos humanos, e provam a existência de capacidades cognitivas e motoras necessárias ao fabrico de ferramentas em pedra entre os hominídeos.

Segundo a principal autora do estudo, Sonia Harmand, investigadora da Universidade de Stony Brook, nos Estados Unidos, a descoberta “revela que um outro género de hominídeo, talvez uma forma de australopiteco mais antiga, tinha já capacidades cognitivas e motoras necessárias à produção de ferramentas”.

O estudo, sustenta Harmand, “refuta a hipótese de longa data de que o Homo habilis foi o primeiro fabricante de ferramentas”. Falta agora à equipa da investigadora definir que espécies de hominídeos puderam produzir estes instrumentos.

A coleção de novas ferramentas inclui bigornas, martelos de pedra e percutores. A forma dos instrumentos encontrados no Quénia indica que foram usados com toda a força possível, para obter lascas afiadas e esmagar objetos.

/Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pedras lascadas…OK…Querem dar sempre a ideia de que o homem moderno evoluiu directamente do macaco….Se ao menos a arqueologia convencional reconhecesse publicamente que existem, de facto, outros objectos “fora do tempo” que foram encontrados fossilizados em rochas com centenas de milhares de anos,o que denota uma civilização extremamente inteligente ter cá vivido muito antes do homem moderno, TODA a história do mundo teria que ser reescrita, e isso dá muito trabalho!…
    http://www.messagetoeagle.com/11outofplaceartifacts.php#.VV4CHFKrFTs

  2. aahahahahah,deicxa-mirirrrrrr. iiiiiii afinal os.as terrestres me dão razão,iiii,somos ainda ,do tempo do naschimento do planeta,e do cosmos e etcetcetciiiii ahahhaaçççççç……
    bem vendo bem somos fetos,embrionarios,com inteligência super speed e …….
    vai la vaiiiii,…iiiiiiii……….

    a.g.p.

RESPONDER

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …