//

Descoberta nova lesão pulmonar que poderá estar ligada a cigarros eletrónicos com líquido

Um grupo de investigadores do Canadá anunciou esta quinta-feira a descoberta do que considera ser um novo tipo de lesão pulmonar causado pela vaporização com cigarros eletrónicos com líquido e que é semelhante à bronquiolite obliterante.

Segundo os investigadores, estas lesões são diferentes dos casos detetados recentemente nos Estados Unidos e que têm sido relacionadas com o vaping – a vaporização associada a consumo de cigarros eletrónicos.

A investigação foi esta quinta-feira publicada pela revista da Associação Médica do Canadá e baseia-se no caso de um adolescente de 17 anos que usa diariamente cigarros eletrónicos a que são adicionados líquidos e THC, uma substância psicoativa encontrada na canábis.

O jovem foi hospitalizado e foram identificadas lesões pulmonares semelhantes às de uma bronquiolite obliterante, uma forma rara de doença pulmonar obstrutiva crónica. A condição de saúde do jovem agravou-se de tal modo que os médicos chegaram a referenciá-lo para um centro de transplantes. Apesar de ter evitado o transplante pulmonar, o jovem tem lesões irreversíveis nos pulmões.

Depois de descartar outras possibilidades, os investigadores identificaram como a mais provável causa das lesões os líquidos usados para dar sabor aos cigarros eletrónicos.

“Este novo modelo de lesão das vias respiratórias associado ao vaping que provoca uma obstrução crónica parece ser diferente da lesão alveolar que caracteriza os recentes casos nos Estados Unidos e os sete casos confirmados ou prováveis no Canadá”, afirmou Karen Bosma, uma das investigadoras, citada pela agência EFE.

Este é um caso diferente dos  450 casos de doença pulmonar causada potencialmente pelo uso de cigarros eletrónicos em 33 estados norte-americanos. As vítimas começaram por apresentar sintomas como tosse, dor no peito e dificuldade em respirar, e num curto período do tempo a sua saúde deteriorou-se ao ponto de terem de ser hospitalizados. Outros pacientes apresentaram náuseas, vómitos, diarreia, fadiga e perda de peso.

Segundo uma análise preliminar realizada pelo Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos EUA, a maioria dos consumidores recorreu a produtos que continham compostos da canábis, incluindo THC (tetraidrocanabinol), substância psicoativa encontrada na canábis. Nos Estados Unidos, 39 pessoas morreram e o acetato de vitamina E foi identificado como a causa provável. Um jovem de 17 anos foi submetido a um duplo transplante de pulmões, no estado norte-americano do Michigan.

Cigarros com sabor foram retirados do mercado, que tem que ver com o número crescente de jovens norte-americanos que utilizam estes cigarros. O estado norte-americano de Massachusetts suspendeu, por um período de cerca de quatro meses, a venda de cigarros eletrónicos. Já os estados do Michigan, Nova Iorque e Rhode Island pretendem restringir a venda de tabaco com sabores para vaporizadores. A cidade de São Francisco anunciou em junho que ia proibir a venda de cigarros eletrónicos em 2020.

A polémica também levou o Governo indiano a decretar a proibição de cigarros eletrónicos no país, seja através da produção, importação ou exportação, transporte, armazenamento e venda. Uma primeira infração é punível com um ano de prisão e/ou multa de 100 mil rupias (1.270 euros), até três anos e/ou 500 mil rúpias (6.300 euros) em caso de reincidência.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.