Descoberta em Pompeia uma das perfumarias mais bem conservadas da Roma Antiga

Uma equipa de arqueólogos descobriu no sítio arqueológico de Pompeia, no sul de Itália, uma das perfumarias mais bem conservadas da Roma Antiga.

Em comunicado esta semana divulgado, a equipa de especialistas, que reuniu arqueólogos espanhóis da Universidade de Granada, do Instituto Valenciano de Restauração e do Serviço Municipal de Pesquisa Arqueológica de Valência, precisa que a antiga perfumaria foi encontrada na Casa Ariadna, localizada na zona Regio VII.

A equipa trabalhava há anos nas ruínas da cidade antiga destruída pela violenta erupção do Vesúsio em 79 d.C, tendo os resultados da investigação sido publicados num volume dedicado ao artesanato na antiguidade pela editora Archaeopress Archaeology (2020).

Além de um grande número de frascos e unguentos [encontrados em recipientes] cerâmica e vidro, que comprovam a venda ao público dos perfumes, também conseguimos analisar toda a cadeia produtiva e esclarecer como é que se produziam essências”, disse Macarena Bustamante-Álvarez, uma das autoras do estudo, citada pelo jornal ABC.

O primeiro passo para criar perfumes romanos passava por prensar azeitonas e flores de forma a obter uma base oleosa do produto, bem como essências florais. Os arqueólogos espanhóis encontraram na perfumaria da Casa Ariadna os restos de uma prensa que terá servido para esta mesma função.

Os produtos que resultavam da prensa eram depois finalizados misturando-se em pias alinhadas hidraulicamente, usando-se também alguns compostos de origem animal como “aglutinadores” dos produtos que. Uma vez maceradas, estas essências poderiam então ser “engarrafadas” e estavam prontas para serem comercializadas.

“No nosso estudo, propusemos que produtos cosméticos foram preparados nestas instalações usando gorduras semelhantes à lanolina [gordura de consistência sólida, amarelo âmbar, retirada da suarda de carneiro] atual, ilação que pode ser deduzida a partir da localização próxima de um espaço de lanificação, isto é, um espaço onde a lã era trabalhada e lavada”, explicou Macarena Bustamante-Álvarez.

E acrescentou: “Nas primeiras lavagens da lã ainda suja, esta gordura foi extraída, o que serviu depois de base para algumas preparações cosméticas”.

Quanto à utilização destes perfumes na Roma Antiga, os especialistas acreditam que estes foram utilizados em práticas cosméticas e higiénicas semelhantes às de hoje, bem como em rituais funerários e como presentes.

O parque arqueológico de Pompeia reabriu ao público esta terça-feira, dia 26 de maio, depois de ter fechado portas por causa da pandemia de covid-19. Reconhecida como Património Mundial da UNESCO, Pompeia é uma das atrações turísticas mais procuradas em Itália, recebendo anualmente cerca de 2 500 000 visitantes.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uma questão de minutos. Os antigos romanos quase foram salvos da erupção do Vesúvio

Centenas de romanos antigos que fugiram da erupção do Vesúvio em 79 estavam a poucos minutos de serem resgatados num barco enviado pelo historiador Plínio, o Velho, quando morreram. Os esqueletos de 300 habitantes da cidade …

Regime de prevenção da corrupção isenta políticos e órgãos de soberania. Delação premiada gera críticas no PS

Os gabinetes dos principais órgãos políticos e de todos os órgãos de soberania, assim como o Banco de Portugal, vão ser excluídos do novo regime geral de prevenção da corrupção. De acordo com o jornal Público, …

”Pouco realista”. Banco de Portugal arrasa plano do Novo Banco para a dívida de Vieira

O Banco de Portugal considera que a reestruturação da dívida de Luís Filipe Vieira no Novo Banco é “pouco realista” e tem “pouca aderência à realidade”. A reestruturação da dívida do grupo de Luís Filipe Vieira …

Um treinador sem medo de errar e um plantel que pouco o fez. As razões para o título do Sporting

O Sporting sagrou-se, esta terça-feira, campeão nacional. Há várias figuras responsáveis pelo título dos 'leões', desde Rúben Amorim ao talentoso plantel. Apito final do Sporting CP-Boavista e os 'leões' voltam a conquistar o campeonato, 19 anos …

Identificada nova espécie de gato dente-de-sabre, uma das maiores de sempre

Usando técnicas detalhadas de comparação de fósseis, cientistas foram capazes de identificar uma nova espécie gigante de gato dente-de-sabre, que teria andado pela América do Norte entre há cinco e nove milhões de anos. De acordo …

Doentes mais graves vão começar a ser vacinados nos hospitais

Os doentes mais graves, sem limite de idade, que são seguidos em consultas hospitalares, vão começar a ser vacinados nos próprios hospitais. O processo de vacinação contra a covid-19 em Portugal está finalmente a acelerar, sendo …

Com um surto grave e hospitais em colapso, a Índia tem um novo problema: um fungo raro e mortal

Um raro fungo que invade o cérebro está a ser cada vez mais visto em pacientes vulneráveis na Índia, incluindo aqueles com covid-19. Este domingo, o ministério da saúde indiano divulgou um comunicado sobre como tratar …

Matos Fernandes reconhece que venda de barragens “é incomum” (e anuncia 30 milhões para casas eficientes)

O ministro do Ambiente e Ação Climática reconheceu que a transmissão de concessões de barragens no Douro “não é comum”, mas considerou que não prejudicarão os territórios que abrangem. Falando numa audição na Comissão Parlamentar de …

Quanto mais longo o bocejo, maior é o cérebro

De acordo com um estudo que analisou mais de cem espécies de mamíferos e pássaros, os vertebrados com cérebros maiores bocejam durante mais tempo. Bocejamos cerca de 5 a 10 vezes por dia e, de acordo …

Dona do Novo Banco não tem funcionários (e o presidente ajudou a vender o Banco ao actual "patrão")

O presidente da dona do Novo Banco, a Nani Holdings que é associada do fundo Lone Star, em Portugal, que detém 75% da instituição financeira, foi assessor do Fundo de Resolução na venda do Novo …