Eis Alfredito. Descoberta nova espécie de dinossauro na Argentina

Museu Egidio Feruglio

Um dos paleontólogos na escavação arqueológica

Uma equipa internacional de cientistas fez uma enorme descoberta nas proximidades da cidade de Zapala, na Patagónia Argentina. Os paleontólogos descobriram os retos fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que habitou a região há 110 milhões de anos. 

A nova espécie, encontrada por especialistas da Argentina e Espanha, recebeu o nome científico de Lavocatisaurus agrioensis, de acordo com o diário local Rio Negro. No entanto, a recém-descoberta espécie foi também apelidada de “Alfredito”, em homenagem ao lendário cantor e compositor uruguaio Alfredo Zitarrosa..

Segundo os cientistas, a espécie pertence ao grupo dos saurópodes, a mesma espécie que abrange o brontossauro e o diplodocus. Muitas destas criaturas herbívoros e quadrúpedes, amplamente conhecidas pelo seu pescoço alongado, eram de enormes proporções.

Além de partes do pescoço, cauda e dorso, os investigadores encontraram a maioria dos ossos cranianos, incluindo o focinho, mandíbulas e os dentes, permitindo fazer uma “reconstrução quase completa”, notou Jose Luis Carballido, cientiata do museu Egidio Ferugliom, na Argentina.

No terreno, os paleontólogos conseguiram identificar que os restos ósseos descobertos pertencem a três espécimes – um dinossauro adulto e dois jovens – que, aparentemente, estavam num mesmo grupo. O adulto tinha 12 metros de altura, enquanto que os mais jovens mediam entre 6 a 7 metros.

Os paleontólogos revelaram ainda que esta foi uma descoberta inesperada, uma vez que os restos mortais foram encontrados numa área que, há 110 milhões de anos, era muito deserta não sendo, por isso, habitual encontrar lá vestígios fósseis.

A área onde os fósseis foram encontrados terá sido um deserto com lagos esporádicos, ambiente pouco comum para os dinossauros. As condições áridas terão contribuído para a morte dos herbívoros, que precisavam de muitas plantas e água para sobreviver.

“Embora se acredite que este grupo de saurópodes possa ter-se adaptado para viver em ambientes bastante áridos, com pouca vegetação, humidade e água, este é um ambiente onde não se procuram fósseis“, concluiu José Luis Carballido.

ZAP // RT / SputnikNews

PARTILHAR

RESPONDER

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …