/

Eis Alfredito. Descoberta nova espécie de dinossauro na Argentina

Museu Egidio Feruglio

Um dos paleontólogos na escavação arqueológica

Uma equipa internacional de cientistas fez uma enorme descoberta nas proximidades da cidade de Zapala, na Patagónia Argentina. Os paleontólogos descobriram os retos fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que habitou a região há 110 milhões de anos. 

A nova espécie, encontrada por especialistas da Argentina e Espanha, recebeu o nome científico de Lavocatisaurus agrioensis, de acordo com o diário local Rio Negro. No entanto, a recém-descoberta espécie foi também apelidada de “Alfredito”, em homenagem ao lendário cantor e compositor uruguaio Alfredo Zitarrosa..

Segundo os cientistas, a espécie pertence ao grupo dos saurópodes, a mesma espécie que abrange o brontossauro e o diplodocus. Muitas destas criaturas herbívoros e quadrúpedes, amplamente conhecidas pelo seu pescoço alongado, eram de enormes proporções.

Além de partes do pescoço, cauda e dorso, os investigadores encontraram a maioria dos ossos cranianos, incluindo o focinho, mandíbulas e os dentes, permitindo fazer uma “reconstrução quase completa”, notou Jose Luis Carballido, cientiata do museu Egidio Ferugliom, na Argentina.

No terreno, os paleontólogos conseguiram identificar que os restos ósseos descobertos pertencem a três espécimes – um dinossauro adulto e dois jovens – que, aparentemente, estavam num mesmo grupo. O adulto tinha 12 metros de altura, enquanto que os mais jovens mediam entre 6 a 7 metros.

Os paleontólogos revelaram ainda que esta foi uma descoberta inesperada, uma vez que os restos mortais foram encontrados numa área que, há 110 milhões de anos, era muito deserta não sendo, por isso, habitual encontrar lá vestígios fósseis.

https://twitter.com/mefpatagonia/status/1058436049742032896

A área onde os fósseis foram encontrados terá sido um deserto com lagos esporádicos, ambiente pouco comum para os dinossauros. As condições áridas terão contribuído para a morte dos herbívoros, que precisavam de muitas plantas e água para sobreviver.

“Embora se acredite que este grupo de saurópodes possa ter-se adaptado para viver em ambientes bastante áridos, com pouca vegetação, humidade e água, este é um ambiente onde não se procuram fósseis“, concluiu José Luis Carballido.

ZAP // RT / SputnikNews

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.