Descobertas duas anãs brancas que orbitam entre si a cada 20 minutos

M. Weiss

Cientistas do Harvard & Smithsonian Center, nos Estados Unidos, descobriram uma anã branca binária composta por duas estrelas com um núcleo de hélio que orbitam entre si a cada 1.201 segundos, isto é, pouco mais de 20 minutos.

Em comunicado, os cientistas da universidade norte-americana explicam que esta é a primeira fonte de ondas gravitacionais deste tipo já encontrada.

O sistema, batizado de J2322 + 0509, tem o terceiro período mais curto já conhecido entre todos os binários separados, sendo considerado um alvo importante para observação futura de ondas gravitacionais, segundo os especialistas, que publicaram recentemente os resultados da investigação na revista The Astrophysical Journal Letters.

“As teorias preveem a existência de muito [sistemas] binário de anãs brancas de duplo núcleo de hélio”, começou por explicar o autor principal do estudo, Warren Brown, citado na mesma nota de imprensa. “Esta deteção fornece uma âncora para esses modelos e para futuras experiências, para que possamos encontrar mais destas estrelas e determinar os seus números reais”, sustentou.

Estas estrelas foram descobertas graças a observações da sonda Gaia, da Agência Espacial Europeia (ESA), que está a ser utilizada para criar o mais mais abrangente da Via Láctea. Ao contrário de muitos outros sistemas binários já encontrados, as anãs brancas agora descobertas não passam uma na frente da outra.

Segundo Brown, os binários mais difíceis de detetar são, a verdade, as “fontes mais fortes de ondas gravitacionais”. Os cientistas acreditam ainda que as ondas gravitacionais destes corpos acabaram por causar o desaparecimento do sistema.

A cada emissão, as duas anãs brancas perdem um pouco de energia, orbitando cada vez mais perto uma da outra, nota ainda a Russia Today.

Dentro de seis a sete milhões de anos, o par de estrelas terá perdido tanta energia que acabará por colidir, fundindo-se numa anã branca mais massiva.

Previstas pela primeira vez em 1916 por Albert Einstein, as ondas gravitacionais são ondulações extremamente rápidas na curvatura espaço-tempo que viajam à velocidade da luz desde a sua fonte para o exterior. Foram necessárias várias décadas para comprovar a sua existência, mas desde a primeira observação científica direta, em setembro de 2015, as descobertas sobre estas ondas correm a bom ritmo. Cada vez mais, as ondas gravitacionais afirmam-se como uma janela científica para o Universo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Costa recusa responder a Sócrates. Carlos César reafirma "tristeza" e "raiva"

O primeiro-ministro António Costa recusou responder às críticas feitas por José Sócrates. Carlos César, presidente do PS, reafirma o que disse em 2018. Este sábado, António Costa recusou responder às críticas feitas por José Sócrates e …

Cientistas sugerem que os gorilas não batem no peito apenas para se exibir

Os cientistas sugerem que o ato de bater no peito permite aos gorilas machos sinalizar o seu tamanho e assim evitar brigas desnecessárias. De acordo com o jornal The Guardian, cientistas que estudam gorilas-das-montanhas (Gorilla beringei …

Médicos alertam que Navalny pode sofrer paragem cardíaca "a qualquer momento"

Alexei Navalny está cada vez mais em risco de insuficiência renal. Médicos próximos do opositor russo alertam que pode sofrer uma paragem cardíaca "a qualquer momento". Médicos próximos do opositor russo Alexei Navalny, detido e em …

Perto de sequenciar 1 milhão de genomas, cientistas querem desvendar segredos genéticos

O projeto All of Us está a recolher informações genéticas, registos médicos e hábitos de saúde de mais de um milhão de pessoas. Os dados podem ser usados para desvendar segredos genéticos. O primeiro esboço do …

"Besta dos cinco dentes". Descoberta nova espécie de mamífero na Patagónia

Paleontólogos descobriram uma nova espécie de mamífero, com dentes peculiares, que viveu na Patagónia durante o período Cretáceo. De acordo com a agência Europa Press, os fósseis foram encontrados em Cerro Guido, na província chilena de …

Com os zoos fechados, tudo serve para entreter uma família de lontras. Até um simples galho de bambu

O confinamento serviu como um lembrete indesejado de que ficar preso dentro de casa sem muito o que fazer pode ser desgastante. O mesmo é verdade para os animais, por isso os jardins zoológicos tiveram …

Uma ilha, cinco géneros. Os Bugis têm palavras para as "cinco maneiras de estar no mundo"

Uma ilha, cinco géneros. O povo Bugis é um poderoso grupo étnico que se destaca pelo reconhecimento de cinco géneros distintos. Na Indonésia, a ilha Sulawesi é a casa de um povo que reconhece cinco …

O "aeroporto do amanhã" está abandonado no meio de um pântano dos Estados Unidos

Era para ser o "aeroporto do amanhã", um centro intercontinental para aviões supersónicos com seis pistas e conexões ferroviárias de alta velocidade para as cidades vizinhas. Hoje, é pouco mais do que uma pista no …

Facebook remove (acidentalmente) página oficial de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa

O Facebook apagou a página de Ville de Bitche, uma remota cidade francesa. O município passou um mês a apelar à rede social para repor a página. "Recebemos uma mensagem no Facebook e também percebemos que …

NASA escolheu SpaceX de Elon Musk para a próxima missão tripulada à Lua

Elon Musk fecha contrato de 2,9 mil milhões de dólares para levar o Homem novamente à Lua. O contrato é a mais importante vitória da SpaceX e reforça a posição da empresa como parceira …