Descoberta obra inédita de José Saramago

José Saramago / Facebook

Nobel da Literatura, José Saramago

Esta terça-feira foi divulgada pela Fundação José Saramago uma obra inédita do vencedor do Prémio Nobel português. Designada Último caderno de Lanzarote, esta nova parte do diário de 1998 do autor foi descoberta em fevereiro deste ano.

A publicação da nova obra de Saramago está já prevista para outubro de 2018 em Portugal, pela Porto Editora, e em Espanha, pela Alfaguara. É precisamente nesse mês que se cumprem vinte anos da atribuição do Nobel da Literatura ao autor.

A sua mulher, Pilar del Río, deparou-se com o ficheiro desconhecido, o “caderno 6” dentro de uma pasta intitulada Cadernos de Lanzarote. Até ao momento foram já publicados cinco Cadernos de Lanzarote.

Este sexto volume terá sido escrito no mesmo ano em que o autor recebeu o Nobel da Literatura e incluí ainda duas entradas referentes ao ano seguinte, 1999.

José Saramago nasceu na Golegã, em 1922, e foi em 1998 que o escritor português venceu o Prémio Nobel da Literatura. Três anos antes, em 1995, foi o Prémio Camões que lhe foi atribuído, o mais importante prémio literário da língua portuguesa.

Considerado um dos grandes responsáveis pelo reconhecimento internacional da prosa em língua portuguesa, Saramago foi agraciado, em agosto de 1985, com o grau de Comendador da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada. Em 1998, foi elevado a Grande-Colar da mesma Ordem, honra geralmente reservada apenas a Chefes de Estado.

Conhecido pelo seu ateísmo e iberismo, o autor foi membro do Partido Comunista Português e foi diretor-adjunto do Diário de Notícias. Juntamente com Luiz Francisco Rebello, Armindo Magalhães, Manuel da Fonseca e Urbano Tavares Rodrigues, fundou, em 1992, a Frente Nacional para a Defesa da Cultura (FNDC).

Em junho de 2007, formou a Fundação José Saramago para a defesa e difusão da Declaração Universal dos Direitos Humanos e dos problemas do meio ambiente. Em 2012, a fundação abriu as suas portas na Casa dos Bicos, em Lisboa, e desde aí que é presidida pela esposa do escritor, Pilar del Río.

PARTILHAR

RESPONDER

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …

Mina de lítio em Montalegre. "Impactes negativos minimizáveis” e 370 empregos

O Estudo de Impacte Ambiental (EIA) da concessão de exploração de lítio, em Montalegre, conclui que o projeto possui “impactes negativos” que, no entanto, “não são significativos”, “são minimizáveis” e de “abrangência local”. O EIA do …

Cristas faz o mea culpa e abandona o congresso. Corrida à sucessão faz-se a cinco

O 28.º congresso nacional do CDS arrancou este no Parque de Feiras e Exposições de Aveiro com o discurso da líder demissionária Assunção Cristas, que fez uma espécie de mea culpa e agradeceu aos centristas …

Sérgio Conceição sai do FC Porto no fim da época

O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, deixará o comando dos dragões no final da temporada. A derrota em casa com o Braga terá ditado a saída do técnico azul e branco. O técnico do FC …

Joacine quer mais direitos para deputados sem partido. "Está a antecipar" o futuro

A deputada Joacine Katar Moreira, do partido Livre, defendeu esta sexta-feira o alargamento dos direitos regimentais dos deputados não inscritos em partidos. A deputada única do Livre assumiu esta posição no final de uma reunião do …

França confirma 3 casos de coronavírus chinês. Já chegou à Austrália e Malásia

Depois de França ter confirmado três pessoas infetadas com o novo coronavírus oriundo da China, também a Austrália e Malásia reportaram casos. As autoridades da Malásia anunciaram este sábado terem registado os primeiros três casos de …

Amadora. Agredido motorista de autocarro que denunciou Cláudia Simões

Foi agredido o motorista de autocarro que chamou a PSP para denunciar a passageira Cláudia Simões, que alegou posteriormente ter sido agredida pelos agentes da polícia. As agressões tiveram lugar na noite desta sexta-feira, em …