Eis Alfredito. Descoberta nova espécie de dinossauro na Argentina

Museu Egidio Feruglio

Um dos paleontólogos na escavação arqueológica

Uma equipa internacional de cientistas fez uma enorme descoberta nas proximidades da cidade de Zapala, na Patagónia Argentina. Os paleontólogos descobriram os retos fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que habitou a região há 110 milhões de anos. 

A nova espécie, encontrada por especialistas da Argentina e Espanha, recebeu o nome científico de Lavocatisaurus agrioensis, de acordo com o diário local Rio Negro. No entanto, a recém-descoberta espécie foi também apelidada de “Alfredito”, em homenagem ao lendário cantor e compositor uruguaio Alfredo Zitarrosa..

Segundo os cientistas, a espécie pertence ao grupo dos saurópodes, a mesma espécie que abrange o brontossauro e o diplodocus. Muitas destas criaturas herbívoros e quadrúpedes, amplamente conhecidas pelo seu pescoço alongado, eram de enormes proporções.

Além de partes do pescoço, cauda e dorso, os investigadores encontraram a maioria dos ossos cranianos, incluindo o focinho, mandíbulas e os dentes, permitindo fazer uma “reconstrução quase completa”, notou Jose Luis Carballido, cientiata do museu Egidio Ferugliom, na Argentina.

No terreno, os paleontólogos conseguiram identificar que os restos ósseos descobertos pertencem a três espécimes – um dinossauro adulto e dois jovens – que, aparentemente, estavam num mesmo grupo. O adulto tinha 12 metros de altura, enquanto que os mais jovens mediam entre 6 a 7 metros.

Os paleontólogos revelaram ainda que esta foi uma descoberta inesperada, uma vez que os restos mortais foram encontrados numa área que, há 110 milhões de anos, era muito deserta não sendo, por isso, habitual encontrar lá vestígios fósseis.

A área onde os fósseis foram encontrados terá sido um deserto com lagos esporádicos, ambiente pouco comum para os dinossauros. As condições áridas terão contribuído para a morte dos herbívoros, que precisavam de muitas plantas e água para sobreviver.

“Embora se acredite que este grupo de saurópodes possa ter-se adaptado para viver em ambientes bastante áridos, com pouca vegetação, humidade e água, este é um ambiente onde não se procuram fósseis“, concluiu José Luis Carballido.

ZAP // RT; SputnikNews

PARTILHAR

RESPONDER

Setenta anos depois, teste de ADN reúne mãe e filha pela primeira vez

Genevieve achava que a sua bebé recém-nascida tinha morrido no parto. Mas não: foi adotada por uma família da Califórnia que lhe mentiu sobre as origens. Agora conheceram-se graças a um teste de ADN. Quase 70 …

Arcebispos de Barcelona ajudaram padre acusado de abusos a fugir à polícia

O padre Senabre, acusado de ter abusado de um menor de 13 anos, esteve desaparecido por mais de 25 anos. Foi agora encontrado no Equador e o seu caso está a ser investigado pelo Vaticano …

Problemas de direitos humanos persistem em Portugal apesar dos progressos

O mais recente relatório da Amnistia Internacional sobre direitos humanos indica que em Portugal “ainda persistem” desigualdades no acesso a habitação condigna, e diferentes formas de discriminação de pessoas e comunidades mais vulneráveis. O documento divulgado …

Theresa May adia votação do Brexit

A primeira-ministra britânica, Theresa May, confirmou, esta segunda-feira à tarde, perante o parlamento britânico, que será adiada a votação do acordo do Brexit agendada para esta terça-feira, dia 11. A decisão da primeira-ministra britânica procura evitar …

"Lobisomem da Sibéria". Maior assassino em série da Rússia era polícia e matou 78 mulheres

Um ex-polícia russo, já condenado a prisão perpétua pela morte de 22 mulheres, foi sentenciado esta segunda-feira na Sibéria por mais 56 homicídios, o que o torna no maior assassino em série da história recente …

Mais de 20 comboios vão ser suprimidos no Natal e Ano Novo

Mais de duas dezenas de ligações ferroviárias, entre Intercidades e Alfa-Pendulares, serão suprimidas nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro de 2019, à semelhança de anos anteriores, devido à fraca …

Catalães devem seguir a via eslovena e estar "dispostos a tudo" para alcançar independência

Quim Torra disse este sábado que os catalães devem seguir o exemplo do processo de independência da Eslovénia e estar "dispostos a tudo". O presidente do governo regional da Catalunha, Quim Torra, disse este sábado que …

"Injustiça fiscal." Governo rejeita alterar IRS para salários de anos anteriores

O Governo recusou aceitar uma recomendação da Provedora de Justiça que pedia ao Executivo para atualizar o regime de IRS para rendimentos relativos a anos anteriores. No início de outubro, a Provedora da Justiça escreveu a …

Oito anos depois, pensionistas recebem subsídio de Natal por inteiro

Oito anos depois, os pensionistas recebem esta segunda-feira o subsídio de Natal por inteiro, sem cortes e no mês de dezembro. A maioria dos pensionistas da Segurança Social começa esta segunda-feira a receber a pensão de …

Carlos Ghosn, ex-presidente da Renault-Nissan, acusado por ocultar rendimentos

O Ministério Público japonês acusou oficialmente o ex-presidente da Nissan de ocultar rendimentos da empresa durante um período de cinco anos. De acordo com a agência Kyodo e o canal público NHK, o Ministério Público responsabiliza …