Descoberta obra inédita de José Saramago

José Saramago / Facebook

Nobel da Literatura, José Saramago

Esta terça-feira foi divulgada pela Fundação José Saramago uma obra inédita do vencedor do Prémio Nobel português. Designada Último caderno de Lanzarote, esta nova parte do diário de 1998 do autor foi descoberta em fevereiro deste ano.

A publicação da nova obra de Saramago está já prevista para outubro de 2018 em Portugal, pela Porto Editora, e em Espanha, pela Alfaguara. É precisamente nesse mês que se cumprem vinte anos da atribuição do Nobel da Literatura ao autor.

A sua mulher, Pilar del Río, deparou-se com o ficheiro desconhecido, o “caderno 6” dentro de uma pasta intitulada Cadernos de Lanzarote. Até ao momento foram já publicados cinco Cadernos de Lanzarote.

Este sexto volume terá sido escrito no mesmo ano em que o autor recebeu o Nobel da Literatura e incluí ainda duas entradas referentes ao ano seguinte, 1999.

José Saramago nasceu na Golegã, em 1922, e foi em 1998 que o escritor português venceu o Prémio Nobel da Literatura. Três anos antes, em 1995, foi o Prémio Camões que lhe foi atribuído, o mais importante prémio literário da língua portuguesa.

Considerado um dos grandes responsáveis pelo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa, Saramago foi agraciado, em agosto de 1985, com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Em 1998, foi elevado a Grande-Colar da mesma Ordem, honra geralmente reservada apenas a Chefes de Estado.

Conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, o autor foi membro do Partido Comunista Português e foi diretor-adjunto do Diário de Notícias. Juntamente com Luiz Francisco Rebello, Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues, fundou, em 1992, a Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC).

Em junho de 2007, formou a Fundação José Saramago para a defesa e difusão da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos problemas do meio ambiente. Em 2012, a fundação abriu as suas portas na Casa dos Bicos, em Lisboa, e desde aí que é presidida pela esposa do escritor, Pilar del Río.

PARTILHAR

RESPONDER

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …

Função Pública. Fesap exige subida de remuneração mínima para 693 euros

A Federação de Sindicatos da Administração Pública (Fesap) exige que a primeira posição da Tabela Remuneratória Única avance para 693,13 euros em 2021 e uma atualização do subsídio de refeição para seis euros. Estas duas medidas …

Escolas encerradas empurram milhões de crianças para o trabalho infantil

Milhões de crianças correm o risco de serem forçadas a fazer trabalho infantil, como resultado da pandemia do novo coronavírus. Isto poderá levar ao primeiro aumento no trabalho infantil, depois de 20 anos de progresso. De …

Oito anos depois, um Schumacher volta à F1

Mick Schumacher vai conduzir um Alfa Romeo em Nürburgring, na 1.ª sessão de treinos livres. Jovem piloto deverá ser campeão da Fórmula 2, já neste ano. Michael Schumacher esteve na Fórmula 1 em 19 épocas, não …

Restauração, cinema e alojamento com condições especiais nas moratórias

Restauração, transportes aéreo, ferroviário e marítimo, educação, atividades de saúde e desportivas, alojamento e cinema são alguns dos setores com condições especiais de pagamento nas moratórias bancárias, segundo diploma publicado. O decreto-lei, esta terça-feira publicado em …

Ex-diretor da agência Elite Models europeia investigado por violação e abuso sexual

Gérald Marie, ex-diretor de uma das maiores agências de modelos do mundo, está a ser investigado pelas autoridades francesas, por suspeitas de agressão sexual e violação, inclusivamente a uma menor. Segundo a Procuradoria-Geral da República francesa, …