/

Descoberta a torre de crânios humanos que aterrorizou os conquistadores espanhóis

Uma equipa de arqueólogos conseguiu desenterrar a torre de crânios humanos que é descrita em vários relatos históricos feitos pelos espanhóis que primeiro chegaram a terras Astecas, onde actualmente é o México.

Essa torre de crânios humanos terá sido construída pelos Astecas para assustar os conquistadores espanhóis que chegaram ao território no Século XVI.

Acreditava-se que seria constituída por crânios de guerreiros derrotados e os arqueólogos ficaram estupefactos por terem encontrado também crânios de mulheres e de crianças.

“Estávamos à espera de apenas homens, obviamente jovens, guerreiros, e no caso das mulheres e das crianças, pensar-se-ia que não iriam para a guerra”, refere um dos investigadores envolvidos na pesquisa, Rodrigo Bolanos, citado pela BBC.

“Algo aconteceu de que não temos registo e isto é realmente novo, uma descoberta“, acrescenta o arqueólogo.

Localizada bem no centro da Cidade do México, entre os vestígios da que foi a capital Asteca, Tenochtitlan, perto do chamado Templo Maior, um dos mais importantes da antiga civilização, a torre de crânios ainda não foi desenterrada por completo.

Até agora, os arqueólogos retiraram 676 crânios e esperam ainda encontrar muitos mais no que será uma mega-estrutura com cerca de 60 metros de diâmetro, conforme reporta a BBC.

Essa estrutura será a famosa Huey Tzompantli, descrita pelos conquistadores espanhóis, que ficaria perto do altar de homenagem a Huitzilopochtli, o deus Asteca do sol, da guerra e dos sacrifícios humanos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.