Descoberta uma estátua de oito metros de Ramsés II no Egito

Um grupo de arqueólogos descobriu uma estátua de oito metros, que pensam ser do faraó Ramsés II, junto às ruínas do seu templo na cidade ancestral de Heliopolis, atualmente Iunet Mehet, no Egito.

Ramsés II, também conhecido como “o Grande Ancestral”, governou o Egito há mais de 3 mil anos, e foi um dos faraós mais poderosos e aclamados do período.

O artefacto do faraó, feito de quartzito, estava submerso e fragmentado em diversas partes. Para o governo do Egito, esta é uma das mais importantes descobertas arqueológicas recentes no país.

“Ligaram-me na última terça-feira para anunciar a grande descoberta de um colosso, muito provavelmente de Ramsés II, feito de quartzito”, afirmou o ministro das Antiguidade egípcio, Khaled al-Anani, citado pelo Guardian.

“Encontramos o busto da estátua e a parte de baixo da cabeça. Agora retiramos a cabeça e encontramos a coroa, a orelha direita e um fragmento do olho direito”, adiantou.

Também foi encontrada a parte superior de uma estátua de calcário em tamanho real do Faraó Seti II, neto de Ramsés. Os especialistas vão agora tentar recuperar os pedaços em falta de ambas as estátuas para procederem ao seu restauro.

A ser confirmado que a estátua pertence a Ramsés II, o artefacto será colocado na entrada do Grande Museu do Egito, que abre portas em 2018.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Caro leitor,
      O ZAP dá aos seus redactores a liberdade de escolherem se escrevem de acordo com a grafia AO ou pré-AO.
      Caso pretenda protestar contra o Acordo Ortográfico, pode fazê-lo na respectiva petição publica.
      Independentemente do Acordo Ortográfico, e de a maior parte dos redactores do ZAP escrever “Egipto”, cumpre-nos salientar que há mais de 70 anos que se discute em Portugal se a forma correcta de escrever é Egipto ou Egito.

RESPONDER

Nuno Mendes, "hábil como Ronaldinho"

  Portal conceituado destaca o jovem lateral do Sporting e cita Cristiano Ronaldo... várias vezes. Gigantes europeus atentos à evolução do jogador. Nuno Mendes é o foco de um artigo do portal Goal, embora Ronaldo (e Ronaldinho) …

Irão e Rússia estarão a tentar interferir nas presidenciais dos EUA

O diretor nacional dos serviços de informação dos Estados Unidos disse na quarta-feira que Irão e Rússia obtiveram informações dos eleitores norte-americanos e que estão a tentar interferir nas eleições presidenciais de 3 de novembro. "Queremos …

Cientistas revertem a doença de Parkinson em ratos

Uma equipa de cientistas conseguiu reverter totalmente a doença de Parkinson em ratos. Os animais deixaram de apresentar sintomas e recuperaram neurónios. A doença de Parkinson resulta da redução dos níveis de uma substância que funciona …

Entrevista a Carlos Cueva, autor de estudo inédito sobre os jogos à porta fechada

Carlos Cueva, 34 anos e professor na Universidade de Alicante há seis anos. Estudou em Inglaterra, onde completou um doutoramento em Economia. O ensino e a investigação ocupam o seu tempo. É especialista em investigação …

Ministro da Saúde do Brasil infetado com covid-19

Eduardo Pazuello, ministro da Saúde brasileiro, está infetado. Também esta quarta-feira, o governante foi admoestado por Jair Bolsonaro, que negou haver intenção do Brasil comprar 46 milhões de doses de vacina chinesa. O ministro da Saúde …

PSD vai votar contra o OE2021. PS acusa Rio de abandonar defesa do "interesse nacional"

O secretário-geral adjunto socialista disse esta quarta-feira que não surpreende o voto contra do PSD à proposta de Orçamento do Estado para 2021 (OE2021), considerando, no entanto, que Rui Rio “deixou cair” o valor do …

As vacas preferem interagir cara a cara com as pessoas. Ficam mais relaxadas

Um novo estudo descobriu que as vacas preferem interagir com os seres humanos cara a cara e que ficam os animais ficam mais relaxados com este tipo de interação do que quando ouvem uma voz …

Marcelo promulga diploma que reduz debates europeus para dois por semestre

O Presidente da República promulgou o diploma aprovado por PS e PSD que reduz os debates europeus no parlamento para dois por semestre, depois de ter vetado uma primeira versão que previa apenas um por …

Poderia o gato de Schrödinger existir na vida real? A Ciência pode responder em breve

Poderia o gato de Schrödinger existir na vida real? Uma equipa de investigadores propõe uma experiência que pode resolver essa questão espinhosa de uma vez por todas. Já alguma vez esteve em mais de um sítio …

As montanhas geladas de Plutão são fruto de um processo único (e inverso ao da Terra)

As montanhas descobertas em Plutão durante o "flyby" da nave New Horizons pelo planeta anão em 2015 estão cobertas por um manto de metano gelado, criando depósitos brilhantes impressionantemente parecidos aos das cadeias de montanhas …